Qual é o nível de segurança do seu email?

Informática

Qual é o nível de segurança do seu email?

Testar segurança do email
Uma equipe do JRC (Joint Research Centre), o serviço de ciência e tecnologia da Comissão Europeia, desenvolveu uma ferramenta online gratuita que permite verificar na hora a segurança do seu serviço de email.
A ferramenta nasceu depois que a equipe constatou que os provedores de serviços de correio eletrônico nem sempre adotam os padrões de segurança recomendados para proteger suas comunicações ou não realizam as atualizações dos pacotes de software conforme eles são disponibilizados.
A ferramenta, batizada de Mecsa (My Email Communications Security Assessment, ou avaliação de segurança das comunicações do meu email, em tradução livre), é gratuita.
Como testar a segurança do seu email
Para usar a ferramenta, basta inserir o seu email e digitar o captcha - deixe essa janela do navegador aberta. Uma mensagem é imediatamente enviada para o seu email, devendo então ser respondida - basta clicar em responder e enviar, sem precisar digitar nada.
Assim que o email é respondido, a análise é realizada, com os resultados sendo apresentados na mesma página que você deve ter deixado aberta. Basta então ler o relatório, disponível em alemão, espanhol, francês, inglês e italiano - a seleção pode ser feita no alto da página. A equipe promete versões em todos os idiomas europeus - português inclusive - até o final do ano.
O programa avalia a confidencialidade das mensagens (o risco de suas mensagens serem lidas por terceiros que a interceptem), o risco de phishing e roubo de identidade e a integridade das mensagens.

A ferramenta pode ser acessada no endereço https://mecsa.jrc.ec.europa.eu.

Comentários

Postagens mais visitadas