Editorial
José Octávio Knaack Jr. é editor do Visão do Empreendedor. |
Caro empreendedor,
Chegamos ao final do ano. Em sua opinião, 2011 será melhor que o ano que passou? Se você acredita em estatística, é bem provável que sua resposta seja sim. É o que afirma o Barômetro Global de Otimismo, realizado pelo IBOPE Inteligência em parceria com a rede global de pesquisas WIN. A pesquisa ouviu mais de 64 mil pessoas em 53 países, representando 76% da população mundial. Segundo a pesquisa, para 73% dos brasileiros, 2011 será melhor que o ano que passou, superando com folga a média global de 42%. No grupo dos oito países mais otimistas do mundo, encabeçados pela Nigéria, não figura nenhum país desenvolvido. São eles: Nigéria (83%), Brasil (73%), Vietnã (73%), China (67%), Gana (64%), Argentina (60%) e Bangladesh (60%).
O que há por trás do resultado?
Olhando os números mais de perto, verifica-se que há uma forte influência do momento econômico brasileiro. Em 1994, auge do Plano Real, este índice marcava 68%; em 1989 apontava para 60%, ano da vitória da campanha pelas eleições diretas.
Questionados sobre a expectativa de crescimento ou não do desemprego, à estabilidade ou não do atual emprego, além da facilidade ou não de se obter um novo emprego, o Brasil está entre os países com menor expectativa de aumento de desemprego, em terceiro lugar no ranking, com apenas 26% das pessoas acreditando que o índice possa subir. Hoje, 61% creem na estabilidade contra 54% no ano passado. E você, o que acha?
Até 2011.
|
|
Comentários
Postar um comentário
O sábio basta a si mesmo