Nanofábrica monta menor casa do mundo

Nanofábrica monta menor casa do mundo

Nanofábrica monta menor casa do mundo
As peças são fabricadas em nanoescala (nanômetros) que, depois de montadas, criam uma casa em microescala (micrômetros).[Imagem: Jean-Yves Raucha et al. - 10.1116/1.5020128]
Nanofábrica
Esta é a menor casa do mundo, e foi construída para demonstrar um novo sistema de construção robótica em micro e nano-escalas que promete ampliar as capacidades de diversas nanotecnologias.
"Pela primeira vez conseguimos fabricar e montar padrões com menos de 2 nanômetros de precisão, o que é um resultado muito importante para a comunidade robótica e óptica," disse Jean-Yves Rauch, do Instituto Femto-ST, na França.
A plataforma é uma autêntica nanofábrica, batizada de µRobotex, que mescla diversas tecnologias, a maior parte delas derivadas da microeletrônica usada na fabricação de chips, para construir componentes ultraminiaturizados.
Fabricar componentes individuais já era possível, mas a nanofábrica é a primeira plataforma a permitir a montagem automatizada e com precisão de peças construídas individualmente, permitindo mesclar componentes de tecnologias diferentes.
A microcasa, por exemplo, foi construída na seção de uma fibra óptica, demonstrando que elementos sensores dos mais diversos tipos, ultraminiaturizados, podem ser instalados nas pontas dessas fibras.
E essas fibras ópticas "sensoriais", mais finas do que um fio de cabelo humano, poderão ser inseridas em locais inacessíveis, de motores a jato a vasos sanguíneos, para detectar níveis de radiação ou vírus.
E a equipe não está satisfeita. A seguir eles pretendem usar a nanofábrica para construir estruturas ainda menores e posicioná-las em nanotubos de carbono, que tipicamente medem de 20 a 100 nanômetros de diâmetro.

Bibliografia:

Smallest microhouse in the world, assembled on the facet of an optical fiber by origami and welded in the µRobotex nanofactory
Jean-Yves Raucha, Olivier Lehmann, Patrick Rougeot, Joel Abadie, Joel Agnus, Alain Savary, Miguel. Angel Suarez
Journal of Vacuum Science & Technology A
Vol.: 36, 041601
DOI: 10.1116/1.5020128

Postagens mais visitadas deste blog

Projetos Pyramon

Cartilha dos Impostos Municipais

Memória magnética ultrarrápida gravada com luz