Postagens

Mostrando postagens de Abril 8, 2018

Vídeo da NASA mostra quase 140 anos de mudanças de temperatura na Terra

Imagem
Vídeo da NASA mostra quase 140 anos de mudanças de temperatura na TerraPor Natasha Romanzoti, em 12.04.2018

A NASA fez um vídeo chocante para nos ajudar a entender o nível das mudanças climáticas que estão afetando a Terra nesse momento. É um fato inegável: estamos passando por um aquecimento global em uma escala que os seres humanos modernos ainda não haviam experimentado. A compilação da agência espacial norte-americana abrange 140 anos de dados em apenas 36 segundos. São incluídas as temperaturas da superfície da Terra desde que os registros começaram, em 1880, até o ano de 2017.
Tendência esquentadinha A NASA reuniu essas informações a partir de uma vasta rede de 6.300 estações meteorológicas, navios, boias e estações de pesquisa antárticas. Com codificação de cores simples, o vídeo representa as tendências das médias globais de temperatura conforme elas se modificam em relação à média do meio do século XX, uma medida conhecida como anomalia de temperatura. No século 19 e durante a…

Novo estudo sugere que existia algo antes do Big Bang

Imagem
Novo estudo sugere que existia algo antes do Big BangPor Natasha Romanzoti, em 19.03.2018
Será que o Big Bang foi mesmo o começo de “tudo”? Um novo estudo sugere que o evento não foi o início dos tempos, mas sim que o Big Bang nos leva a um tipo diferente de início em um universo invertido. A pesquisa foi publicada na revista científica Physics Letters B. O que é o Big Bang Cerca de 90 anos atrás, um astrônomo belga chamado Georges Lemaître propôs que mudanças observadas na luz de galáxias distantes implicavam que o universo estava se expandindo. Se o universo está ficando maior, isso significa que costumava ser menor. Ao “voltar a fita” cerca de 13,8 bilhões de anos, chegamos finalmente em um ponto no qual o espaço deveria estar confinado a um volume incrivelmente pequeno, também conhecido como “singularidade”. Esse ponto seria o “começo de tudo”. Os desdobramentos do Big Bang Há uma série de modelos que os físicos usam para descrever o “nada” do espaço vazio. A relatividade geral d…

Estes buracos negros podem ser, na realidade, bizarras estrelas quânticas

Imagem
Estes buracos negros podem ser, na realidade, bizarras estrelas quânticasPor Juliana Blume, em 17.03.2018

Quando estrelas gigantes morrem, elas não desaparecem delicadamente, e sim entram em colapso e deixam uma bola super densa de nêutrons em seu lugar. Esta bola é chamada de estrela de nêutrons. Mas em alguns casos extremos, alguns pesquisadores acreditam que a estrela gigante acaba se transformando em um buraco negro – um ponto com densidade infinita e campo de gravidade tão poderoso que até a luz, a coisa mais rápida do universo, não consegue escapar dele.Agora uma nova pesquisa está trazendo de volta à tona uma ideia alternativa: que estrelas negras ou gravastars também podem existir além das estrelas de nêutron ou buracos negros. Se isso for comprovado, esses corpos estelares podem ter aparência de buraco negro, mas sem engolir irremediavelmente a luz.Esta explicação alternativa para o destino das estrelas gigantes é importante porque buracos negros têm alguns problemas teóricos…

Três toneladas de ouro choveram sobre a Sibéria

Imagem
Três toneladas de ouro choveram sobre a SibériaPor Natasha Romanzoti, em 17.03.2018
Por alguns gloriosos minutos, literalmente choveu ouro sobre a Sibéria. Na última quinta-feira (15 de março), um avião de carga derramou cerca de 200 barras de ouro, com um total de 3,4 toneladas, sobre essa região russa. O Antonov An-12 tinha acabado de decolar do aeroporto de Yakutsk, na Sibéria, carregando estimados US$ 378 milhões em ouro, platina e diamantes em nome de uma empresa de mineração, quando a escotilha do avião se abriu, derrubando grande parte da carga. Uma boa quantidade pousou na própria pista de aterragem do aeroporto:
No entanto, o avião continuou voando por mais 16 quilômetros até poder fazer um pouso de emergência no próximo aeroporto, de Magan, deixando cair mais ouro ao longo do caminho. O que aconteceu? Aparentemente, ninguém ficou ferido após o incidente. Provavelmente ninguém ficou rico também, uma vez que a maior parte do tesouro derramado pelos céus foi recuperada. A causa…