Postagens

Mostrando postagens de Junho 3, 2018

Ciência se aproxima da descoberta de vida fora da Terra, diz astrônomo

Imagem
Ciência se aproxima da descoberta de vida fora da Terra, diz astrônomo A lua Europa, de Júpiter, é vista por cientistas como um dos locais mais prováveis para a existência de outros seres vivos ILUSTRAÇÃO DE JÚPITER E DA LUA EUROPA AO FUNDO, COM A SONDA GALILEO. (FOTO: NASA/JPL-CALTECH/UNIV. OF MICHIGAN) ALTECH/UNIV. OF MICHIGAN)

A ciência está cada vez mais próxima de fazer uma descoberta que desperta a curiosidade humana há décadas: a existência de vida fora do planeta Terra. De acordo com o astrônomo Gustavo Porto de Mello, são grandes as possibilidades de essa notícia ser dada nos próximos dez anos. Segundo ele, alguns corpos celestes têm surpreendido os cientistas por apresentarem possibilidades de abrigar vida, ainda que microscópica. Se até pouco tempo Marte era o favorito para dar essa boa nova, após a descoberta de água em seu subterrâneo, agora, com as recentes confirmações da presença de água em duas luas do Sistema Solar (Europa, do planeta Júpiter; e Encélado, de Saturno),…

Chip analógico promete defender inteligência artificial contra hackers

Imagem
Chip analógico promete defender inteligência artificial contra hackersRedação do Site Inovação Tecnológica -  29/05/2018 Os memoristores - que têm formato de barra - podem funcionar como uma camada de segurança definitiva para o aprendizado de máquina e a inteligência artificial. [Imagem: Brian Long/UCSB] Chip anti-hacker Um chip baseado em uma tecnologia de memória iônica pode resolver o problema da segurança digital, usando sua memória analógica como uma arma definitiva contra os hackers. É o que propõe o professor Dmitri Strukov, da Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara. Ele e sua equipe estão desenvolvendo uma camada extra de segurança que incorpora uma tecnologia que visa impedir a clonagem, a prática pela qual os hackers replicam os nós de uma rede e os usam para lançar ataques de dentro da rede. Devido à sua natureza, o chip é fisicamente "inclonável", tornando o dispositivo invulnerável ao sequestro, falsificação ou replicação pelos criminosos cibernéticos. &q…

Anti-Big Bang cria novo tipo de acelerador de partículas

Imagem
Anti-Big Bang cria novo tipo de acelerador de partículasRedação do Site Inovação Tecnológica -  29/05/2018 Vista esquemática de uma implosão de microbolhas, mostrando a totalidade dos eventos principais integrados, isto é, a iluminação por laser, a dispersão de elétrons quentes, a implosão e a emissão de prótons.[Imagem: M. Murakami] Acelerador de partículas Físicos japoneses descobriram um fenômeno físico de altíssima energia que lança as primeiras luzes sobre fenômenos espaciais de grandes escalas de tempo e espaço, até agora inexplicados, e que terá importantes aplicações aqui na Terra, principalmente na área de saúde e ciência dos materiais. Masakatsu Murakami e seus colegas da Universidade de Osaka afirmam que o fenômeno, batizado de "implosão de microbolhas", se parece com um Big Bang ao contrário e é essencialmente diferente de qualquer princípio de aceleração de partículas previamente descoberto ou proposto. O mecanismo pode explicar a origem dos até agora inexplicáv…

Laboratório mais frio do Universo vai estudar mundo quântico

Imagem
Laboratório mais frio do Universo vai estudar mundo quânticoRedação do Site Inovação Tecnológica -  28/05/2018 No interior do laboratório portátil será gerado o espaço mais frio do Universo. [Imagem: NASA/JPL-Caltech] Frio universal Subiu ao espaço um laboratório que irá criar o local mais frio do Universo. O Laboratório de Átomos Frios (CAL: Cold Atom Laboratory) subiu a bordo do foguete Antares, da empresa privada Orbital, que levou experimentos e suprimentos para a Estação Espacial Internacional, onde atracou na última quinta-feira. O CAL vai usar lasers e forças magnéticas para desacelerar os átomos até que eles fiquem quase imóveis, criando uma temperatura 10 bilhões de vezes mais fria do que o vácuo do espaço. No ambiente de microgravidade da Estação Espacial, será então possível observar estes átomos ultrafrios por muito mais tempo do que é possível na Terra. Os resultados deverão ter impacto em uma série de tecnologias, incluindo sensores, relógios atômicos, usados na navegaçã…

Memória magnética ultrarrápida gravada com luz

Imagem
Memória magnética ultrarrápida gravada com luzCom informações da Agência Fapesp -  28/05/2018 Um único fóton é capaz de alinhar os spins de 6 mil elétrons em apenas 50 picossegundos, com perspectivas de aplicação na indústria de componentes eletrônicos.[Imagem: André Bohomoletz Henriques] Magnetismo induzido por luz Físicos da USP (Universidade de São Paulo) descobriram uma maneira ultrarrápida de magnetizar a matéria, e com um consumo mínimo de energia. A magnetização por meio da luz foi obtida em um material semicondutor chamado seleneto de európio - cada fóton de luz ordenou os spins de 6 mil elétrons, um efeito considerado "inesperado e espetacular" por especialistas da área. "Nosso objetivo foi encontrar novos mecanismos para alterar a imantação de materiais, em escala de tempo ultracurta, utilizando apenas a luz. A novidade da pesquisa foi viabilizar magnetizações muito grandes com quantidades muito pequenas de luz," disse André Bohomoletz Henriques, membro d…

Material atômico chega à espessura das baterias

Imagem
Material atômico chega à espessura das bateriasRedação do Site Inovação Tecnológica -  28/05/2018 Cristais líquidos alinham as camadas monoatômicas, mantendo os canais para transportes de íons, essenciais para as aplicações em armazenamento de energia. [Imagem: Drexel] MXenos Os materiais monoatômicos - como o grafeno e outros mil-fenos - funcionam magistralmente no laboratório, mas fazê-los passar para a escala industrial tem sido um desafio tão grande que muitos cientistas já vêm questionando se isso será realmente possível. O problema com as técnicas atuais é que, quando a espessura do material chega a cerca de 100 micrômetros, que é o padrão da indústria para dispositivos de armazenamento de energia, por exemplo, os materiais perdem suas tão maravilhosas funcionalidades. Uma primeira solução para essa dificuldade veio agora usando uma família de materiais menos conhecida, chamada de Mxenos (lê-se "mecsenos"), descoberta em 2014. Mxenos são materiais cerâmicos baseados em…

Matrix ou Skynet? Programas vão se programar sozinhos

Imagem
Matrix ou Skynet? Programas vão se programar sozinhosRedação do Site Inovação Tecnológica -  23/05/2018 No nível proposto de independência dos programas de computador, as máquinas precisarão ser "morais", já que poderão ajustar seu comportamento por conta própria. [Imagem: CC0 Creative Commons/Pixabay] Programas que se programam Um grupo da Universidade de Lancaster, no Reino Unido, do qual fazem parte pesquisadores brasileiros, está se propondo a revolucionar o processo tradicional de desenvolvimento de software, virtualmente abolindo os programadores e colocando os computadores para montar seus algoritmos de forma autônoma. Para isso, eles estão criando um vasto conjunto de pequenos blocos de código que os sistemas autônomos vão pegar e organizar da melhor maneira possível para realizar suas tarefas. Os sistemas também poderão escrever seus próprios blocos de código conforme necessário, encontrando continuamente melhores maneiras de realizar seu trabalho, tudo em tempo de …

Destilador solar purifica água com eficiência perfeita

Imagem
Destilador solar purifica água com eficiência perfeitaRedação do Site Inovação Tecnológica -  25/05/2018 O destilador foi testado em escala de laboratório, mas será fácil construí-lo em larga escala porque o princípio é muito simples. [Imagem: Huaxiu Chen]








Destilador solar A ideia de usar energia do Sol para evaporar e purificar a água é antiga: O filósofo grego Aristóteles descreveu esse processo há mais de 2.000 anos. Agora, pesquisadores estão trazendo essa tecnologia para a era moderna, usando-a para higienizar a água com uma eficiência recorde - maior até do que a teoria dizia ser possível. Dobrando um papel revestido com carbono em forma triangular e usando-o para absorver e vaporizar a água, Haomin Song e seus colegas da Universidade de Buffalo, nos EUA, desenvolveram um método para usar a luz solar para gerar água limpa com eficiência virtualmente perfeita. "Nossa técnica é capaz de produzir água potável em um ritmo mais rápido do que é previsto teoricamente sob a luz sol…

Brasil começa a dominar cadeia da produção de superímãs

Imagem
Brasil começa a dominar cadeia da produção de superímãsRedação do Site Inovação Tecnológica -  25/05/2018 Primeiras tiras de liga didímio-ferro-boro obtidas - a espessura e composição química das tiras têm efeito direto no bom desempenho dos superímãs. [Imagem: IPT] Didímio O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) de São Paulo, produziu as primeiras amostras de tiras da liga didímio-ferro-boro, um componente essencial para a produção dos chamados superímãs. Esses ímãs de alto rendimento são usados em discos rígidos, motores de carros elétricos e geradores eólicos. Com as tiras, os pesquisadores poderão avaliar todos os parâmetros do processo de fabricação, rumo à definição da microestrutura ideal da liga. "Em uma fase posterior de produção de superímãs, essas tiras serão moídas, e os grãos devem possuir parâmetros adequados de tamanho da fase magnética e distribuição de didímio em seu contorno," explicou o pesquisador João Batista Ferreira. "Essas características, re…

Célula a combustível flex usa 11 combustíveis diferentes

Imagem
Célula a combustível flex usa 11 combustíveis diferentesRedação do Site Inovação Tecnológica -  24/05/2018 Embora não tenham sido incluídas neste teste, existem também células a combustível a biodiesel, além das biocélulas que geram e armazenam eletricidade.[Imagem: NPS]








Célula protônica cerâmica As células a combustível, que geram eletricidade diretamente, sem combustão, são tecnologias promissoras, mas têm andado de lado nos últimos anos devido a uma série de entraves técnicos. Existem vários tipos dessas células, consumindo os mais diversos tipos de combustíveis. As mais promissoras são as alimentadas a hidrogênio, que só liberam água como resíduo, mas várias delas são autenticamente "flex", podendo trabalhar com vários combustíveis. Uma equipe da Escola de Minas do Colorado, nos EUA, está chamando agora a atenção para uma tecnologia menos conhecida - uma célula a combustível protônica cerâmica - que levou a capacidade flex ao extremo. Chuancheng Duan e seus colegas demon…

Processador fotônico finalmente compatível com eletrônica atual

Imagem
Processador fotônico finalmente compatível com eletrônica atualRedação do Site Inovação Tecnológica -  24/05/2018 O processador eletrônico-fotônico foi fabricado com as tecnologias padrão da indústria atual. [Imagem: Amir Atabaki] Tecnologia de mudança zero Em 2015, uma equipe de várias universidades norte-americanas apresentou o protótipo de um processador que troca os elétrons pela luz para ficar mais rápido. Isso foi possível com o desenvolvimento de processos de manufatura finamente ajustados para incluir os componentes ópticos nos chips, ao mesmo tempo mantendo intactas as capacidades elétricas do chip eletrônico original. Aquela foi uma das primeiras demonstrações de um microprocessador com capacidade de transferência de dados fotônica e que poderia ser fabricado sem alterar o processo de fabricação original - um conceito que os engenheiros chamam de "tecnologia de mudança zero", ou seja, que não exige fábricas totalmente novas para dar o salto tecnológico da computaçã…