Postagens

Mostrando postagens de Setembro 15, 2019

Atuador inspirado em folhas promete revolucionar robótica flexível

Imagem
Atuador inspirado em folhas promete revolucionar robótica flexível Com informações da PhysOrg - 31/07/2019 A imitação da complexa arquitetura de uma folha foi feita com apenas três materiais dispostos em camadas.
[Imagem: Guofa Cai et al. - 10.1126/sciadv.aaw7956]
Imitando as folhas Durante a fotossíntese, as folhas das plantas, com suas arquiteturas elaboradas e componentes funcionais, coletam e convertem a energia solar em combustíveis químicos. Essa produção de energia biológica tem servido de inspiração para a criação de inúmeros sistemas bioinspirados, ou biomiméticos, capazes de funcionar de modo autônomo - incluindo o movimento acionado por luz. Guofo Cai, da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Cingapura, desenvolveu agora um atuador que traz esse paradigma biomimético para um nível sem precedentes. Ele criou um dispositivo que imita a arquitetura sofisticada de uma folha e apresenta capacidades de coleta e conversão de energia de forma semelhante à fotossíntese. O atuador a…

Qual é a melhor teoria quântica? Inteligência Científica Artificial responde

Imagem
Qual é a melhor teoria quântica? Inteligência Científica Artificial responde Redação do Site Inovação Tecnológica - 29/07/2019 A ideia é que esses algoritmos de "Inteligência Científica Artificial" decidam qual teoria explica melhor a realidade.
[Imagem: Annabelle Bohrdt/Christoph Hohmann/MCQST]
Teorias na mecânica quântica "Eu creio que posso dizer com segurança que ninguém entende mecânica quântica," disse certa vez o famoso físico Richard Feynman (1918-1988), um dos pioneiros na área da computação quântica e criador do conceito de nanotecnologia. E esse dito um tanto contundente parece continuar válido em muitos aspectos hoje. De fato, vários fenômenos da física permanecem envoltos em mistério. Por exemplo, até hoje não se sabe por que a resistência elétrica dos supercondutores cai a zero quando eles atingem limiares específicos de temperatura. Ou porque uma onda colapsa para um comportamento tipo partícula quando é feita uma medição. Para entender esses sistemas…

Feita primeira imagem do funcionamento de um transístor

Imagem
Feita primeira imagem do funcionamento de um transístor Redação do Site Inovação Tecnológica - 30/07/2019 Elétrons ejetados por um feixe de luz focado em um transístor bidimensional são coletados e analisados para determinar como a estrutura eletrônica do material muda à medida que uma tensão é aplicada entre os eletrodos.
[Imagem: Nelson Yeung/Nick Hine/Paul Nguyen/David Cobden]
Elétrons em movimento A estrutura eletrônica de um componente microeletrônico foi visualizada pela primeira vez. Apesar de a eletrônica estar na base de toda a nossa tecnologia, ninguém até hoje havia visualizado o funcionamento de seu componente mais fundamental, o transístor. Muito mais do que uma mera curiosidade, a visualização direta do comportamento do transístor abre oportunidades para desenvolver componentes eletrônicos de melhor desempenho e finamente ajustados para cada aplicação. Para isso, físicos das universidades de Warwick (Reino Unido) e Washington (EUA) desenvolveram uma técnica para medir a e…

Metassuperfície dinâmica controla a luz à vontade

Imagem
Metassuperfície dinâmica controla a luz à vontade Redação do Site Inovação Tecnológica - 30/07/2019 As nanoantenas funcionam como píxeis porque deixam ou não passar determinadas cores de luz de forma controlável.
[Imagem: Holsteen et al - 10.1126/science.aax5961]
Invisibilidade sob controle O método tradicional para criar camuflagens e mantos de invisibilidade consiste em usar estruturas físicas projetadas para interagir com os raios de luz - os metamateriais e as mais recentes metassuperfícies. Esses materiais artificiais são compostos por minúsculas antenas, cada uma projetada para interagir de forma específica com as ondas de luz - vale dizer, cada manto de invisibilidade deve ser projetado e fabricado para funcionar de uma determinada forma, e continuará funcionando assim durante toda a sua vida útil porque suas antenas são passivas. Muito mais promissores são os metamateriais com componentes ativos, demonstraram agora Aaron Holsteen e seus colegas da Universidade de Stanford, nos …

Músculos artificiais: Três avanços bem enrolados

Imagem
Músculos artificiais: Três avanços bem enrolados Redação do Site Inovação Tecnológica - 29/07/2019 Este é o músculo artificial desenvolvida pela primeira equipe.
[Imagem: Kanik et al. - 10.1126/science.aaw2502]
Músculos artificiais enrolados Não é totalmente incomum que desenvolvimentos em algumas áreas venham em bateladas. É o que aconteceu agora com o campo dos músculos artificiais: Nada menos do que três avanços independentes foram apresentados ao mesmo tempo, publicados no mesmo dia. E esta não foi a única coincidência: Embora tecnicamente bem diferentes, os três grupos demonstraram novos designs de músculos artificiais envolvendo torcer e enrolar as fibras para dar-lhes maior força e resistência. Cada uma das três versões pode ser controlada de uma forma diferente: via calor, eletricidade ou química. Cada equipe sugere aplicações particulares para seus atuadores, que poderão encontrar usos em dispositivos médicos miniaturizados, microrrobôs e tecidos inteligentes que respondem a m…

Reciclagem química transforma plástico usado em nanotubo de carbono

Imagem
Reciclagem química transforma plástico usado em nanotubo de carbono Redação do Site Inovação Tecnológica - 29/07/2019 O processo começa com plástico e poliestireno expandido, usados em embalagens de alimentos, e termina com os valiosos nanotubos de carbono.
[Imagem: Hedayati et al. - 10.3390/c5020032]
Reciclagem química Plásticos comumente usados em embalagens de alimentos podem ser reciclados para criar novos materiais de alto valor agregado - e podem ajudar a reduzir a quantidade de resíduos plásticos no futuro. Ainda que uma proporção das centenas de tipos de plásticos possa ser reciclada com a tecnologia convencional, pesquisadores descobriram que há outras coisas que podem ser feitas para reutilizar seus resíduos depois que eles serviram à sua finalidade original. Para isso, eles centraram seus esforços na chamada reciclagem química, que utiliza os elementos constituintes do plástico para fazer novos materiais. Todos os plásticos são feitos de carbono, hidrogênio e, às vezes, oxig…

Físicos descobrem membros da família do gato de Schrodinger

Imagem
Físicos descobrem membros da família do gato de Schrodinger Com informações da UQ - 30/07/2019 Gatos quânticos podem estar muito mais do que mortos ou vivos: eles têm infinitas possibilidades de existência.
[Imagem: Lewis Howard/UQ]
Hipercubos Tem sido dito que a internet existe principalmente para mostrar vídeos de gatos interagindo com caixas, e a quantidade desses vídeos e sua audiência parecem corroborar fortemente essa teoria. E esse domínio agora deve se estender porque uma equipe internacional de físicos ampliou o universo dos gatos e das caixas para o reino quântico. Usando caixas multidimensionais, chamadas hipercubos, eles descobriram que o famoso gato morto-vivo de Schrodinger é apenas um de uma família infinita de estados quânticos. Um hipercubo é uma figura geométrica n-dimensional análoga do quadrado, que tem duas dimensões (n=2), e do cubo, que tem três dimensões (n=3). "Nós descobrimos que, conforme os hipercubos se tornam maiores, eles geram estados semelhantes ao…

Se um exoplaneta tiver vida, que cor ele terá?

Imagem
Se um exoplaneta tiver vida, que cor ele terá? Redação do Site Inovação Tecnológica - 26/07/2019 As simulações mostram as bioassinaturas da Terra ao longo de bilhões de anos.
[Imagem: Wendy Kenigsberg/Cornell]
A cor da vida Usando a paleta de cores da natureza da Terra ao longo de sua história, astrônomos criaram um roteiro para localizar bioassinaturas e ajudar a entender onde os exoplanetas podem estar ao longo de seu próprio espectro evolutivo. "Em nossa busca para entender os exoplanetas, estamos usando a Terra primordial e seus marcos biológicos na história como uma pedra de Roseta. Os cientistas podem observar bioassinaturas superficiais além da vegetação em exoplanetas semelhantes à Terra usando nosso próprio planeta como a chave para o que estão procurando," disse Jack O'Malley-James, que simulou a aparência da Terra ao longo de sua história juntamente com Lisa Kaltenegger, ambos do Instituto Carl Sagan, da Universidade de Cornell, nos EUA. No último meio bilhão d…

Ímãs macios prometem revolucionar motores elétricos

Imagem
Redação do Site Inovação Tecnológica - 24/07/2019 Este é o projeto do motor criado pela equipe. A parte cinza representa onde os nanocompósitos metálicos amorfos são usados, e o azul representa os ímãs permanentes.
[Imagem: Michael McHenry Lab/CMU]
Materiais magnéticos macios Motores elétricos mais eficientes, mais leves e mais baratos - tão almejados pela indústria automobilística - logo poderão se tornar realidade graças a uma emergente classe de materiais magnéticos. Os chamados materiais magnéticos macios formam uma nova categoria de ímãs produzidos pela síntese de nanomateriais compósitos amorfos. Esses nanomateriais fornecem uma alternativa aos aços à base de silício, usados na maioria dos motores elétricos atuais, devido à sua alta resistividade, uma propriedade que mede o quão fortemente eles se opõem a uma corrente elétrica. Como eles se opõem menos à passagem da corrente, eles não aquecem tanto e podem, portanto, girar a velocidades maiores. "A potência de um motor depen…