Postagens

Mostrando postagens de Outubro 7, 2018

célula solar biogênica gera o dobro de energia mesmo com céu nublado

Imagem
célula solar biogênica gera o dobro de energia mesmo com céu nubladoRedação do Site Inovação Tecnológica -  01/10/2018 O segredo da biocélula está no licopeno, a mesma substância responsável pela cor do tomate. [Imagem: S. K. Srivastava et al. - 10.1002/smll.201800729] Célula solar biogênica Pesquisadores descobriram uma maneira barata e sustentável de construir uma célula solar usando bactérias que convertem luz em energia - uma biocélula solar. A biocélula gerou uma corrente mais do que o dobro mais forte do que qualquer outro dispositivo desse tipo até agora, e funcionou de forma eficiente tanto sob uma luz equivalente ao brilho do Sol, quanto sob uma penumbra mais forte do que em um dia chuvoso. Com o desenvolvimento necessário que deverá se seguir, essas células solares - chamadas de "biogênicas", porque são feitas de organismos vivos - têm potencial para se tornar tão eficientes quanto as células fotovoltaicas usadas nos painéis solares convencionais. Esforços anterior…

Pasta Nuclear: A substância mais dura (des)conhecida no Universo

Imagem
Pasta Nuclear: A substância mais dura (des)conhecida no UniversoRedação do Site Inovação Tecnológica -  02/10/2018 O "macarrão nuclear" tem uma densidade calculada em 1030 ergs/cm3 - 1 erg equivale a 1 grama × centímetro2/segundo2. [Imagem: Matthew E. Caplan et al.(2018)] Material mais forte do Universo As estrelas de nêutrons nascem após as supernovas, uma implosão que comprime um objeto do tamanho do Sol para o tamanho de uma cidade, o que torna esses corpos celestes cem trilhões de vezes mais densos do que qualquer coisa na Terra. Sua imensa gravidade transforma suas camadas externas em uma espécie de "super-sólido", tornando as estrelas de nêutrons semelhantes à terra em termos de contar com uma crosta fina envolvendo um núcleo pastoso ou líquido. Astrofísicos conseguiram agora calcular a resistência do material dentro da crosta das estrelas de nêutrons. O resultado não surpreendeu: É o material mais forte conhecido no Universo, onde "conhecido" merec…

Dobra-te Sésamo: Metamaterial dobra sozinho e com autocorreção

Imagem
Dobra-te Sésamo: Metamaterial dobra sozinho e com autocorreçãoRedação do Site Inovação Tecnológica -  02/10/2018 O processo funciona com a aplicação de uma força de pequena intensidade. [Imagem: Corentin Coulais et al. - 10.1038/s41586-018-0541-0] Dobra-te Sésamo Se você se lembra de quando se usavam mapas rodoviários de papel, certamente se lembra que parecia mais fácil encontrar o caminho sem o mapa do que descobrir uma maneira de dobrar novamente o mapa da maneira correta. E aqueles mapas são minúsculos quando comparados a outras coisas que devem ser fabricadas, dobradas e depois serem abertas quando necessárias - painéis solares de satélites e naves espaciais, por exemplo. Corentin Coulais, da Universidad de Amsterdam, na Holanda, descobriu agora um modo de fazer com que uma estrutura dobre-se sozinha em vários passos pré-programados, sem que ninguém precise se lembrar da sequência e sem depender dos inúmeros motores usados para desdobrar os painéis solares no espaço. Para que a c…

Superátomo metálico permitirá entender os catalisadores

Imagem
Superátomo metálico permitirá entender os catalisadoresRedação do Site Inovação Tecnológica -  02/10/2018 Entendendo os catalisadores poderá ser possível substituir os caríssimos ródio e platina por metais mais baratos. [Imagem: Christian Gemel/TUM] Compreender os catalisadores Olhando de fora, este aglomerado formado por 55 átomos de cobre e alumínio parece um cristal, mas quimicamente ele tem as propriedades de um único átomo. O superátomo heterometálico representa a realização de um sonho longamente acalentado pelos químicos porque apresenta os pré-requisitos para o desenvolvimento de novos catalisadores de baixo custo. O prêmio esperado é resolver um dos maiores problemas da indústria química: Os catalisadores, essenciais para um grande número de processos e reações, da indústria petrolífera à indústria farmacêutica, são caros - lembre-se da platina e do ródio, por exemplo. "Muitos grupos de pesquisadores estão experimentando novos compostos de materiais feitos de metais bási…

O componente do qual você nunca ouviu falar mas vai acelerar sua internet

Imagem
O componente do qual você nunca ouviu falar mas vai acelerar sua internetRedação do Site Inovação Tecnológica -  01/10/2018 Este é um componente chave não apenas para a sua internet atual, mas também para a internet e a computação do futuro. [Imagem: Second Bay Studios/Harvard SEAS] Modulador óptico Uma equipe da Universidade Cidade de Hong Kong e da Universidade de Harvard conseguiu miniaturizar um modulador de niobato de lítio, um componente essencial para a indústria optoeletrônica e para a transmissão de dados por luz, colocando o modulador inteiro dentro de um chip. O modulador é menor, mais eficiente, com transmissão de dados mais rápida e ainda custa menos. Segundo Cheng Wang e seus colegas, "a tecnologia está pronta para revolucionar a indústria". Moduladores eletro-ópticos são componentes críticos nas comunicações modernas. Eles convertem os sinais eletrônicos de alta velocidade dos computadores e roteadores, em sinais ópticos, antes de transmiti-los através das red…

Produção de biocombustíveis é multiplicada com técnica simples

Imagem
Produção de biocombustíveis é multiplicada com técnica simplesRedação do Site Inovação Tecnológica -  01/10/2018 Madeira submetida à desconstrução para produzir açúcares simples. [Imagem: Ydna Questell-Santiago/EPFL] Xilose e glicose Químicos suíços desenvolveram um método que multiplica por várias vezes o rendimento dos açúcares das plantas, melhorando a produção dos biocombustíveis, produtos químicos e outros materiais derivados da biomassa. A produção de combustíveis e produtos químicos a partir da biomassa (cana-de-açúcar, madeira, gramíneas etc.) envolve a decomposição - ou "desconstrução" - das plantas para produzir carboidratos, principalmente na forma de açúcares simples, como xilose e glicose. Contudo, ainda que esses açúcares sejam valiosos, os atuais processos de desconstrução das plantas acabam por degradá-los. Ydna Santiago, da Escola Politécnica Federal de Lausanne, desenvolveu um método químico que estabiliza os açúcares simples e impede que eles sejam degrada…