Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 21, 2018

Mapa-múndi da acessibilidade ajudará a traçar políticas para o futuro

Imagem
Meio ambiente Mapa-múndi da acessibilidade ajudará a traçar políticas para o futuroRedação do Site Inovação Tecnológica -  18/01/2018 O mapa de acessibilidade tem uma resolução espacial de aproximadamente 1 × 1 km, abrange de 60° Sul a 85° Norte e mostra o tempo de viagem para a cidade com a menor jornada a partir de qualquer ponto.[Imagem: OpenStreetMap] Acessibilidade Mais de 80% das pessoas - 5,88 bilhões de indivíduos - moram a apenas uma hora de viagem de uma cidade. No entanto, a acessibilidade não é distribuída de forma igual no espectro de desenvolvimento. Enquanto as pessoas vivem a uma hora de uma cidade em mais de 90% dos casos nos países de alta renda - concentrados na Europa e América do Norte - nos países de baixa renda esse valor é de 50,9% - concentrados na África subsaariana. Esses dados, divulgados na forma de um mapa global de tempo de viagem para as cidades, são resultado do trabalho de uma equipe de pesquisadores liderada pelo Centro Conjunto de Pesquisa (JRC), o …

Tabela Periódica Monoatômica - Um guia para sintetizar materiais 2D

Imagem
Nanotecnologia Tabela Periódica Monoatômica - Um guia para sintetizar materiais 2DRedação do Site Inovação Tecnológica -  17/01/2018 Pelo menos 45 metais podem dar origem a materiais similares ao grafeno. [Imagem: J. Nevalaita/University of Jyväskylä] Atlas dos materiais monoatômicos Quando, passada a surpresa da descoberta do grafeno, começaram a surgir similares, como fosforeno, estaneno, germaneno e siliceno, ficou claro que estávamos vendo apenas a ponta do icebergue dos materiais unidimensionais. E, para explorar um novo mundo, nada melhor do que um mapa, afirmam Janne Nevalaita e Pekka Koskinen, da Universidade Jyvaskyla, na Finlândia. A dupla estudou elemento por elemento da tabela periódica e calculou quais deles podem teoricamente dar origem a materiais na forma de monocamadas atômicas estáveis. O resultado é o que eles chamam de um "atlas" com as propriedades teóricas desses materiais bidimensionais, que podem ser formados por uma série de elementos metálicos - pel…

Avião gira as asas de forma independente

Imagem
Mecânica Avião gira as asas de forma independenteRedação do Site Inovação Tecnológica -  16/01/2018
Modos de voo do drone com asas principais controladas de forma independente.[Imagem: KAIST] Asas giratórias Engenheiros coreanos desenvolveram um veículo aéreo capaz de controlar as asas principais de forma independente durante o voo. O protótipo é um pequeno avião de controle remoto, batizado do Nsphere, mas a equipe está animada com que seus novos conceitos possam chegar aos aviões de grande porte. "O drone Nsphere pode ser usado em vários campos, incluindo transporte aéreo, veículos aéreos militares, vigilância, gerenciamento geral de segurança e serviços de entrega de logística. O controle separado e independente das asas principais nos dá a chance de empregar técnicas de voo variadas e efetivas. Imagine um caça a jato capaz de fugir de um míssil controlando separadamente as asas principais. Apenas um pouco de controle pode ser suficiente para escapar. Nosso mecanismo de voo é …

Corrente elétrica é guiada por luz girante

Imagem
Energia Corrente elétrica é guiada por luz giranteRedação do Site Inovação Tecnológica -  16/01/2018 O dispositivo inédito, capaz de pode mudar a direção de uma corrente sem o uso de uma tensão elétrica, foi fabricado com uma película fina de um material isolante topológico chamado seleneto de bismuto, depositado sobre um guia de ondas óptico feito de silício.[Imagem: Siyuan Luo et al. - 10.1038/s41467-017-02264-y] Fotocorrente Nas células solares e nos sensores das câmeras fotográficas, a luz gera uma corrente elétrica ao incidir sobre um material semicondutor. Para coletar essa corrente elétrica, chamada fotocorrente, é necessária uma tensão elétrica externa para forçar a corrente a fluir em apenas uma direção. Siyuan Luo e seus colegas da Universidade de Minnesota, nos EUA, descobriram agora como controlar a direção da fotocorrente sem precisar da tensão elétrica - eles usaram apenas luz. A corrente é direcionada pelo spin dos fótons, ou seja, pelo modo com que as partículas de luz…

Moléculas giroscópicas formam cristais sólidos cheios de movimento

Imagem
Materiais Avançados Moléculas giroscópicas formam cristais sólidos cheios de movimentoRedação do Site Inovação Tecnológica -  16/01/2018 A molécula gira a até 50 bilhões de RPS (rotações por segundo). [Imagem: Kendall Houk Laboratory/UCLA] Máquina molecular Fazer nanomáquinas para atuarem dentro do corpo humano e curarem doenças é uma grande ideia, mas é mais fácil imaginar do que fazer. Máquinas como geralmente as concebemos dependem de peças móveis rígidas, o que é difícil de fazer com estruturas biológicas, tipicamente moles e macias - e molhadas. Os cristais sólidos são alternativas interessantes para construir mecanismos. O problema é que as moléculas em seu interior estão tão juntas que não há espaço para qualquer movimento. Isso significa que, apesar de sua força e durabilidade, os cristais têm sido ignorados quanto a qualquer função possível como máquinas moleculares. Mas isso agora vai mudar, graças a um cristal com moléculas livres, que giram como se fossem giroscópios. O cr…

Chips flexíveis são montados como Lego

Imagem
Informática Chips flexíveis são montados como LegoRedação do Site Inovação Tecnológica -  15/01/2018 Equipamento pega os blocos fundamentais (fileira embaixo, em primeiro plano) e os deposita diretamente no substrato flexível (em cima). [Imagem: Sohail F. Shaikh/KAUST] Eletrônica de montar Os circuitos eletrônicos, incluindo chips como os processadores de computadores e celulares, são fabricados usando uma técnica chamada litografia, em que feixes de luz são usados para entalhar os componentes em pastilhas de silício. Uma equipe da Universidade Rei Abdullah, na Arábia Saudita, está propondo uma estratégia bem mais simples e mais versátil para construir sistemas eletrônicos: Fabricar os circuitos integrados a partir de componentes que são montados como se fossem blocos de Lego. "Essa abordagem plug-and-play é absolutamente disruptiva. Esse método único de montagem cria opções completamente novas para os processos de fabricação desses sistemas eletrônicos," garante o pesquisad…

Você ainda ouvirá falar de um "Vale do Niobato de Silício"

Imagem
Eletrônica Você ainda ouvirá falar de um "Vale do Niobato de Silício"Redação do Site Inovação Tecnológica -  15/01/2018 Microfotografias mostram a precisão obtida em um material que até agora resistia à fabricação de componentes miniaturizados.[Imagem: Mian Zhang et al. - 10.1364/OPTICA.4.001536] Niobato de Lítio Você nunca ouviu falar de um "Vale do Niobato de Lítio", mas a revolução em andamento na fotônica já justificaria homenagear esse material, a exemplo do "Vale do Silício", localizado na Califórnia. O niobato de lítio já é um dos materiais ópticos mais utilizados, conhecido por suas propriedades eletro-ópticas, o que significa que ele pode converter sinais eletrônicos em sinais ópticos de forma eficiente. Os moduladores de niobato de lítio são a espinha dorsal das telecomunicações modernas, convertendo dados eletrônicos em informações ópticas no final dos cabos de fibra óptica. Mas é notoriamente difícil miniaturizar componentes de alta qualidade …

Vento terrestre transporta oxigênio para a Lua

Imagem
Espaço Vento terrestre transporta oxigênio para a LuaRedação do Site Inovação Tecnológica -  12/01/2018 O "vento terrestre" dispara íons de oxigênio em alta velocidade contra o solo lunar. [Imagem: Kentaro Terada et al. - 10.1038/s41550-016-0026] Geocauda Nosso planeta possui uma gravisfera, a área em torno da Terra onde a gravidade terrestre supera a gravidade dos corpos celestes vizinhos, impedindo que os gases da atmosfera - e outros objetos - escapem para o espaço. Além disso, a Terra está protegida do vento solar e dos raios cósmicos por um campo magnético planetário, que ajuda a redirecionar e confinar as partículas atômicas. Contudo, no lado noturno da Terra - do lado oposto ao Sol - o campo magnético do planeta estende-se como uma cauda de cometa, criando uma estrutura parecida com uma flâmula, chamada geocauda. No centro da geocauda há uma área de plasma quente parecida com uma folha. Kentaro Terada e seus colegas da Universidade de Osaka, no Japão, conseguiram agor…

Rede neural vai adivinhar palavra antes que você fale

Imagem
Informática Rede neural vai adivinhar palavra antes que você faleRedação do Site Inovação Tecnológica -  10/01/2018 As redes neurais com reservatório simplificam drasticamente o processo de treinamento, que pode levar meses nas redes convencionais. [Imagem: Chao Du et al. - 10.1038/s41467-017-02337-y] Rede neural de memoristores As redes neurais feita com memoristores - componentes eletrônicos que retêm uma memória do que lhes ocorreu anteriormente - prometem melhorar dramaticamente a eficiência do aprendizado de máquina, da inteligência artificial e dos computadores neuromórficos, que trabalham de forma mais parecida com o cérebro humano. Uma demonstração de que isso está mais perto da realidade do que se imagina acaba de ser dada por Chao Du e seus colegas da Universidade de Michigan, nos EUA. Eles construíram uma rede neural em hardware, chamada "sistema de computação de reservatórios", que consegue prever palavras e números que virão a seguir em um texto escrito - e o pr…

Primeiro passo rumo a robôs do tamanho de células

Imagem
Robótica Primeiro passo rumo a robôs do tamanho de célulasrobos-celulares -  12/01/2018 Os exoesqueletos das nanomáquinas estão prontos - falta agora colocar carga útil a bordo. [Imagem: Marc Miskin/Cornell University] Robôs de tamanho celular Uma equipe da Universidade de Cornell, nos EUA, criou um exoesqueleto em escala microscópica que pode mudar rapidamente de forma ao detectar mudanças químicas ou térmicas em seu ambiente. Uma vez equipadas com cargas eletrônicas, fotônicas e químicas - algo que ainda não foi feito - essas máquinas em microescala poderão se tornar uma plataforma para a robótica na escala de tamanho dos microrganismos biológicos. "É um primeiro passo em direção aos robôs de tamanho celular," disse o pesquisador Marc Miskin citando como possibilidades máquinas de dimensões celulares que mudam de formato, conduzem eletricidade e fazem sensoriamento ambiental. "Nós estamos tentando construir o que você pode chamar de 'exoesqueleto' para a eletr…

Fios reconfiguráveis evitarão que processadores fiquem obsoletos

Imagem
Eletrônica Fios reconfiguráveis evitarão que processadores fiquem obsoletosRedação do Site Inovação Tecnológica -  11/01/2018 Os experimentos dos componentes reconfiguráveis foram feitos no material ferroelétrico manganeto de érbio (ErMnO3).[Imagem: Megan Holtz/Dennis Meier/Emily Falco]








Hardware atualizável Que tal atualizar, em vez de substituir, circuitos eletrônicos obsoletos no interior dos chips? Se esta tecnologia já estivesse disponível, enfrentar o recém-descoberto e desastroso bug em todos os processadores de computador do mundo seria uma tarefa bem mais rápida e mais barata. A boa notícia é que hardwares verdadeiramente reconfiguráveis não são mais assunto de ficção, conforme demonstraram Julia Mundy e seus colegas da Universidade de Cornell, nos EUA. Julia construiu seu circuito reconfigurável tirando proveito das propriedades eletrônicas incomuns das paredes de domínio, as interfaces entre materiais com diferentes tipos de ordenamento elétrico. Aplicar uma tensão elétrica …

Novo sensor de profundidade torna carros autônomos mais seguros

Imagem
Mecânica Novo sensor de profundidade torna carros autônomos mais segurosRedação do Site Inovação Tecnológica -  11/01/2018 Comparação da nova tecnologia com o sistema padrão usado no Kinect. Da esquerda para a direita, a imagem original, a abordagem usada pelo Kinect, a abordagem GHz padrão usada pela equipe e o resultado final com a nova técnica.[Imagem: Achuta Kadambi/Ramesh Raskar] Detecção de profundidade Um dos grandes desafios técnicos para os carros sem motorista é o cálculo de profundidade, que permite que suas câmeras calculem com precisão a distância de cada objeto em particular, separando, por exemplo, uma "tartaruga" reflexiva de sinalização no meio do asfalto de uma guia no próximo cruzamento. Achuta Kadambi e Ramesh Raskar, do MIT, nos EUA, acabam de revolucionar essa técnica de processamento de profundidade, aumentando sua resolução em nada menos do que 1.000 vezes. Além disso, a nova abordagem promete medições de distância precisas através da neblina, o que t…