Postagens

Mostrando postagens de Agosto 26, 2018
Imagem

Madeira artificial feita de plástico

Imagem
Madeira artificial feita de plásticoRedação do Site Inovação Tecnológica -  20/08/2018 Ilustração do processo e fotos de toquinhos de madeira artificial de plástico. [Imagem: Zhi-Long Yu et al. - 10.1126/sciadv.aat7223] Madeira de plástico A madeira é um dos materiais mais utilizados pela humanidade não apenas por estar largamente disponível e ser renovável, mas também por apresentar uma grande resistência aliada a uma baixa densidade. Agora, químicos da Universidade de Ciência e Tecnologia da China desenvolveram uma técnica biomimética para fabricar "madeira de plástico". Mas se os plásticos representam um grande problema em relação ao meio ambiente, qual seria a vantagem de fabricar madeira artificial de plástico? Zhi-Long Yu e seus colegas destacam pelo menos quatro: a madeira artificial não apodrece, é mais leve, apresenta melhor isolamento termal e pode ser fabricada com polímeros retardantes de fogo, como os usados nos revestimentos de fios e cabos elétricos. "As …

Fotografia de alta velocidade troca distância por tempo

Imagem
Fotografia de alta velocidade troca distância por tempoRedação do Site Inovação Tecnológica -  20/08/2018 Em lugar de pensar na "distância focal", pense no "tempo focal" - dá no mesmo, mas as lentes ficam minúsculas. [Imagem: Barmak Heshmat/MIT] Tempo focal Pesquisadores do MIT, nos EUA, desenvolveram uma nova técnica de óptica para fotografia que captura as imagens com base no tempo de reflexão da luz dentro do conjunto de lentes, em lugar da abordagem tradicional, que se baseia no arranjo espacial das lentes. Esse novo princípio cria possibilidades de novos recursos para câmeras sensíveis ao tempo ou à profundidade, que não são possíveis com a óptica de fotografia convencional. Especificamente, Barmak Heshmat e seus colegas projetaram uma óptica para um sensor ultrarrápido conhecido como câmera streak, um sensor de altíssima velocidade que captura a emissão de luz de fenômenos que ocorrem em períodos extremamente curtos. As câmeras streak e outras câmeras ultrarr…

Carbonos matemáticos viram realidade para desbancar grafeno

Imagem
Redação do Site Inovação Tecnológica -  21/08/2018 Estruturas de duas schwarzitas, que serão fabricadas no interior dos poros das zeólitas. [Imagem: Efrem Braun et al. - 10.1073/pnas.1805062115] Schwarzitas Um novo método computacional permite projetar materiais de carbono bidimensionais, conhecidos como schwarzitas, e fabricá-los de maneira precisa. "Por muito tempo as schwarzitas foram apenas um conceito matemático de uma nova forma de carbono bidimensional. Como o grafeno, elas têm potencialmente muitas propriedades únicas e aplicações interessantes," disse Berend Smit, da Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça. Essas propriedades eletrônicas, magnéticas e ópticas exclusivas das schwarzitas as tornam ideais para a fabricação de supercapacitores, eletrodos de baterias, catálise, armazenamento de gases, como o hidrogênio, e separações químicas. Uma contribuição importante para que as schwarzitas passassem das idealizações teóricas de Hermann Schwarz (1843-1921) par…

Tecidos eletrônicos: O advento do soft-hardware

Imagem
Tecidos eletrônicos: O advento do soft-hardwareRedação do Site Inovação Tecnológica -  21/08/2018 As primeiras roupas eletrônicas chegarão ao mercado no próximo ano. [Imagem: Michael Rein/Yoel Fink] Tecidos de fibra óptica Engenheiros do MIT, nos EUA, incorporaram componentes semicondutores optoeletrônicos de alta velocidade - incluindo diodos emissores de luz (LEDs) e diodos fotodetectores - dentro de fibras ópticas, que foram então tecidas para criar tecidos laváveis e que funcionam de fato em sistemas de comunicação. Isto representa um objetivo longamente esperado de criar "tecidos inteligentes", que incorporam componentes eletrônicos e optoeletrônicos funcionais - era a peça que faltava para chegarmos a roupas e acessórios com funcionalidades de comunicação e de processamento. Michael Rein e Yoel Fink afirmam que já dá até para falar em uma "Lei de Moore para as fibras ópticas" - em outras palavras, uma progressão de inovações na qual as capacidades de processa…

Brasileiros usam um único laser para entrelaçar seis ondas luminosas

Imagem
Brasileiros usam um único laser para entrelaçar seis ondas luminosasCom informações da Agência Fapesp -  21/08/2018 Foto do oscilador paramétrico óptico, onde os físicos brasileiros bateram o recorde de entrelaçamento. [Imagem: Marcelo Martinelli / IFUSP] Éramos seis ondas Físicos brasileiros bateram um novo recorde no entrelaçamento de partículas quânticas, o estranho fenômeno que, ao lado da superposição, dá aos computadores quânticos a sua supremacia sobre os computadores eletrônicos. Em um experimento realizado no Instituto de Física da Universidade de São Paulo, a equipe obteve o entrelaçamento - ou emaranhamento - de seis ondas de luz, geradas por um único laser, em um arranjo conhecido como oscilador paramétrico óptico, dobrando o feito anterior da equipe, que já havia obtido um entrelaçamento quântico triplo. O entrelaçamento ocorre quando grupos de partículas ou ondas interagem de tal maneira que o estado de cada partícula ou onda não pode ser descrito independentemente, por …

Nanointerruptor de luz acende eletrônica supramolecular

Imagem
Nanointerruptor de luz acende eletrônica supramolecularRedação do Site Inovação Tecnológica -  20/08/2018 O comportamento das moléculas individuais altera o comportamento do componente macroscópico inteiro. [Imagem: Marco Gobbi et al. - 10.1038/s41467-018-04932-z] Molécula fotossensível Pesquisadores sintetizaram uma substância que sofre transformações químicas reversíveis quando iluminada com luz visível ou ultravioleta, gerando efeitos em escala macroscópica. A substância é composta por uma molécula especial que é chaveável, ou seja, ela muda de estrutura quando é iluminada - é um espiropirano fotossensível. Essas moléculas podem então ser aplicadas sobre a superfície de materiais monoatômicos, como o grafeno, a molibdenita e outros materiais bidimensionais, gerando assim uma superrede macroscópica híbrida com precisão atômica. As superredes são estruturas formadas por diferentes elementos químicos, diferentemente da rede atômica de um cristal, que é formada por um único elemento - …