Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 18, 2018

Primeiro cabo de internet ligando América do Sul e África chega ao Brasil

Imagem
(Foto: Roberto Barbosa / Angola Cable) Primeiro cabo de internet ligando América do Sul e África chega ao BrasilLUCAS CARVALHO22/02/2018 13H12INTERNET Após 6,3 mil quilômetros de construção, o primeiro cabo submarino de internet a ligar América do Sul e África finalmente chegou ao Brasil. O chamado SACS (South Altantic Cables System) começou a ser instalado na Praia do Futuro, em Fortaleza (CE), nesta semana. Do Ceará, o cabo se conecta à África por meio da cidade de Sangano, na costa de Angola. É o primeiro cabo submarino de internet instalado no Oceano Atlântico Sul e, quando estiver operando, promete trafegar mais de 40 Terabits por segundo. Veja também:Novo cabo submarino de internet do Google vai ligar América do Sul à do NorteClientes da Eletronet ficam sem internet após rompimento de caboMapa interativo mostra todos os cabos submarinos que formam a internet Até chegar a Fortaleza, a instalação durou apenas dois meses, mas ainda não chegou ao fim. A empresa Angola Cables, uma da…

Astrônomo amador flagra supernova exatamente em seu começo

Imagem
Astrônomo amador flagra supernova exatamente em seu começoPor , em 22.02.2018
O astrônomo amador Victor Buso aliou seu conhecimento com uma sorte incrível e fez uma descoberta incrivelmente rara: flagrou uma supernova no momento exato em que ela estava começando. Buso estava testando sua instalação de câmera-telescópio na sua casa na Argentina em setembro de 2016, quando apontou seu telescópio newtoniano para uma galáxia espiral chamada NGC613. Ele coletou a luz da galáxia durante a próxima hora e meia. Ao observar as imagens, percebeu que havia capturado uma possível supernova – um enorme flash de luz, que equivale a energia de explosão de uma estrela morrendo. Buso reuniu mais dados e informou os observatórios astronômicos argentinos. Hoje, saiu o artigo que anuncia oficialmente “a descoberta de uma nova supernova de tipo IIb recém-nascida”, na prestigiada revista científica Nature. Pela primeira vez cientistas observam o violento início de uma supernova A descoberta…

Atomoristor - Um novo componente para uma nova computação

Imagem
Eletrônica Atomoristor - Um novo componente para uma nova computaçãoRedação do Site Inovação Tecnológica -  14/02/2018 As células de memória e os transistores sempre foram componentes separados dentro de um circuito integrado, mas os atomoristores combinam ambas as funções em um único sistema de computação mais eficiente. [Imagem: Universidade do Texas - Austin] Eletrônica atômica Tem sido mais difícil do que se imaginava tirar proveito das propriedades do grafeno e de outros materiais uni e bidimensionais porque é difícil demais lidar com coisas que têm apenas um átomo ou uma molécula de espessura. Mas as esperanças continuam vivas, conforme acabam de demonstrar engenheiros da Universidade do Texas de Austin (EUA) e da Universidade de Pequim (China). Ruijing Ge e seus colegas desenvolveram a mais fina célula de memória de alta densidade, preparando o caminho para chips de computador mais rápidos, menores e com menor consumo de energia. Além, é claro de comprovar o potencial prático d…

Naves e robôs espaciais poderão afundar se pousarem em lua de Júpiter

Imagem
Espaço Naves e robôs espaciais poderão afundar se pousarem em lua de JúpiterRedação do Site Inovação Tecnológica -  16/02/2018 Para ir além da camada superficial, a NASA está desenvolvendo um radar que estudará as profundezas das luas geladas de Júpiter.[Imagem: ESA/ATG/NASA/J. Nichols/JPL/Universidade do Arizona/DLR] Lua com densidade baixa demais Pode não ser tão simples como se esperava enviar uma sonda para pousar na lua Europa, de Júpiter. Europa parece ser tão porosa que um robô ou sonda espacial pode simplesmente afundar na superfície da lua antes de ter tempo de transmitir qualquer informação. Esta é a conclusão de uma equipe chefiada por Robert Nelson, do Instituto de Ciências Planetárias, nos EUA, depois de analisar cuidadosamente os dados que vêm sendo coletados ao longo dos anos das luas Io, Europa e Ganimedes, além de asteroides como o 44 Nysa e o 64 Angelina. Devido às grandes chances de haver vida em Europa, a lua de Júpiter tornou-se o alvo número um na busca por vida …

Calor produz eletricidade usando papel e lápis

Imagem
Energia Calor produz eletricidade usando papel e lápisRedação do Site Inovação Tecnológica -  20/02/2018 É uma verdadeira revolução no campo dos materiais termoelétricos, que prometem gerar uma fonte limpa de energia a partir do calor residual. [Imagem: HZB] Efeito Seebeck Os materiais termoelétricos aproveitam diferenças térmicas para gerar eletricidade. E acaba de ser descoberta uma maneira para fabricar esses materiais de forma econômica e ambientalmente correta usando alguns dos componentes mais simples que se pode imaginar: lápis e papel comuns e uma tinta condutora. O efeito termoelétrico não tem nada de novo - ele foi descoberto há quase 200 anos por Thomas Seebeck. Se dois metais diferentes forem colocados juntos, e um deles estiver mais quente do que o outro, surge uma tensão elétrica entre eles. Infelizmente, tão útil quanto pareça - por exemplo, para aproveitar o calor residual da indústria, dos motores de carros e até do corpo humano -, o efeito termoelétrico é extremament…

Pele eletrônica mostra eletrocardiograma em movimento

Imagem
Eletrônica Pele eletrônica mostra eletrocardiograma em movimentoRedação do Site Inovação Tecnológica -  20/02/2018 A pele eletrônica permite a respiração normal da pele natural, podendo permanecer colada sem incomodar. [Imagem: 2018 Takao Someya Research Group] Tela na pele As "peles eletrônicas" para aplicações médicas, que vêm sendo desenvolvidas há alguns anos pela equipe do professor Takao Someya, da Universidade de Tóquio, começaram a sair do laboratório. A última versão demonstrada pela equipe foi fabricada pela Dai Nippon Printing, uma das maiores empresas de impressão do Japão, que se tornou sócia do projeto para fabricar componentes eletrônicos flexíveis e biocompatíveis usando técnicas rolo a rolo, similares às usadas na impressão de jornais e revistas. A pele eletrônica já quase industrial é uma tela elástica ultrafina que gruda perfeitamente na pele, mostrando a forma de onda em movimento de um eletrocardiograma coletado por um outro sensor também fabricado com a…

Células solares de plástico ficam ainda mais simples

Imagem
Energia Células solares de plástico ficam ainda mais simplesRedação do Site Inovação Tecnológica -  19/02/2018 O material ativo usado até agora nas células solares de plástico como "receptor" de cargas foi substituído por um material amorfo, simplificando a fabricação. [Imagem: Yutaka Ie et al. - 10.1002/aenm.201702506] Células solares de plástico Pesquisadores da Universidade de Osaka (Japão) e do Instituto Max Planck (Alemanha) reformularam alguns polímeros usados pela eletrônica orgânica para criar um novo tipo de célula solar que não necessita de tratamentos especiais extras. A célula solar de plástico apresentou uma excelente eficiência na conversão de energia da energia solar em eletricidade e continua podendo ser fabricada por impressão rolo a rolo, em grandes painéis flexíveis, transparentes e de baixo custo. Apesar de as células solares plásticas terem potencial para serem muito baratas e versáteis, sua eficiência está intimamente relacionada com a forma como os dif…

Píxel passivo gera cores vívidas com resolução de 85.000 dpi

Imagem
Informática Píxel passivo gera cores vívidas com resolução de 85.000 dpiRedação do Site Inovação Tecnológica -  16/02/2018 As cores são alteradas pela geometria das nanoantenas. [Imagem: Yusuke Nagasaki et al. - 10.1021/acs.nanolett.7b03421]








Píxeis de metamateriais Até agora, os metamateriais usados para criar cores ajustáveis a partir da geometria estrutural do material têm sido fabricados usando metais. Embora sejam bons para se obter altas resoluções, os materiais artificiais metálicos sofrem perdas de energia justamente nos comprimentos de onda visíveis, o que torna difícil otimizá-los para se obter cores realmente puras. Por outro lado, a ressonância dos materiais feitos de silício permite alta reflectância e pureza de cor, mas vinha sendo difícil construir esses nano-metamateriais de silício. Um trio de pesquisadores da Universidade de Osaka, no Japão, agora alcançou um controle preciso das cores usando um tipo de silício conhecido como monocristalino, o tipo mais puro do semico…

Pele artificial reproduz sexto sentido de tubarões em condições reais

Imagem
Materiais Avançados Pele artificial reproduz sexto sentido de tubarões em condições reaisRedação do Site Inovação Tecnológica -  15/02/2018 O novo sensor foi inspirado em um órgão localizado perto da boca dos tubarões, chamado ampola de Lorenzini. [Imagem: Marshall Farthing/Purdue]








Sexto sentido dos tubarões Um "material quântico" que imita a capacidade dos tubarões de detectar minúsculos campos elétricos emitidos por presas a quilômetros de distância demonstrou funcionar bem em condições oceânicas, o que confirma sua ampla gama de aplicações potenciais. O material manteve sua estabilidade funcional e não sofreu corrosão depois de ser imerso na água salgada em condições realísticas, um pré-requisito para sua utilização no oceano. Além de darem um sexto sentido magnético para os humanos, peles eletrônicas feitas com essa tecnologia poderão revestir aviões e geradores eólicos e prometem reduzir o consumo de combustível dos navios. Ampola de Lorenzini O novo sensor foi inspirado…

Robô dos Jetsons era um sonho - e continua sendo

Imagem
Robótica Robô dos Jetsons era um sonho - e continua sendoRedação do Site Inovação Tecnológica -  15/02/2018 A Rosie dos Jetsons e o melhor que conseguimos até agora. [Imagem: Mahmoud/Nasir] Robô dos sonhos Já faz mais de 50 anos que a robô Rosie apareceu pela primeira vez na série de TV Os Jetsons, mas a governanta da família do futuro continua sendo a representante arquetípica dos robôs assistentes que todos sonham ter em casa. Em cima de algo como um patim ligado ao corpo por um suporte único, Rosie aspirava a casa e lavava pratos sem qualquer sinal de desequilíbrio. Mas qualquer coisa semelhante está muito distante da realidade. Mesmo falando apenas na habilidade de movimentação, os experimentos mostram que a nossa robótica mais avançada provavelmente só produziria mais um obstáculo dentro de casa, em vez de um ajudante. Ocorre que a versão contemporânea da robô Rosie é considerada altamente instável. Engenheiros da Universidade Rei Fahd, na Arábia Saudita, estão tentando salvar o …

Primeiro material monocristalino para separar moléculas

Imagem
Nanotecnologia Primeiro material monocristalino para separar moléculasRedação do Site Inovação Tecnológica -  14/02/2018 O material pertence à categorias dos MOFs, sigla em inglês para estruturas metal-orgânicas. [Imagem: Kui Shen et al. - 10.1126/science.aao3403] Sólido poroso monocristalino Materiais porosos contêm espaços intermoleculares, ou cavidades entre os átomos de sua estrutura cristalina. Como essas cavidades, conhecidas como poros, podem armazenar e até separar moléculas, esses materiais são de grande valor para a indústria. Agora, uma equipe internacional sintetizou um material poroso que é um cristal único, ou seja, tem uma estrutura cristalina contínua, garantindo maior pureza na separação molecular, o que o torna ideal para experimentos avançados de nanotecnologia e, sobretudo, no campo dos catalisadores. E, além de ser um cristal único, a porosidade do material pode ser controlada. Sua estrutura, que compreende tipicamente microporos menores do que dois nanômetros, po…

Madeira super dura supera o aço e iguala titânio

Imagem
Materiais Avançados Madeira super dura supera o aço e iguala titânioRedação do Site Inovação Tecnológica -  08/02/2018 A madeira tratada é 12 vezes mais forte e 10 vezes mais dura do que a madeira natural original.[Imagem: Universidade de Maryland] Supermadeira Estes engenheiros da Universidade de Maryland, nos EUA, não estão rindo à toa. Eles descobriram uma maneira de tornar a madeira mais de 10 vezes mais forte e mais resistente, criando uma substância natural que é mais forte do que o aço e até do que muitas ligas de titânio. A madeira tratada com uma técnica simples em duas etapas é forte e resistente, uma combinação que não é geralmente encontrada na natureza - ela é tão forte como o aço, mas seis vezes mais leve. É preciso 10 vezes mais energia para fraturar a supermadeira do que a madeira natural original, antes do tratamento - em termos técnicos, ela tem 10 vezes mais tenacidade, que é a resistência à tensão mecânica. Além disso, a madeira em lâminas pode ser dobrada e moldad…

Qual é o nível de segurança do seu email?

Informática Qual é o nível de segurança do seu email?Redação do Site Inovação Tecnológica -  08/02/2018 Testar segurança do email Uma equipe do JRC (Joint Research Centre), o serviço de ciência e tecnologia da Comissão Europeia, desenvolveu uma ferramenta online gratuita que permite verificar na hora a segurança do seu serviço de email. A ferramenta nasceu depois que a equipe constatou que os provedores de serviços de correio eletrônico nem sempre adotam os padrões de segurança recomendados para proteger suas comunicações ou não realizam as atualizações dos pacotes de software conforme eles são disponibilizados. A ferramenta, batizada de Mecsa (My Email Communications Security Assessment, ou avaliação de segurança das comunicações do meu email, em tradução livre), é gratuita. Como testar a segurança do seu email Para usar a ferramenta, basta inserir o seu email e digitar o captcha - deixe essa janela do navegador aberta. Uma mensagem é imediatamente enviada para o seu email, devendo en…

Painel biofotovoltaico: Células solares mais verdes

Imagem
Energia Painel biofotovoltaico: Células solares mais verdesRedação do Site Inovação Tecnológica -  09/02/2018 Em lugar de células solares de silício, as biocélulas a combustível usam algas para transformar luz do Sol em eletricidade. [Imagem: University of Cambridge] Biocélula de combustível Um novo projeto de biocélula de combustível usando algas mostrou-se cinco vezes mais eficiente do que os melhores modelos já apresentados até agora - tanto para algas como para plantas -, além de ser potencialmente mais barato para ser fabricada e mais prática de usar. Além dos painéis solares fotovoltaicos tradicionais, aparelhos biofotovoltaicos - também conhecidos como células solares biológicas ou biocélulas solares - têm surgido nos últimos anos como uma abordagem ecológica e de baixo custo para coletar energia solar e convertê-la em corrente elétrica. Essas biocélulas solares utilizam as propriedades fotossintéticas de microrganismos, como as algas, para converter a luz em corrente elétrica. …