PROTEJA SUA CASA

CALHAS E TUBOS DE QUEDA AJUDAM A ESCOAR A ÁGUA DA CHUVA E PROTEGEM PAREDES, CALÇADAS E JARDINS DO DESGASTE

Problemas de umidade, mofo, paredes descascadas e apodrecimento dos beirais das construções são alguns dos problemas que podemos encontrar em nossa casa, principalmente em decorrência das fortes chuvas do verão. É por isso que é tão importante realizar medidas de prevenção para proteger telhados, paredes, lajes e jardins.

Os impermeabilizantes, como as membranas elásticas, ou as mantas asfálticas ajudam bastante na proteção de paredes e lajes. Mas com a alta frequência das chuvas é importante ter também um sistema para captação e escoamento das águas pluviais que seja rápido e seguro.

O que compõe esse sistema

Calhas, tubos de queda e até cisternas fazem parte do sistema de escoamento das águas pluviais. As calhas são canos instalados nas bordas dos telhados. Podem ser feitas de alumino pintado, aço zincado, chapa galvanizada ou PVC e nos formatos platibanda, água furtada, beiral, circular, quadrada e etc. Sua função é direcionar a água da chuva vinda das telhas até os tubos de queda, que se posicionam verticalmente facilitando o escoamento. Isso evita que a água seja escoada de forma dispersa pelas bordas das telhas e caia diretamente sobre a superfície do terreno. Assim, paredes, calçadas e jardins ficam bem mais protegidos da umidade e desgaste causado pela chuva.

A escolha do comprimento e largura da calha vai depender do dimensionamento do telhado, para que ela possa atender a demanda de água sem transbordar. O mesmo vale para a quantidade e posicionamento dos tubos de queda, que deve ter uma distância e inclinação correta para que a água da calha não caia fora do tubo.

Além disso, é muito importante fazer a manutenção e limpeza dessas calhas para que a sujeira ou objetos indesejados não obstruam a passagem da água. Uma boa solução para evitar o entupimento é o uso de ralos próprios para o recolhimento de folhas e sujeiras, instalados na descida do bocal da calha.

Se optar pelo reaproveitamento da água pluvial, a cisterna é a solução ideal. O reservatório armazena a água vinda da chuva para ser reutilizada na irrigação de jardins, lavagem de calçadas, em bacias sanitárias e etc.

Existem diversos tamanhos e modelos de reservatórios para cada tipo de necessidade. Os mais modernos podem até ficar descobertos. Alguns têm formato slim e ficam posicionados perto de uma parede, podendo até receber acabamento adesivo.

O uso da Cisterna é uma solução sustentável que além de ajudar a preservar recursos naturais, contribui para a economia de água em casa.

Comentários

Postagens mais visitadas