Com informações da Agência Fapesp

Com informações da Agência Fapesp -  

Livro gratuito traz nomenclatura oficial da físico-química em português
O livro eletrônico Grandezas, Unidades e Símbolos em Físico-Química está sendo disponibilizado pela Sociedade Brasileira de Química.[Imagem: Divulgação]
Grandezas de físico-química
Estudantes, professores e pesquisadores já podem ter acesso à nomenclatura oficial da físico-química em português.
O livro "Grandezas, Unidades e Símbolos em Físico-Química", conhecido como o "Livro Verde da IUPAC", foi traduzido para o português e está disponível para download gratuito - a IUPAC é a União Internacional de Química Pura e Aplicada.
Em formato de livro eletrônico, com 272 páginas e a perspectiva de uma edição interativa no futuro, o Livro Verde traz uma compilação dos nomes, símbolos e unidades recomendados para grandezas físico-químicas.
O principal objetivo é assegurar que haja ampla concordância no uso de nomes e símbolos para as diferentes grandezas, facilitando os intercâmbios internacionais tanto em ciência como em tecnologia.
"Além de extensas listas de nomes, símbolos e unidades de grandezas de diferentes áreas da físico-química ou a ela relacionadas, também constam recomendações sobre como grafar corretamente os símbolos de grandezas e os de unidades de medida, para que possam ser distinguidos. Estão também incluídas tabelas de valores de constantes fundamentais, fatores de conversão e de algumas propriedades de partículas, elementos e nuclídeos," detalhou o professor Romeu Cardozo Rocha Filho, da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), que ajudou a coordenar a tradução do trabalho para o português.
O livro Grandezas, Unidades e Símbolos em Físico-Química está sendo disponibilizado no Brasil pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ).

Comentários

Postagens mais visitadas