Brasil apresenta esforço de inovação à comunidade internacional
Brasil apresenta esforço de inovação à comunidade internacional
Com informações do MDIC - 19/04/2018
Congresso de empreendedorismo
O InovAtiva Brasil, programa de aceleração de startups do Ministério da Indústria e Comércio (MDIC) e do Sebrae, foram apresentados à comunidade internacional durante a 10ª edição do Global Entrepreneurship Congress(GEC) em Istambul.
O evento, que reúne representantes de 170 países, é um dos maiores eventos de empreendedorismo do mundo. Durante o encontro, empresários, investidores, pesquisadores e formuladores de políticas públicas debatem medidas para o desenvolvimento econômico e o fortalecimento do ecossistema de inovação e de empreendedorismo.
O diretor de Inovação e Propriedade Intelectual do MDIC, Igor Nazareth, falou dos desafios enfrentados para estruturar o InovAtiva Brasil e apontou os principais resultados do programa.
"Em cinco anos, recebemos mais de oito mil projetos e oferecemos capacitação e mentoria para 1.400 startups. Desse total, 646 empresas foram aceleradas. Investimos pouco mais de R$ 6 milhões no InovAtiva e as startups aceleradas captaram mais de seis vezes desse valor. Sem dúvida, é um resultado bastante positivo," disse.
Iniciativas nacionais
O Brasil também participou da mesa Startup Nation Ministerial", composta por representantes de 25 países. O grupo discutiu os principais desafios para o fortalecimento do ecossistema de capital de risco, essencial para o desenvolvimento de empresas inovadoras. Também debateu a importância de se incentivar as empresas de alto crescimento, como são chamadas as firmas que ampliaram em média 20% o número de empregados durante três anos consecutivos e tinham, ao menos, dez trabalhadores assalariados no início do triênio.
"O evento é uma oportunidade para conhecer iniciativas de outros países e entender que algumas das dificuldades que enfrentamos são comuns. Estamos no caminho certo com o InovAtiva Brasil e também com o StartOut Brasil, nosso programa de internacionalização de startupsrealizado em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, Apex-Brasil, Sebrae e Anprotec," disse Nazareth.
Lançado em 2013, o InovAtiva Brasil é um programa gratuito de aceleração de startups. Podem participar empresas em estágio de validação, operação e tração. O programa conta com mais de 700 mentores voluntários, com representantes de grandes empresas como Google, Microsoft, Samsung, Siemens e Embraer.
No ano passado, o programa foi escolhido pela OCDE como referência internacional de inovação no setor público.
CP2
Comentários
Postar um comentário
O sábio basta a si mesmo