Mecânica - Bicicleta para terceira idade tem mais estabilidade e ajuste automático




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Bicicleta para terceira idade tem mais estabilidade e ajuste automático

Bicicleta para terceira idade tem mais estabilidade e ajuste automático
O desenho inédito aumentou a estabilidade, e a segurança conta ainda com acessórios automáticos. [Imagem: Universidade Twente/Divulgação]
Bicicleta com maior estabilidade
Uma engenheira holandesa conseguiu aumentar a estabilidade de uma bicicleta, além de adicionar recursos que tornam as magrelas mais seguras para pessoas na terceira idade.
Antes de aprimorar o projeto da bicicleta, Vera Bulsink, da Universidade de Twente, precisou aprimorar as simulações computadorizadas usadas para se projetar veículos de duas rodas.
Ela descobriu que os modelos de software atuais para o desenvolvimento de bicicletas consideram o ciclista como uma massa única. Mas as propriedades pessoais do ciclista determinam sua probabilidade de cair. Vera então acrescentou ao programa um modelo realista de contato pneu-estrada e adicionou os movimentos do ciclista de forma independente - o movimento dos braços no guidão, o movimento do tronco superior do corpo e os movimentos do joelho para baixo.
Isso permite projetar bicicletas para públicos diferentes, e o primeiro foco foram os idosos mais velhos, que têm maior probabilidade de perder o equilíbrio e são menos seguros nas manobras.
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Tripé e selim automáticos
O novo modelo de simulação resultou em várias sugestões de design para tornar a estrutura da bicicleta mais estável. A combinação de um ângulo mais inclinado para o garfo dianteiro, rodas menores e uma distância entre eixos mais curta tornaram a bicicleta mais estável em baixas velocidades.
Vera idealizou também melhorias com base nas estatísticas, que mostram que a maior parte dos acidentes com bicicletas conduzidas por pessoas mais velhas envolve quedas laterais em baixa velocidade, ou mesmo quando os ciclistas já estão parados, em um sinal de trânsito, por exemplo.
Para resolver esse problema, ela acrescentou um tripé acionado eletricamente, que baixa automaticamente assim que bicicleta começa a parar, e um selim de altura ajustável, que baixa também automaticamente conforme a velocidade diminui, facilitando a colocação dos pés no chão.
O novo projeto da bicicleta ainda não foi licenciado, não havendo prazo definido para sua colocação no mercado.
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