Crie uma rede local sem precisar nem mesmo de rede elétrica

Crie uma rede local sem precisar nem mesmo de rede elétrica

Redação do Site Inovação Tecnológica - 18/06/2019
Aparelho cria rede local sem precisar nem mesmo de rede elétrica
O pequeno aparelho cria uma rede totalmente sem fios - com ou sem internet. 
[Imagem: UNIGE]

Rede sob demanda
Pode ser para atuar em zonas de desastre ambiental ou de epidemias, disseminar tecnologias ou viabilizar projetos educacionais em áreas remotas ou fazer pesquisas de campo - são inúmeros os exemplos em que torna-se necessário estabelecer uma rede de comunicações sem contar com uma infraestrutura.
Foi pensando em casos assim que uma equipe da Universidade de Genebra, na Suíça, criou o Beekee Box.
O aparelho é capaz de estabelecer uma rede de acesso local sem fios sem depender nem mesmo de uma rede de energia elétrica - tudo funciona com baterias.
Grupos de primeiros socorros, professores, médicos, técnicos e, claro, a população em geral, podem conectar-se à rede sem fios usando seus celulares ou computadores.
"É como se os usuários estivessem navegando em uma plataforma educacional na web, mas sem a necessidade da internet ou da rede elétrica. Qualquer pessoa que esteja conectada pode seguir programas de treinamento completos, realizar avaliações, acessar documentos ou interagir com seus pares em tempo real," disse o professor Vincent Widmer, responsável pelo desenvolvimento da Beekee Box.
Rede para treinamento
Beekee Box é feita de plástico, medindo 10 cm de altura e 6,5 cm de largura. Em seu interior há um microcomputador completo, além da bateria e um disco SSD com capacidade de armazenar até 256 GB de dados.
A autonomia da rede é de cerca de 3 horas, mas um módulo de bateria externa, que é recarregado usando energia solar, permite operações por até 10 horas contínuas.
A caixa em si também é simples de usar: os professores exportam do seu computador todo o material educacional que precisam diretamente para o aparelho, e então levam a caixa consigo para qualquer lugar do mundo. Os usuários só precisam conectar seus dispositivos móveis à rede local gerada pela Beekee Box para acessar e transmitir conteúdos.
"Os professores podem restringir suas interações com os alunos apenas para a rede da caixa, sem que os dados sejam compartilhados pela internet. Tudo permanece confidencial e compartimentado na Beekee Box, o que é um grande trunfo em termos de proteção de dados pessoais," disse a pesquisadora Stephane Morand.
A equipe está agora aprimorando os programas, que serão disponibilizados em sistema de código aberto. E os testes de campo já começaram.
"Estamos atualmente trabalhando com a organização Médicos Sem Fronteiras para ajudar os médicos a ministrar treinamento em gestão de crises e enviar guias médicos recentes. Nosso objetivo é tornar disponíveis recursos educacionais, tecnológicos e de pesquisa para analisar o contexto e fornecer soluções sob medida," disse Widmer.
  • SITE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. Crie uma rede local sem precisar nem mesmo de rede elétrica. 18/06/2019. Online. Disponível em www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=aparelho-cria-rede-local-sem-precisar-nem-mesmo-rede-eletrica. Capturado em 09/07/2019.

Comentários

Postagens mais visitadas