Intel anuncia nova tecnologia de armazenamento
(Foto: reprodução)
Intel anuncia nova tecnologia de armazenamento
3d XPoint promete ser 1.000 vezes mais rápida que Nand Flash
A Intel anunciou neste domingo uma grande novidade para o segmento de computadores - tanto pessoais quanto servidores. Trata-se de uma nova tecnologia de armazenamento batizada de 3D XPoint (lê-se 3D Cross Point). A novidade promete velocidades até 1.000 vezes superiores aos atuais drives baseados em Nand Flash e podem significar um salto de eficiência para computadores de todos os tipos. A empresa espera, com isso, que todos os processos que dependem de computação se acelerem, especialmente áreas como inteligência artificial, carros autônomos e armazenamento de dados em nuvem. A nova tecnologia foi desenvolvida em parceria com a Micron e já está à venda nos principais mercados sob a marca Optane, da Intel, e QuantX, da Micron.
Terceira etapa da evolução
Veja também:Especialista prevê quando os robôs ficarão mais inteligentes do que os humanosAMD promete lançar processadores 'tremendamente mais potentes' que os da IntelIntel faz aposta alta no mercado de carros autônomos
Dá para entender os novos drives como a terceira grande etapa de evolução dos drives de armazenamentod de computadores. A primeira ainda está por aí, com os tradicionais HDs, baseados em discos rígidos, que gravam as informações por meio de uma agulha que, literalmente, "escreve" os dados numa superfície metálica. A segunda etapa veio com os drives Nand Flash - que usam a mesma tecnologia empregada por pendrives - e que são muitas vezes mais rápidos que os discos rígidos. A tecnologia anunciada hoje pela Intel pode se colocar como o novo passo nessa evolução, com a promessa de um grande salto de velocidade no armazenamento de dados.
Comentários
Postar um comentário
O sábio basta a si mesmo