Avião espacial reutilizável agenda primeiro voo

Avião espacial reutilizável agenda primeiro voo

Redação do Site Inovação Tecnológica - 15/08/2019
Avião espacial reutilizável agenda primeiro voo
Visualização artística do avião espacial "Caçador de Sonhos".
[Imagem: SNC]

Avião espacial
Com a aposentadoria dos ônibus espaciais, pode estar começando a era dos aviões espaciais.
Dream Chaser (Caçador de Sonhos), construído pela empresa Sierra Nevada Corporation, finalmente encontrou um foguete para impulsioná-lo ao espaço.
O foguete, que deverá levar a pequena nave até a Estação Espacial Internacional será o Vulcan, um veículo de lançamento atualmente em desenvolvimento pela ULA (United Launch Alliance), uma associação entre a Lockheed Martin e a Boeing.
Embora nem o Dream Chaser e nem o foguete Vulcan jamais tenham ido ao espaço, a Sierra Nevada recentemente foi contratada pela NASA para uma série de voos de reabastecimento da ISS - pelo menos seis -, juntando-se a duas outras empresas privadas que já enviam carga e experimentos para a Estação Espacial, a SpaceX e a Orbital ATK.
"[O Dream Chaser] é o único avião espacial de propriedade privada no mundo que existe e que é capaz de decolar e aterrissar em uma pista e é reutilizável. Nosso primeiro lançamento será em 2021, então mal podemos esperar para ter a primeira missão bem-sucedida," disse Fatih Ozmen, presidente da empresa durante uma cerimônia para apresentação dos planos de voo.
Avião espacial reutilizável agenda primeiro voo
As primeiras missões não serão tripuladas, levando cargas para a ISS.
[Imagem: SNC]
Avião espacial
O avião espacial é bastante parecido com o projeto HL-20 (Horizontal Lander) da NASA, que nunca passou de um protótipo.
Com 9 metros de comprimento, 7 metros de envergadura e 16 metros cúbicos de área útil, a nave foi projetada para levar até seis passageiros ao espaço, mas a versão que está pronta e prepara-se para voar em 2021 é voltada apenas para cargas, e sua capacidade para transportar astronautas ainda deverá ser aferida pela NASA.

Comentários

Postagens mais visitadas