Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 25, 2018

6 dicas da hora de preparar a parede para a pintura

6 dicas da hora de preparar a parede para a pintura
Pintar a casa é uma bela forma de renovar os ambientes de forma prática e sem gastar muito. Além disso, a tarefa é tão simples, que nem sempre demanda a contratação de um profissional. Ainda assim, vale destacar que mesmo não tendo muitos segredos na hora de pintar as paredes dos imóveis, é preciso tomar alguns cuidados no preparo da superfície, a fim de evitar dores de cabeça no futuro. Quer  saber que cuidados são esses? Então continue lendo o nosso artigo! Comece pela observação O primeiro passo, antes de começar a pintar a parede, é observar a superfície. Veja se a parede está suja, verifique se há tinta descascando, confira se tem mofo na parede e observe se ela está esfarelando, se tem tricas ou até mesmo buracos. Essa análise é indispensável e pode fazer toda diferença no resultado final. Lembre-se que até paredes em bom estado precisam de preparo Ainda que a parede esteja em bom estado – sem qualquer sujeira, irregularidades…

Boas práticas de segurança para realização de ensaios de tensão elétrica

Imagem

Gerador transforma oscilações de temperatura em eletricidade

Imagem
Energia Gerador transforma oscilações de temperatura em eletricidadeRedação do Site Inovação Tecnológica -  27/02/2018 Protótipo do sistema (dentro da caixa preta), instalado no telhado do laboratório. [Imagem: Justin Raymond]








Ressonador térmico Os bem conhecidos geradores termoelétricos geram eletricidade quando um lado do dispositivo tem uma temperatura diferente da outra. Agora, uma equipe do MIT, nos EUA, idealizou um novo gerador que converte flutuações de temperatura em energia elétrica - em vez de exigir duas entradas diferentes de temperatura ao mesmo tempo, o novo sistema tira proveito das oscilações na temperatura ambiente que ocorrem durante o ciclo dia-noite. Essencialmente, um lado do dispositivo captura o calor, que depois se irradia lentamente para o outro lado. Um dos lados sempre fica "correndo atrás do outro" enquanto o sistema tenta alcançar o equilíbrio. Esta diferença perpétua de temperatura entre os dois lados pode ser recolhida através de materiais ter…

O que você tem quando cruza um avião com um submarino?

Imagem
Mecânica O que você tem quando cruza um avião com um submarino?Redação do Site Inovação Tecnológica -  26/02/2018 Imagem temporizada do pequeno drone saindo do modo submarino rumo a um voo em modo avião.[Imagem: Matthew Bryant]








Híbrido de avião e submarino Engenheiros da Universidade do Estado da Carolina do Norte, nos EUA, demonstraram que é mesmo possível construir um híbrido de avião e submarino. O protótipo navega sobre a superfície da água como um barco, mergulha como um submarino e depois decola verticalmente da água, passando a voar como um avião de pleno direito. Como "voa" na água e no ar, o pequeno drone foi batizado de EagleRay, uma junção dos termos em inglês para águia e raia - mas ele não bate as asas como nenhum dos dois. "Manter a vigilância aérea pode usar muita energia. O EagleRaypode economizar energia passando algum tempo na água. Por exemplo, ele pode rastrear um grupo veloz de golfinhos a partir do ar, depois passar um tempo na água se os golfinhos…

Animais serão monitorados pela Estação Espacial Internacional

Imagem
Meio ambiente Animais serão monitorados pela Estação Espacial InternacionalRedação do Site Inovação Tecnológica -  27/02/2018 A "internet dos animais" permitirá monitorar a vida silvestre em todo o globo. [Imagem: MPI for Ornithology] Internet dos animais No último dia 13 de Fevereiro, um foguete russo levou para a Estação Espacial Internacionalas antenas que faltavam para completar a missão Icarus, desenvolvida por uma equipe do Instituto Max Planck (Alemanha) e da Agência Espacial Russa (Roscosmos). O objetivo do sistema é monitorar a vida animal a partir do espaço, fornecendo informações inéditas sobre como as populações desses animais vivem e se movimentam. O conjunto receptor poderá captar dados de pelo menos 15 milhões de transmissores fixados nos animais vivendo em qualquer ponto da Terra. Os transmissores são ultraminiaturizados em relação às etiquetas que são fixadas nos animais hoje, pesando apenas cinco gramas cada uma. Com isto, mesmo pequenos pássaros migratório…

Velocidade da luz cai a zero em "pontos excepcionais"

Imagem
Eletrônica Velocidade da luz cai a zero em "pontos excepcionais"Redação do Site Inovação Tecnológica -  27/02/2018 A chamada "luz congelada" - a luz totalmente parada - já está sendo usada em experimentos de computação óptica, que prometem de processadores de luz a vídeos holográficos 3D.[Imagem: U. Buffalo]








Parar a luz Há algum tempo os físicos vêm conseguindo instalar aceleradores e freios na luz - já se demonstrou ser possível, por exemplo, diminuir velocidade da luz ou, no extremo oposto, fazer a luz viajar com velocidade infinita. Agora, um trio do qual faz parte o professor Alexei Mailybaev, do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), no Rio de Janeiro, demonstrou como a luz pode ser brecada e até mesmo parada completamente usando uma técnica que envolve a captura da luz dentro de cristais ou de nuvens ultrafrias de átomos. Ainda que alguns físicos venham defendendo que a velocidade da luz pode ser menor do que se calculava, é bom lembrar que …

Meta-átomos funcionam como qubits gêmeos

Imagem
Materiais Avançados Meta-átomos funcionam como qubits gêmeosRedação do Site Inovação Tecnológica -  26/02/2018 Demonstração do metamaterial quântico com seus qubits gêmeos. [Imagem: NUST MISIS] Meta-átomos e meta-materiais Uma equipe da Rússia e da Alemanha conseguiu um avanço radical na criação de materiais aparentemente impossíveis - eles criaram o primeiro metamaterial quântico que pode ser usado como um elemento de controle em circuitos elétricos supercondutores. Se parece um tanto complicado, isso significa "peça de computador quântico". E, além de ser uma peça essencial, o material em escala macro comporta-se não segundo a física clássica, mas segundo as leis da mecânica quântica. Os anos recentes têm testemunhado o avanço dos materiais artificiais, substâncias cujas propriedades são determinadas não tanto pelos átomos que os compõem, mas pelo arranjo estrutural desses átomos. Cada elemento da estrutura mede de nanômetros a micrômetros e tem seu próprio conjunto de pro…

Inteligência artificial do bem demonstra "cooperação de máquina"

Imagem
Informática Inteligência artificial do bem demonstra "cooperação de máquina"Redação do Site Inovação Tecnológica -  26/02/2018 Recentemente analistas se mostraram preocupados quando a inteligência artificial se mostrou capaz de fazer poesia.[Imagem: CC0 Creative Commons/Pixabay]








Software cooperativo Os programas de computador - nomeadamente aqueles incluídos no campo da inteligência artificial - podem bater os seres humanos nos jogos mais complicados, como xadrez e Go. Mas será possível ensinar esses programas a cooperar, negociar e transigir para se chegar a uma posição comum - em vez de competir? Parece que sim, e parece também que a "cooperação de máquina" não apenas é possível, como algumas vezes pode ser mais eficaz do que a busca de um acordo entre os seres humanos. "O objetivo final é entendermos a matemática por trás da cooperação com as pessoas e quais atributos a inteligência artificial precisa para desenvolver habilidades sociais. A inteligência art…

Intrigante nova teoria sobre o surgimento da Lua

Intrigante nova teoria sobre o surgimento da LuaPor , em 28.02.2018 Os cientistas não têm certeza de como a nossa Lua se formou. Várias teorias já foram apresentadas ao longo dos anos – algumas mais bem aceitas do que outras -, mas algumas pontas soltas ainda permanecem. Agora, uma nova teoria parece amarrar estas pontas. Segundo o novo estudo, a Lua teria se formado dentro da Terra, quando nosso planeta não tinha se formado completamente ainda e era uma nuvem fervente e giratória de rocha vaporizada, chamada sinestia. O novo modelo, liderado por pesquisadores da Universidade da Califórnia e da Universidade de Harvard, todas nos EUA, resolve vários problemas das teorias atuais sobre a formação lunar.
“O novo trabalho explica os recursos da Lua que são difíceis de resolver com as ideias atuais”, diz Sarah Stewart, professora de Ciências Planetárias e Terra da Universidade da Califórnia. “A Lua é quimicamente quase a mesma coisa que a Terra, mas com algumas diferenças”, gara…

Que tal recarregar seu celular usando um laser?

Imagem
Energia Que tal recarregar seu celular usando um laser?Redação do Site Inovação Tecnológica -  23/02/2018 Sistema de recarregamento de baterias a laser - feixes vermelhos foram colocados no lugar dos lasers realmente utilizados para fins de ilustração.[Imagem: Mark Stone/U. Washington] Carregador de celular a laser Engenheiros da Universidade de Washington, nos EUA, demonstraram o primeiro equipamento capaz de recarregar com segurança a bateria de um celular usando um raio laser disparado à distância. Um feixe estreito e invisível de um emissor laser fornece a carga para o celular à distância, podendo carregar a bateria do telefone tão rapidamente quanto um cabo USB padrão. Para isso, a equipe criou uma "célula de potência" que captura a energia do laser e gera a eletricidade necessária para recarregar a bateria. Um dissipador de calor separa a célula de potência do celular, para evitar superaquecimento. O sistema de segurança, no caso de alguém passar pelo raio laser e se q…

Desequilíbrio atmosférico pode indicar vida em outros planetas

Imagem
Espaço Desequilíbrio atmosférico pode indicar vida em outros planetasRedação do Site Inovação Tecnológica -  21/02/2018 A Terra (superior esquerda) tem vários gases em sua atmosfera que revelam a presença da vida, principalmente oxigênio e ozônio. Mas a Terra antiga (inferior esquerda) tinha um sinal diferente para a vida que já emergia há bilhões de anos. [Imagem: NASA/Wikimedia Commons/Joshua Krissansen-Totton] Sinais de vida em outros planetas Parece haver estratégias para procurar evidências de vida em outros planetas que são tão ou mais promissoras do que procurar apenas por oxigênio. "Essa ideia de procurar oxigênio atmosférico como uma bioassinatura existe há muito tempo. E é uma boa estratégia - é muito difícil produzir muito oxigênio sem vida," detalha Joshua Totton, da Universidade de Washington, nos EUA. "Mas nós não queremos colocar todos os nossos ovos em uma única cesta. Mesmo que a vida seja comum no cosmos, não temos ideia se será vida que produz oxigêni…

Robô bombeiro localiza fogo e apaga incêndio

Imagem
Robótica Robô bombeiro localiza fogo e apaga incêndioRedação do Site Inovação Tecnológica -  23/02/2018 Um operador humano usa uma interface virtual e uma roupa sensorizada para operar o robô de forma natural, como um avatar. [Imagem: IIT-Istituto Italiano di Tecnologia] Robô bombeiro Engenheiros europeus testaram com sucesso a versão final do robô humanoide Walk-Man, projetado para dar apoio a equipes de emergência e resgate em casos de incêndios. O robô é capaz de localizar a posição do fogo e caminhar em direção a ele, e depois ativar um extintor para apagá-lo. Durante a operação, ele coleta imagens e as transmite de volta às equipes de emergência, que podem avaliar a situação e orientar o robô remotamente. O projeto, financiado pela Comissão Europeia, começou em 2013 e agora chegou à fase final de validação. O trabalho envolveu pesquisadores do Instituto Italiano de Tecnologia e da Universidade de Pisa na Itália, da Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL) na Suíça, do Instit…

Experimentos revelam falha na teoria sobre Forças de van der Waals

Imagem
Nanotecnologia Experimentos revelam falha na teoria sobre Forças de van der WaalsRedação do Site Inovação Tecnológica -  22/02/2018 As forças que unem as camadas do material não são tão fracas quanto a teoria propõe. [Imagem: University of Tsukuba] Interações de van der Waals A descoberta do grafeno levou a uma explosão no interesse nos sólidos 2D, materiais formados por camadas atômicas individuais ou empilhadas. Como as interações fracas e de longa distância dão a esses materiais monoatômicos algumas das suas propriedades mais interessantes, entender essas interações é crucial para sua exploração tecnológica - mais especificamente, entender como as interações de van der Waals mantêm juntas as camadas atômicas. Agora, acabam de ser realizados os primeiros experimentos de difração de raios X síncrotron no dissulfeto de titânio (TiS2), um metal de transição calcogeneto com uma estrutura 2D em camadas que já vem sendo pesquisado para uso na produção de hidrogênio solar e células solares…