FACEBOOK ATINGE MARCA DE 25 MILHÕES DE USUÁRIOS
Facebook atinge a marca de 25 milhões de usuários no Brasil
Segundo o executivo Alexandre Hohagen, desafio agora é educar empresas para a mídia na rede social
O Facebook, rede social criada por Mark Zuckerberg, atingiu a marca de 25 milhões de usuários no País. Apesar da penetração relativamente baixa em razão da concorrência do Orkut – que ainda é o líder nacional –, o Brasil já é um mercado “top 5” em termos absolutos para o site, afirmou o vice-presidente da empresa para a América Latina, Alexandre Hohagen.
O executivo, vindo do Google, se debruça agora sobre a tarefa de montar a estrutura comercial e de marketing da rede social no País (até fevereiro, a venda de publicidade era terceirizada com a Fox Networks). À medida que o negócio ganha popularidade – em pouco mais de um ano, o número de usuários mais do que quadruplicou –, a ordem agora é fazer a operação dar dinheiro.
Hohagen não deu detalhes sobre como será a estrutura final da operação brasileira, mas disse que será enxuta: “O Facebook, no mundo inteiro, tem cerca de 2 mil funcionários”. Até agora, ele contratou 16 profissionais para a operação local. O executivo espera estar com o time completo até o fim do ano.
Para vender o Facebook, Hohagen tem gasto a sola do sapato em visitas a agências de publicidade. Na semana passada, toda a equipe da F/Nazca Saatchi & Saatchi parou para ouvir o executivo explicar as possibilidades de uso da mídia social em campanhas publicitárias - a principal fonte de receitas da empresa.
Entre as marcas mais adiantadas no uso do Facebook no País, disse o executivo, estão Guaraná Antarctica, Oral B e Gol. Embora as empresas possam montar sua página no Facebook gratuitamente, a rede social oferece ferramentas para deixar as ações de marketing online mais visíveis.Além dos banners tradicionais, as empresas podem comprar a prioridade do feed de notícias de seus fãs. Assim, caso o seguidor de determinada marca escreva algo positivo, o Facebook pode garantir que os amigos deste fã visualizem a recomendação ao acessarem o site.
Outro conceito a ser popularizado é o F-business, o comércio eletrônico no Facebook. Ele cita a parceria com a Amazon como exemplo: a rede social lembra o usuário do aniversário de um amigo, enquanto a loja indica o que ele pode ganhar de presente.
_Fonte: Estado de S. Paulo – 19 de agosto de 2011O executivo, vindo do Google, se debruça agora sobre a tarefa de montar a estrutura comercial e de marketing da rede social no País (até fevereiro, a venda de publicidade era terceirizada com a Fox Networks). À medida que o negócio ganha popularidade – em pouco mais de um ano, o número de usuários mais do que quadruplicou –, a ordem agora é fazer a operação dar dinheiro.
Hohagen não deu detalhes sobre como será a estrutura final da operação brasileira, mas disse que será enxuta: “O Facebook, no mundo inteiro, tem cerca de 2 mil funcionários”. Até agora, ele contratou 16 profissionais para a operação local. O executivo espera estar com o time completo até o fim do ano.
Para vender o Facebook, Hohagen tem gasto a sola do sapato em visitas a agências de publicidade. Na semana passada, toda a equipe da F/Nazca Saatchi & Saatchi parou para ouvir o executivo explicar as possibilidades de uso da mídia social em campanhas publicitárias - a principal fonte de receitas da empresa.
Entre as marcas mais adiantadas no uso do Facebook no País, disse o executivo, estão Guaraná Antarctica, Oral B e Gol. Embora as empresas possam montar sua página no Facebook gratuitamente, a rede social oferece ferramentas para deixar as ações de marketing online mais visíveis.Além dos banners tradicionais, as empresas podem comprar a prioridade do feed de notícias de seus fãs. Assim, caso o seguidor de determinada marca escreva algo positivo, o Facebook pode garantir que os amigos deste fã visualizem a recomendação ao acessarem o site.
Outro conceito a ser popularizado é o F-business, o comércio eletrônico no Facebook. Ele cita a parceria com a Amazon como exemplo: a rede social lembra o usuário do aniversário de um amigo, enquanto a loja indica o que ele pode ganhar de presente.
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