Brasil apresenta esforço de inovação à comunidade internacional

Brasil apresenta esforço de inovação à comunidade internacional

Congresso de empreendedorismo
InovAtiva Brasil, programa de aceleração de startups do Ministério da Indústria e Comércio (MDIC) e do Sebrae, foram apresentados à comunidade internacional durante a 10ª edição do Global Entrepreneurship Congress(GEC) em Istambul.
O evento, que reúne representantes de 170 países, é um dos maiores eventos de empreendedorismo do mundo. Durante o encontro, empresários, investidores, pesquisadores e formuladores de políticas públicas debatem medidas para o desenvolvimento econômico e o fortalecimento do ecossistema de inovação e de empreendedorismo.
O diretor de Inovação e Propriedade Intelectual do MDIC, Igor Nazareth, falou dos desafios enfrentados para estruturar o InovAtiva Brasil e apontou os principais resultados do programa.
"Em cinco anos, recebemos mais de oito mil projetos e oferecemos capacitação e mentoria para 1.400 startups. Desse total, 646 empresas foram aceleradas. Investimos pouco mais de R$ 6 milhões no InovAtiva e as startups aceleradas captaram mais de seis vezes desse valor. Sem dúvida, é um resultado bastante positivo," disse.
Iniciativas nacionais
O Brasil também participou da mesa Startup Nation Ministerial", composta por representantes de 25 países. O grupo discutiu os principais desafios para o fortalecimento do ecossistema de capital de risco, essencial para o desenvolvimento de empresas inovadoras. Também debateu a importância de se incentivar as empresas de alto crescimento, como são chamadas as firmas que ampliaram em média 20% o número de empregados durante três anos consecutivos e tinham, ao menos, dez trabalhadores assalariados no início do triênio.
"O evento é uma oportunidade para conhecer iniciativas de outros países e entender que algumas das dificuldades que enfrentamos são comuns. Estamos no caminho certo com o InovAtiva Brasil e também com o StartOut Brasil, nosso programa de internacionalização de startupsrealizado em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, Apex-Brasil, Sebrae e Anprotec," disse Nazareth.
Lançado em 2013, o InovAtiva Brasil é um programa gratuito de aceleração de startups. Podem participar empresas em estágio de validação, operação e tração. O programa conta com mais de 700 mentores voluntários, com representantes de grandes empresas como Google, Microsoft, Samsung, Siemens e Embraer.

No ano passado, o programa foi escolhido pela OCDE como referência internacional de inovação no setor público.
CP2

Postagens mais visitadas deste blog

Projetos Pyramon

Cartilha dos Impostos Municipais

Memória magnética ultrarrápida gravada com luz