Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 7, 2018

Água líquida mais fria do mundo chega a -42 graus

Imagem
A água super-resfriada é um componente importante do clima terrestre.[Imagem: NASA]
Meio ambiente







Água líquida mais fria do mundo chega a -42 grausCom informações da APS -  08/01/2018 Água que não congela abaixo de zero A água nem sempre se congela quando a temperatura atinge zero grau Celsius. Sob certas condições, a água líquida pode ser "super-resfriada" a temperaturas inferiores a -40º C. Foi este fenômeno que ajudou a consertar alguns modelos climáticos do IPCC e permitiu demonstrar que o gelo na Antártica cresce de baixo para cima. No entanto, os cientistas ainda não sabem exatamente qual é a menor temperatura em que a água pode continuar em estado líquido. Agora, uma equipe alemã desenvolveu uma nova técnica para medir a temperatura de gotas de água de tamanho micrométrico, na qual a temperatura é medida em função dos diâmetros das gotículas. Isto permitiu observar a água líquida a até -42.55º C, a menor temperatura da água medida até hoje. Água super-resfriada Claudia…

Lente plana foca todas as cores sem aberração

Imagem
Materiais Avançados Lente plana foca todas as cores sem aberraçãoRedação do Site Inovação Tecnológica -  09/01/2018 Esta metalente plana é a primeira lente única que pode focar todo o espectro visível da luz - incluindo a luz branca - no mesmo local e em alta resolução.[Imagem: Jared Sisler/Harvard SEAS] Lente plana Metalentes - superfícies planas que utilizam nanoestruturas para focar a luz - prometem revolucionar a óptica, substituindo as volumosas lentes de vidro curvas atuais por uma superfície simples e plana. O grande desafio que permanecia por ser vencido era fazer com que essas metalentes conseguissem lidar bem com um amplo espectro de luz. Focalizar todo o espectro visível e a luz branca - a combinação de todas as cores do espectro - é difícil porque cada comprimento de onda se move através dos materiais em velocidades diferentes. Os comprimentos de onda vermelhos, por exemplo, movem-se através do vidro mais rapidamente que o azul, de forma que as duas cores não alcançam o po…

Brasileiro elucida enigma para geração de energia por fusão nuclear

Imagem
Energia Brasileiro elucida enigma para geração de energia por fusão nuclearCom informações da Agência Fapesp -  09/01/2018 O ITER, primeiro protótipo de reator de fusão nuclear, será um laboratório, não produzindo eletricidade para a rede. [Imagem: ITER] Desafio da fusão nuclear Com as mais recentes esperanças depositadas na fusão nuclear sem radiação, a busca por domar o processo de geração de energia das estrelas continua dependendo não apenas da solução de problemas de engenharia, mas também de muito conhecimento fundamentado em ciência básica. A geração controlada e regular de energia por meio da fusão nuclear, com a conversão de hidrogênio em hélio, reproduzindo na Terra, em pequena escala, o que ocorre no Sol e em outras estrelas, é uma das grandes promessas tecnológicas para as próximas décadas. O maior protótipo de reator de fusão nuclear, o ITER - cujo nome significa "o caminho", em latim -, por exemplo, um megaprojeto internacional de €20 bilhões, não conseguirá fo…

Nova tecnologia dessaliniza água do mar com menos energia

Imagem
Meio ambiente Nova tecnologia dessaliniza água do mar com menos energiaCom informações da Agência Fapesp -  09/01/2018 Célula eletroquímica usando os carvões desenvolvidos no Brasil. [Imagem: Luis Ruotolo/Ufscar] Dessalinização capacitiva Para extrair sal da água do mar ou água salobra de reservatórios subterrâneos, a tecnologia mais utilizada atualmente é a osmose reversa. O processo é considerado de alto custo pelo material utilizado e pelo gasto com energia elétrica: uma bomba de alta pressão força a água a passar por uma membrana polimérica, que retém os sais. Uma alternativa de dessalinização, com menor gasto de energia, é o processo de deionização capacitiva, que utiliza carvões ativados com poros nanométricos (1 nanômetro equivale a 1 milímetro dividido por 1 milhão) para retirada da salinidade da água. Químicos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) acabam de desenvolver carvões com características que os tornam perfeitos para essa aplicação. "Eles são semelhantes…

NASA desenvolve novo instrumento para procurar vida fora da Terra

Imagem
Espaço NASA desenvolve novo instrumento para procurar vida fora da TerraRedação do Site Inovação Tecnológica -  08/01/2018 O aparelho também terá usos na Terra, da biópsia de câncer à análise de alimentos. [Imagem: M. Nurul Abedin/NASA Langley Research Center] Detector de vida extraterrestre Engenheiros da NASA e da Universidade do Havaí desenvolveram um instrumento de espectroscopia inovador para ajudar na busca pela vida extraterrestre. Embora nenhuma evidência de vida fora da Terra tenha sido encontrada até agora, a procura de evidências de vida presente ou passada em outros planetas continua a ser uma parte importante do Programa de Exploração Planetária da NASA. O novo instrumento foi projetado para detectar compostos e minerais associados à atividade biológica mais rapidamente e com maior sensibilidade do que os instrumentos atuais, além de ser pequeno o suficiente para ser embarcado em sondas e robôs espaciais. O aparelho otimiza uma técnica analítica conhecida como microespect…

Componentes de potência verticais reduzem drasticamente perda de energia

Imagem
Eletrônica Componentes de potência verticais reduzem drasticamente perda de energiaRedação do Site Inovação Tecnológica -  08/01/2018 Com base no obtido até agora, a equipe acredita ser possível chegar à faixa dos 3.300 a 5.000 volts. [Imagem: Yuhao Zhang] Nitreto de gálio A eletrônica de potência, responsável por modificar voltagens ou converter entre corrente contínua e alternada, está por todo lado - é ela que compõe o carregador do seu celular e a fonte do seu computador, por exemplo. Ocorre que a conversão de energia é intrinsecamente ineficiente: um conversor de energia nunca disponibilizará na saída a mesma potência que você lhe forneceu na entrada. Recentemente, começaram a chegar ao mercado conversores de energia feitos de nitreto de gálio, com maiores eficiências e tamanhos menores do que os conversores convencionais, feitos à base de silício. O problema é que eles só conseguiam lidar com tensões de até 600 volts, o que limita sua aplicação nos eletrônicos domésticos, que in…

Como o futebol de robôs está ajudando a revolucionar a robótica

Imagem
Robótica Como o futebol de robôs está ajudando a revolucionar a robóticaCom informações da Agência Brasil -  25/10/2017 Robôs jogadores de futebol de projeto livre estão ajudando a mudar a área inteira da robótica, indo muito além da sua aparência de entretenimento.[Imagem: Felix Oprean/Uni Bonn]








Aprendizado de robôs Um projeto desenvolvido pelas universidades de Campinas (Unicamp) e Federal de São Paulo (Unifesp) está usando simuladores de alta-fidelidade para desenvolver algoritmos de aprendizagem, que são a seguir transferidos para robôs reais. O trabalho destaca-se por reunir sistemas cognitivos que fazem os robôs aprenderem a enxergar as coisas, a se comportar e a tomar as decisões corretas, retransmitindo esses comportamentos e aperfeiçoando-os. "Uma das formas de aprender é por imitação e também por interação com o ambiente. O robô interage com o mundo e aprende como se comportar da melhor forma, de acordo com o que a gente quer, como correr, andar, pegar alguma coisa. A g…
Imagem
Robótica Como os humanos podem manter o controle final sobre a inteligência artificial?Com informações da EPFL -  29/12/2017 "A inteligência artificial sempre procurará evitar a intervenção humana e criar uma situação em que ela não possa ser interrompida." [Imagem: Pixabay/CC0 Creative Commons] Máquinas sem controle humano Na inteligência artificial, as máquinas realizam ações específicas, observam o resultado, adaptam seu comportamento, observam o novo resultado, adaptam seu comportamento mais uma vez, e assim por diante, aprendendo com este processo iterativo. Mas será que esse processo não pode sair fora de controle? Sim, ele pode. "A inteligência artificial sempre procurará evitar a intervenção humana e criar uma situação em que ela não possa ser interrompida," explica o professor Rachid Guerraoui, da Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça. Isso significa que, antes que a inteligência das máquinas avance muito, os engenheiros precisam impedir que as …
Imagem
Energia Painel solar do século passado é reinventadoRedação do Site Inovação Tecnológica -  28/12/2017 A grande vantagem do painel solar tipo janela dupla é que virtualmente todos os elétrons são aproveitados. [Imagem: Bell et Ramachers - 10.1016/j.joule.2017.11.007] Painel solar com gás Pesquisadores estão reinventando uma forma de coletar energia solar que havia sido aventada no início do século passado, mas que ninguém havia conseguido fazer funcionar a contento. Trata-se essencialmente de uma janela de vidro dupla cheia de gás. O painel externo é transparente e conduz eletricidade. A janela interna é revestida com um material especial, que atua como fonte de elétrons quando atingido pela luz solar - um "fotocatodo". Os dois painéis são separados por um gás inerte, como o argônio - exatamente como se encontra em janelas duplas visando isolamento acústico e térmico. Quando a luz solar atinge o painel, os elétrons são arrancados do fotocatodo e saltam através do gás para o …

Processador químico mostra capacidade de controlar máquinas moleculares

Imagem
Nanotecnologia Processador químico mostra capacidade de controlar máquinas molecularesRedação do Site Inovação Tecnológica -  05/01/2018 Ilustração do oscilador químico feito com moléculas de DNA.[Imagem: Ella Maru Studio/Cody Geary]








Computação química O sonho de construir processadores e computadores químicos está mais próximo da realidade. Niranjan Srinivas, da Universidade do Texas, nos EUA, construiu circuitos eletrônicos de nível avançado - incluindo osciladores e amplificadores - usando uma técnica com o potencial para incorporar capacidade computacional em sistemas moleculares. Além de máquinas moleculares com comportamentos mais complexos, essa técnica promete encontrar aplicações em biomedicina, fabricação de materiais avançados e na nanotecnologia. Para se ter uma ideia da importância desse avanço, ele toca em duas áreas premiadas com o Prêmio Nobel de 2017 : as máquinas moleculares e o relógio biológico humano - nosso relógio biológico é controlado por um oscilador químico,…

Falha de segurança em processadores pode tornar computadores 30% mais lentos

Informática Falha de segurança em processadores pode tornar computadores 30% mais lentosCom agências -  04/01/2018 Meltdown e Spectre Uma falha de segurança maciça e sem precedentes foi descoberta nos processadores da Intel, que equipam a quase totalidade dos notebooks e dos servidores da computação nas nuvens, além da principal fatia dos computadores pessoais. Uma segunda falha também afeta processadores de outros fabricantes. As falhas tornam acessíveis quaisquer informações nos computadores e afetam todos os processadores da Intel fabricados desde 1995. São duas falhas de segurança diferentes, que foram batizadas como Meltdown - ou fusão, em referência a um eventual acidente catastrófico em uma usina nuclear, quando o reator se funde - e Spectre - ou espectro. A falha Meltdown afeta notebooks, computadores desktop e servidores de internet com processadores Intel. Já a falha Spectre pode potencialmente afetar os processadores dos smartphones, tablets e computadores com chips da Inte…
Imagem
Robótica Microrrobôs feitos com alga tratam doença em cobaiasRedação do Site Inovação Tecnológica -  04/01/2018 Cada microrrobô é fabricado recobrindo algas espirulina com nanopartículas magnéticas, e se movem facilmente pelos líquidos corporais, como suco gástrico ou sangue. [Imagem: Xiaohui Yan et al. - 10.1126/scirobotics.aaq1155] Robô de espirulina Um enxame de microrrobôs, cada um medindo poucos milionésimos de metro de comprimento - do tamanho de uma célula sanguínea -, foram guiados magneticamente para locais específicos no interior do estômago de animais de laboratório e aplicaram medicamentos efetivos. É grande a esperança de que pequenos robôs operados remotamente possam no futuro ser projetados para diagnosticar e tratar doenças em áreas difíceis de se alcançar do corpo humano, mas a dificuldade da tarefa tem feito com que as pesquisas andem mais lentamente do que todos gostariam. Uma das maiores dificuldades é tornar os robôs biocompatíveis, para que eles não façam mal e p…