O sistema Galileo transmite à Terra seu primeiro sinal de navegação

O sistema Galileo transmite à Terra seu primeiro sinal de navegação

O sistema Galileo transmite à Terra seu primeiro sinal de navegação

15/12/11 admin - Arquivado em Mundo - Tags: 

O sistema de navegação por satélite Galileo, a aposta européia que concorrerá com o norte-americano GPS a partir de 2014, transmitiu com sucesso seus primeiros sinais à Terra, informou a Agência Espacial Européia(ESA).
Os primeiros satélites do sistema, colocados em órbita em 21 de outubro, “encontram-se em suas órbitas finais, com suas antenas de navegação alinhadas com o mundo, e seus sistemas ativados”, indicou a ESA em um comunicado.
“Efetivamente, Galileo e GPS podem trabalhar juntos, tal como estava previsto”, informou a ESA, que explicou que “a forma é especialmente importante, porque sua modulação está cuidadosamente projetada para permitir a interoperabilidade com a banda L1 dos satélites do sistema de navegação norte-americano GPS.
A atual campanha de testes se concentra no primeiro satélite dos dois que se lançaram a bordo de um Soyuz no mês de outubro e terá que esperar até inícios de 2012 para que os cientistas se foquem no segundo equipamento.
“Prevê-se que estes testes em órbita sejam concluídos na primavera” de 2012, ano em que serão lançados os dois próximos satélites Galileo, com os quais “ficará formado o núcleo operacional da futura constelação”, informou a Agência Espacial Européia (ESA).
O próximo lote já está sendo fabricado, para seu lançamento em 2014, com o que se dará continuação a um ambicioso projeto que terá um investimento total de mais de 10.000 milhões de euros para ter 30 satélites do sistema em operação até 2020.
Os serviços de Galileo, compatíveis com o GPS e Glonass, se aplicarão em áreas como a gestão dos transportes, saúde, agricultura e pescas, bem como as áreas menos geral, a mobilidade das pessoas idosas, ou operações de busca e salvamento.
Via ABC.es

Comentários

Postagens mais visitadas