Postagens

Mostrando postagens de Novembro 19, 2017

Compre e concorra a mais de 100 prêmios!

Imagem
Compre e concorra a mais de 100 prêmios!

O Intel® Technology Provider te oferece a chance de ganhar prêmios! Compre os processadores Intel® Core™ Série K de 7a geração e a memória Intel® Optane™ e concorra a:
● Smartphones
● Notebooks
● Descontos de até USD 250 na Rede Oficial de Distribuidores Intel®
● E mais!

Aproveite! Quanto mais comprar, mais chance você tem de ganhar*.

Você também pode ganhar R$ 200,00 em Vale Experiência assistindo a vídeos de curta duração! Confira abaixo.
Participe agora

Primeiro asteroide interestelar tem formato inédito Com informações do ESO - 21/11/2017

Imagem
Espaço Primeiro asteroide interestelar tem formato inéditoCom informações do ESO -  21/11/2017 Em formato de agulha, este asteroide inédito é o primeiro visto pelo homem vindo de outras estrelas.[Imagem: ESO/M. Kornmesser] Asteroide estrangeiro Astrônomos estudaram pela primeira vez um asteroide que entrou no Sistema Solar vindo do espaço interestelar. As observações, feitas com vários telescópios ao redor do mundo, mostraram que este corpo celeste é único e inédito não apenas por sua origem - ele viajou no espaço por milhões de anos antes do seu encontro casual com o nosso Sistema Solar -, mas também por seu formato. O asteroide interestelar é extremamente alongado, muito diferente de todos os asteroides que encontramos normalmente no Sistema Solar. Além disso, ele parece ser vermelho escuro, havendo ainda dúvidas se ele é metálico ou rochoso. Estima-se que ele tenha pelo menos 400 metros de comprimento. Asteroide interestelar Em 19 de outubro último, o telescópio automático Pan-STARR…

Um estranho mundo novo da luz

Imagem
Materiais Avançados Um estranho mundo novo da luzRedação do Site Inovação Tecnológica -  17/11/2017 A metassuperfície usa a polarização da luz para criar feixes com os mais diversos formatos. [Imagem: Second Bay Studio/Harvard SEAS] Luz estruturada Ao longo dos últimos dez anos, os físicos desenvolveram materiais nanoestruturados que podem produzir feixes de luz completamente fora do padrão, que apresentam comportamentos estranhos, como flexão em espiral, formato de saca-rolhas ou que se dividem como um Y. Esses chamados feixes estruturados de luz estão não apenas revelando coisas desconhecidas sobre a física da luz, como também têm uma ampla gama de aplicações práticas, desde imagens de super resolução em microscópios e telescópios, até a manipulação molecular por raios tratores de luz e as comunicações por luz sem fibras ópticas. Agora, os pesquisadores desenvolveram uma ferramenta que gera novos estados de luz mais complexos de uma maneira completamente diferente e configurável. &q…

Será que teremos computação sem consumo de energia?

Imagem
Informática Será que teremos computação sem consumo de energia?Redação do Site Inovação Tecnológica -  17/11/2017 Esquema de funcionamento da porta lógica mecânica, usada para desafiar o Princípio de Landauer.[Imagem: M. López-Suárez et al. - 10.1038/ncomms12068] Princípio de Landauer Um trio de pesquisadores italianos acredita ter encontrado a prova definitiva de que o Princípio de Landauerpode não ser tão restritivo - ou talvez nem mesmo importar - para a computação. Nos anos 1960, Rolf Landauer (1927-1999) estabeleceu o princípio de que qualquer transformação de informação que ocorra em um dispositivo computacional consome energia porque qualquer processamento produz energia térmica e, como consequência, a informação acaba se perdendo - logo, seria impossível criar um processador de qualquer tipo que não consuma energia. Ninguém até hoje conseguiu demonstrar lógica ou matematicamente o contrário - menos ainda na prática - mas o Princípio de Landauer continua sendo controverso entre…
Imagem
Robótica Robô espião mistura-se com os peixes O peixe-zebra robótico está aprendendo a se comportar como os peixes reais.[Imagem: EPFL] Redação do Site Inovação Tecnológica -  21/11/2017








Peixe robótico Os pequenos peixes-zebra - ou paulistinhas (Danio rerio) - estão entre os organismos-modelo mais usados em ciência e medicina. Para aprimorar essas pesquisas, é importante observar os animais sem interferir com seu comportamento e garantir que suas condições sejam as mais estáveis possíveis. Com esse objetivo, uma equipe da Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça, criou um peixinho robô que se mistura com seus companheiros biológicos da forma menos intrusiva possível. "Nós criamos uma espécie de 'agente secreto' que pode se infiltrar nas 'escolas' desses pequenos peixes," disse o pesquisador Frank Bonnet, referindo-se aos pequenos cardumes que esses peixes formam para cuidar de suas crias. O robô ainda fica meio deslocado na sala de aula dos peixes pequ…

Nova esperança para reator de fusão nuclear: Sólido com veias de hélio

Imagem
Energia Nova esperança para reator de fusão nuclear: Sólido com veias de hélioRedação do Site Inovação Tecnológica -  20/11/2017 Os canais de hélio poderão salvar a estrutura do material para contenção dos reatores de fusão nuclear. [Imagem: Di Chen et al. - 10.1126/sciadv.aao2710] Reatores de fusão nuclear A fusão nuclear é o processo que alimenta as estrelas, e aproveitá-lo na Terra proporcionaria energia limpa virtualmente ilimitada. No entanto, construir um reator de fusão tem-se mostrado uma tarefa desalentadora, em grande parte porque não existem materiais que consigam sobreviver ao contato com o material em fusão. Inúmeras equipes ao redor do mundo estão desenvolvendo campos magnéticos ultrafortes para que o plasma não entre em contato com nada, sob pena de começar a derreter tudo - como no ITER e no Wendelstein 7-X. Agora, Di Chen, da Universidade do Texas, nos EUA, observou um fenômeno nunca antes visto que pode abrir o caminho para a sintetização de materiais que possam sobr…
Imagem
Nanotecnologia Guiando a automontagem para recriar padrões da naturezaRedação do Site Inovação Tecnológica -  20/11/2017 O material é produzido no interior de pequenos canos, onde o líquido gira para controlar o posicionamento das partículas. [Imagem: Taehoon Lee et al. - 10.1002/adma.201704274] Automontagem guiada A natureza está repleta de estruturas tubulares dinâmicas, que os organismos usam para executar diversas funções essenciais à vida. Seja nas folhas ao redor de um galho, nas raízes, no DNA, ou mesmo na cauda de alguns vírus, essas estruturas consistem de um núcleo cilíndrico rodeado por objetos menores dispostos segundo um padrão específico. A natureza faz isso usando o que os cientistas chamam de automontagem, mas convencer as nanopartículas a se automontarem tem sido um desafio nada desprezível. Taehoon Lee, do Instituto de Ciências Básicas, na Coreia do Sul, descobriu uma forma de "guiar a automontagem" usando fluxos circulares de líquidos dentro de pequenos ci…

Que tal fabricar combustível usando diamantes?

Imagem
Energia Que tal fabricar combustível usando diamantes?Redação do Site Inovação Tecnológica -  16/11/2017 O processo já funciona em escala de laboratório, e a equipe se prepara para construir uma planta-piloto. [Imagem: The Journal of Physical Chemistry C]








Fotossíntese artificial Se queremos realmente levar a sério a redução da contribuição humana ao aquecimento global, talvez valha a pena investir nisso algumas das coisas mais valiosas que temos - diamantes, por exemplo. Mais do que propondo, é o que está demonstrando ser possível uma equipe liderada pela professora Anke Krueger, da Universidade Wuerzburg, na Alemanha. Krueger montou um sistema fotocatalítico - um catalisador baseado na luz - cujo elemento ativo é o diamante. Não os caríssimos diamantes do tipo gema, encontrados em joias, é claro, mas nanodiamantes sintéticos, produzidos industrialmente. Lembrando bastante o funcionamento da fotossíntese, que reintroduz continuamente o dióxido de carbono (CO2) do ar no ciclo bioquímic…