Postagens

Mostrando postagens de Abril 22, 2018

Corda de violão definitiva vibra tanto que ouve a luz

Imagem
Corda de violão definitiva vibra tanto que ouve a luzRedação do Site Inovação Tecnológica -  24/04/2018 Ao aprisionar as vibrações no centro da corda, ela se transformou em uma ferramenta inesperada para experimentos quânticos. [Imagem: WoogieWorks]








Tensão e deformação É uma nanocorda, capaz de vibrar por minutos com um período de um microssegundo - isso equivale a uma corda de violão que, ao ser tocada, vibrasse durante um mês. Sua construção foi possível porque, em nanoescala, a deformação pode ser usada para gerar propriedades inusitadas. Submeter um material a um estresse (uma tensão) é geralmente algo que se deseja evitar a todo custo. Mas, se bem administrado, ele pode se converter em algo útil: Um corpo elástico responde ao estresse ajustando a distância entre seus átomos (uma deformação), o que pode ser usado para controlar as propriedades dos seus elétrons. Um exemplo é o transístor, cuja velocidade de operação é otimizada submetendo o silício a uma tensão - o material é mais…

Se capturarmos o CO2, o que devemos fazer com ele?

Imagem
Se capturarmos o CO2, o que devemos fazer com ele?Redação do Site Inovação Tecnológica -  24/04/2018 Densidade de energia dos diversos produtos da conversão do CO2. [Imagem: Oleksandr S. Bushuyev et al. - 10.1016/j.joule.2017.09.003] Captura e conversão do CO2 O dióxido de carbono (CO2) emitido por usinas de energia e fábricas não precisa ir para a atmosfera. Tem havido um grande otimismo de que, em um horizonte de uma década, seremos capazes de capturar de forma economicamente viável o CO2 das chaminés e convertê-lo em substâncias úteis para matérias-primas, biocombustíveis, produtos farmacêuticos ou combustíveis renováveis. "Da mesma forma que uma planta absorve dióxido de carbono, luz solar e água para produzir açúcar, estamos interessados em usar tecnologias para extrair energia do Sol ou de outras fontes renováveis para converter CO2 em pequenas moléculas básicas que possam ser desenvolvidas [em substâncias úteis] usando meios tradicionais da química para uso comercial. Nós …

Micropartículas robotizadas monitoram ambiente e seu estômago

Imagem
Micropartículas robotizadas monitoram ambiente e seu estômagoRedação do Site Inovação Tecnológica -  24/04/2018 Esquema dos proto-robôs, destacando seus circuitos eletrônicos monoatômicos. [Imagem: Michael Strano Lab] Proto-robô Pequenos robôs flutuantes podem ser úteis de várias maneiras; por exemplo, para sondar o intestino humano em busca de doenças ou para procurar poluentes no ambiente. Um passo importante para viabilizar esses dispositivos foi dado com um novo casamento de materiais, combinando micropartículas biocompatíveis com a eletrônica ultrafina 2D - que usa semicondutores monoatômicos como a molibdenita ou o grafeno -, o que resultou na criação de máquinas microscópicas. "Você pode construir circuitos eletrônicos com um único átomo de espessura, o que é incrivelmente fino. Um uso criativo que ninguém imaginou até agora é pegar esses componentes eletrônicos e enxertá-los em uma partícula coloidal. A partícula, que pode flutuar no ar como uma partícula de poeira, tem f…

Aviões vão passar de tubo com asas para caixa com asas

Imagem
Aviões vão passar de tubo com asas para caixa com asasRedação do Site Inovação Tecnológica -  23/04/2018 Detalhes da estrutura do avião de Prandtl. [Imagem: DICI Pisa University] Avião de Prandtl O tradicional "tubo com asas" que tem marcado a aparência dos aviões virtualmente desde sua criação pode mudar para uma arquitetura do tipo "caixa com asas". O projeto europeu Parsifal elegeu esse design, conhecido como avião de asa fechada, ou avião de Prandtl - em homenagem a seu idealizador, o engenheiro alemão Ludwig Prandtl (1875-1953) - como a melhor opção para o avião do futuro. As análises e simulações mostraram que o avião de asa fechada supera o tubo com asas em todas as categorias, tornando os aviões mais espaçosos, mais ecológicos e menos dispendiosos. Definida a configuração estrutural do avião, a equipe agora está construindo um modelo em escala, que deverá estar pronto em 2020. Avião com escadas embutidas O projeto está se concentrando na categoria de aviões …

Raiz de cacto inspira criação de material superabsorvente

Imagem
Raiz de cacto inspira criação de material superabsorventeRedação do Site Inovação Tecnológica -  23/04/2018 Esquema do material bioinspirado e foto dos protótipos. [Imagem: Hyejeong Kim et al. - 10.1021/acsmacrolett.8b00014] Bioinspiração nos cactos Um novo material imita a capacidade das raízes dos cactos para absorver rapidamente e reter grandes quantidades de água, com uma quantidade mínima de evaporação. Esse material bioinspirado será útil em uma ampla gama de aplicações, dos cosméticos e dispositivos médicos até produtos do dia a dia para as donas de casa e na agricultura e jardinagem. Os cactos não podem perder tempo por ocasião das raras chuvas nos desertos. A chave para essa prontidão está em um sistema radicular superficial, mas muito extenso, que rapidamente absorve as águas, que raramente penetram mais do que alguns centímetros no solo. Durante as secas, as raízes se desidratam e encolhem, criando espaços de ar que impedem que a água escape de volta para o solo. Quem repli…
Imagem
Brasileiro cria espectrômetro que cabe em um chipCom informações da Agência Fapesp -  23/04/2018 Detalhe do chip capaz de identificar amostras químicas. [Imagem: M.C.M.M.Souza]








Detecção química portátil Uma equipe do Brasil e dos EUA miniaturizou um dos instrumentos de pesquisa mais utilizados para identificar e analisar substâncias químicas. Usando fotônica no silício - um casamento de tecnologias que levou décadas para ser sacramentado - eles construíram um espectrômetro dentro de um chip. Até agora, os espectrômetros de infravermelho por transformada de Fourier (FTIR, na sigla em inglês) eram volumosos, impossibilitando seu uso em campo para detecção de compostos químicos e biológicos, incluindo o monitoramento de gases de efeito estufa de forma remota. "A tecnologia de fotônica de silício oferece uma plataforma para a fabricação de espectrômetros miniaturizados de alto desempenho e baixo custo," disse Mário César de Souza, da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), …
Imagem
Vacina para plantas pode ser alternativa a agrotóxicosRedação do Site Inovação Tecnológica -  20/04/2018 O objetivo inicial é evitar a aplicação de defensivos químicos às plantas comestíveis. [Imagem: CC0 Creative Commons/Pixabay]








Alternativa aos agrotóxicos Os pesticidas já tiveram seu papel na história da agricultura; contudo, se quisermos realmente proteger o meio ambiente e a saúde das pessoas, está na hora de dar um salto tecnológico. Um projeto colaborativo entre a Universidade de Helsinque (Finlândia) e o Centro Nacional Francês para Pesquisa Científica (CNRS) está propondo um caminho para essa nova rota tecnológica. Em vez de aplicar venenos para matar as pragas e combater as doenças das culturas, o grupo propõe vacinar as plantas contra as doenças e as pragas. Esse caminho pode tão controverso quanto o da indústria química, já que há muitas restrições à chamada biologia sintética, mas a equipe garante que as vacinas baseadas no RNA podem ser ambientalmente corretas. Vacina par…

Físicos batem recorde de entrelaçamento quântico de qubits

Imagem
Físicos batem recorde de entrelaçamento quântico de qubitsRedação do Site Inovação Tecnológica -  19/04/2018 Imagem conceitual dos novos estados quânticos gerados. O emaranhamento entre pares de átomos vizinhos (azul), tripletos (rosa), quadrupletos (vermelho) e quintupletos (amarelo) foi observado, antes que o sistema se tornasse muito complexo para caracterizar com as técnicas existentes.[Imagem: IQOQI Innsbruck/Harald Ritsch] Recorde de entrelaçamento quântico Físicos alemães - universidades de Innsbruck, Vienna e Ulm - bateram com folga o recorde de entrelaçamento usado na computação quântica. Eles conseguiram fazer com que 20 qubits - bits quânticos - ficassem intrinsecamente ligados, ainda que cada um deles pudesse ser individualmente controlado - em 2011, a mesma equipe havia entrelaçado 14 qubits. Os pesquisadores atestaram o entrelaçamento genuíno de múltiplas partículas - os qubits são átomos de cálcio - entre todos os grupos vizinhos de três, quatro e cinco bits quânticos. …

Meteorito tem diamantes de "planeta perdido"

Imagem
Meteorito tem diamantes de "planeta perdido"Redação do Site Inovação Tecnológica -  18/04/2018 Micrografias dos nanodiamantes encontrados no interior do meteorito 2008 TC3.[Imagem: Farhang Nabiei et al - 10.1038/s41467-018-03808-6] Diamantes do espaço Pesquisadores suíços acreditam ter encontrado o primeiro indício para validar a mais antiga teoria sobre a formação da Lua. Ao estudar um meteorito que caiu no Sudão em 2008, Farhang Nabiei e seus colegas encontraram minúsculos diamantes que só podem ter sido formados nas enormes pressões encontradas nos núcleos dos planetas - o impacto do meteorito não seria capaz de gerar os microdiamantes encontrados. Isso indica que o meteorito pode ser remanescente de um antigo planeta que foi destruído por colisões nas primeiras eras do Sistema Solar. O meteorito contém minúsculos diamantes - cerca de 100 micrômetros cada um - encapsulados dentro de minerais ricos em elementos como o cromo e o fósforo. Os cálculos indicam que o asteroide …

Russos criaram protótipo mais avançado de memória quântica

Imagem
Russos criaram protótipo mais avançado de memória quânticaRedação do Site Inovação Tecnológica -  20/04/2018 Apesar do aspecto um tanto rústico do protótipo, este é um dos dispositivos quânticos mais eficientes já fabricados.[Imagem: S. A. Moiseev et al. - 10.1038/s41598-018-21941-6] Memória quântica Uma equipe da Universidade Federal de Kazan, na Rússia, surpreendeu ao apresentar a memória quântica mais avançada já construída até agora - ela funciona até mesmo a temperatura ambiente. O dispositivo é um conjunto de minirressonadores quânticos que interagem fortemente com um ressonador padrão clássico por meio de um processo de equivalência de impedâncias. "O esquema de memória quântica de micro-ondas por multirresonador permitiu atingir 16,3% de eficiência quântica a temperatura ambiente, o que foi significativamente melhor do que outros resultados recentes no mundo para a memória quântica de micro-ondas em conjuntos eletrônicos na temperatura do hélio [-270 °C]. Nós também mostr…

Uma estrela morta rodeada por luz

Imagem
Uma estrela morta rodeada por luzCom informações do ESO -  17/04/2018 No meio desses restos de uma supernova está um corpo celeste elusivo: uma estrela de nêutrons isolada.[Imagem: ESO/NASA/ESA/F. Vogt et al.] Estrela de nêutrons Imagens obtidas por diversos telescópios, terrestres e espaciais, revelaram uma paisagem rica em estrelas e nuvens de gás brilhante em uma das nossas galáxias vizinhas mais próximas de nós, a Pequena Nuvem de Magalhães. As imagens permitiram aos astrônomos identificar um corpo estelar muito especial, enterrado no meio de filamentos de gás liberados por uma explosão de supernova cerca de 2.000 anos atrás. A identidade do objeto - uma estrela de nêutrons isolada, a primeira desse tipo a ser observada - foi traçada pelo telescópio espacial Chandra depois que sua localização foi confirmada pelo instrumento MUSE, instalado no telescópio VLT, no Chile. Quando as estrelas massivas explodem sob a forma de supernovas, elas deixam para trás uma rede intricada de gás qu…

Telescópio caçador de exoplanetas é lançado

Imagem
Telescópio caçador de exoplanetas é lançadoRedação do Site Inovação Tecnológica -  19/04/2018 As quatro câmeras do telescópio Tess deverão encontrar exoplanetas mais próximos da Terra.[Imagem: NASA] Pesquisas de exoplanetas em trânsito Subiu ao espaço no começo da noite desta quarta-feira o observatório espacial TESS - Transiting Exoplanet Survey Satellite, ou satélite de pesquisas de exoplanetas em trânsito, em tradução livre. É a primeira missão da NASA desde que o telescópio espacial Kepler, lançado em 2009, transformou a ciência de descobrir exoplanetas de buscas de agulhas em palheiros para um levantamento de rotina. O Kepler descobriu mais de 2.600 exoplanetas, mas infelizmente teve uma morte prematura - pelo menos em sua missão principal -, quando suas rodas de reação, que permitiam mantê-lo alinhado, apresentaram defeito. O objetivo do TESS é não apenas encontrar exoplanetas pela técnica do trânsito planetário - observando as variações da luz das estrelas quando os planetas pa…

Brasileiros ampliam ação bactericida de nanopartículas em 32 vezes

Imagem
Brasileiros ampliam ação bactericida de nanopartículas em 32 vezesCom informações da Agência Fapesp -  18/04/2018 Esquema do processo de fabricação e microfotografias das nanopartículas obtidas. [Imagem: Marcelo Assis et al. - 10.1038/s41598-018-19270-9] Nanopartículas bactericidas Pesquisadores brasileiros desenvolveram uma nova técnica que permite produzir nanopartículas de prata com capacidade bactericida 32 vezes maior do que as existentes atualmente, que são largamente usadas em embalagens de alimentos, órteses e materiais médico-hospitalares, entre diversos outros usos. "Conseguimos desenvolver uma rota inédita para produzir nanopartículas de prata diferentes das existentes e com capacidade bactericida muito maior," disse o professor Elson Longo, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e coordenador do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF). Há três anos, a mesma equipe havia desenvolvido um método inovador para obter estruturas, denominadas na…