SEBRAE

Editorial
José Octávio Knaack Jr. é editor do Visão do Empreendedor.

Caro empreendedor,
Chegamos ao final do ano. Em sua opinião, 2011 será melhor que o ano que passou? Se você acredita em estatística, é bem provável que sua resposta seja sim. É o que afirma o Barômetro Global de Otimismo, realizado pelo IBOPE Inteligência em parceria com a rede global de pesquisas WIN. A pesquisa ouviu mais de 64 mil pessoas em 53 países, representando 76% da população mundial. Segundo a pesquisa, para 73% dos brasileiros, 2011 será melhor que o ano que passou, superando com folga a média global de 42%. No grupo dos oito países mais otimistas do mundo, encabeçados pela Nigéria, não figura nenhum país desenvolvido. São eles: Nigéria (83%), Brasil (73%), Vietnã (73%), China (67%), Gana (64%), Argentina (60%) e Bangladesh (60%).
O que há por trás do resultado?
Olhando os números mais de perto, verifica-se que há uma forte influência do momento econômico brasileiro. Em 1994, auge do Plano Real, este índice marcava 68%; em 1989 apontava para 60%, ano da vitória da campanha pelas eleições diretas.
Questionados sobre a expectativa de crescimento ou não do desemprego, à estabilidade ou não do atual emprego, além da facilidade ou não de se obter um novo emprego, o Brasil está entre os países com menor expectativa de aumento de desemprego, em terceiro lugar no ranking, com apenas 26% das pessoas acreditando que o índice possa subir. Hoje, 61% creem na estabilidade contra 54% no ano passado. E você, o que acha?
Até 2011.

[vídeo] Pós-vendas. Quais as vantagens para sua empresa
Por acaso você empresário faz alguma pesquisa para saber se os consumidores estão satisfeitos com seus produtos? Se foram bem atendidos pelos funcionários? Enfim você sabe como obter informações para melhorar os serviços e manter a clientela fiel? Assista ao vídeo, saiba o que é pós-vendas e quais as vantagens que isso trás para sua empresa.
Quatro Planilhas de controle financeiro em Excel
Tomás Vásquez, via blog tomasvasquez.com.br
Não são poucas as pessoas que procuram por formas de facilitar se controle financeiro pessoal. Em alguns casos falta um pouco de conhecimento para construir uma planilha para promover este controle. A boa notícia é que exemplos existem aos montes, alguns muito bons, outros nem tanto.
Como ser hight tech sem deixar de serhight touch?
Evaldo Costa é escritor, consultor, conferencista e professor
Estudos revelam que 57% dos trabalhadores se sentem sobrecarregados em função do enorme volume de informações virtuais que recebem diariamente. A Organização Mundial de Saúde acrescenta que 90% das consultas médicas tem como causa principal, o estresse. Continue lendo.
Cinco programas para gerir suas tarefas
O fim de ano é sempre uma boa época para colocar ordem em a vida para as que resoluções se transformem em realidade em 2011. Para te ajudar a melhorar ainda mais seu desempenho no trabalho, o site Info Exame elaborou uma lista de 5 programas que irão aumentar sua produtividade
E se a Coca-Cola tivesse outro nome?
Paulo Ferreira via Portal HSM
Antes de mudar um produto, lembre-se também que, se nada mudar no interior da caixa, não adianta trocar a etiqueta. Leia mais

Comentários

Postagens mais visitadas