Harpa de neblina captura mais água do ar ambiente

Harpa de neblina captura mais água do ar ambiente

Harpa de neblina captura mais água do ar ambiente
Detalhe das cordas da "harpa de neblina", que otimizam a colheita de água. [Imagem: Weiwei Shi et al. - 10.1021/acsami.7b17488]









Harpa vence rede
A instalação de grandes redes ao longo de encostas e montanhas para captar água da umidade do ar atmosférico trouxe esperanças de uma via alternativa para suprir de água potável milhões de pessoas que vivem em climas áridos e semiáridos em todo o mundo.
Mas os resultados não têm sido os esperados: mesmo com altos níveis de umidade, é difícil projetar a rede ideal para lidar com as condições variáveis do ambiente.
Se os orifícios da malha forem muito grandes, as gotículas de água da neblina passam direto e não são capturadas. Se a malha for muito fina, a rede captura mais água, mas as gotículas "entopem" a malha, sem escorrer pelo coletor, interrompendo a coleta.
O recado de Weiwei Shi e seus colegas da Universidade de Tecnologia Virgínia, nos EUA, é simples: Esqueça as redes; use harpas.
A "harpa" que Shi projetou é um sistema simples de fios instalados verticalmente com intervalos regulares - como as cordas de uma harpa.
Como as gotas da água coletada precisam descer por gravidade até o coletor, nada mais natural do que remover os fios horizontais e inclinados - natural, mas ninguém havia pensado nisso antes. Como não há buracos para que a água fique presa devido à sua tensão superficial, toda ela desce, aumentando drasticamente a coleta.
Harpa de neblina captura mais água do ar ambiente
O projeto parece complicado, mas a equipe precisava de um aparelho que permitisse testar as melhores configuração de espessura e espaçamento dos fios. [Imagem: Virginia Tech]
Coleta de água potável do ar
Com o sucesso do protótipo em escala de laboratório, a equipe já construiu uma harpa maior, com 700 fios, e está colocando-a em uma região típica para a coleta de água a partir da umidade do ar ambiente, onde o rendimento poderá ser monitorado ao longo das quatro estações.
O sistema deverá custar mais caro do que as redes, já que ele precisa ser construído em módulos com bordas rígidas, para manter os fios alinhados verticalmente e devidamente espaçados. Mas a diferença de preço pode valer a pena para quem não dispõe de outras formas de conseguir água potável.
  • Água potável é extraída do ar do deserto
Bibliografia:

Fog Harvesting with Harps
Weiwei Shi, Mark J. Anderson, Joshua B. Tulkoff, Brook S. Kennedy, onathan B. Boreyko
ACS Applied Materials & Interfaces
Vol.: 10 (14), pp 11979-11986
DOI: 10.1021/acsami.7b17488

Comentários

Postagens mais visitadas