Estrela tem sete planetas rochosos com muita água

Espaço

Estrela tem sete planetas rochosos com muita água

Estrela tem sete planetas rochosos com muita água
Esta ilustração mostra os sete planetas da estrela TRAPPIST-1. A imagem não mostra as órbitas dos planetas em escala, mas destaca a possível aparência, com base em dados reais, das superfícies desses mundos. [Imagem: NASA/JPL-Caltech]
Exoplanetas rochosos
Pode não ser o exoplaneta potencialmente habitável mais próximo de nós, mas o TRAPPIST-1e é até agora o que é mais parecido com a Terra em termos de tamanho, densidade e a quantidade de radiação que recebe da sua estrela.
E, mais do que isso, ele está bem acompanhado: a pequena estrela TRAPPIST-1 tem sete planetas que estão chamando a atenção dos astrônomos desde que o sistema planetário foi descoberto pelo telescópio que lhe deu o nome (TRAPPIST: Transiting Planets and Planetesimals Small Telescope).
Agora, uma equipe internacional liderada pela Universidade de Berna, na Suíça, reuniu todos os dados já coletados sobre o sistema, usando diversos telescópios, inclusive o ESO e o Hubble, para calcular a massa dos sete planetas.
Com o nível de precisão alcançado, começou a ser possível avaliar a densidade e a composição dos sete planetas, e foi aí que surgiu a principal novidade: todos os sete planetas da estrela TRAPPIST-1 são rochosos como a Terra - e não gasosos como Júpiter ou Saturno - e podem conter até 5% de água. Essa informação é crucial para se avaliar a habitabilidade de um exoplaneta.
Estrela tem sete planetas rochosos com muita água
Esta ilustração mostra os sete planetas da estrela TRAPPIST-1 em comparação com a Terra, em primeiro plano. [Imagem: ESO/M. Kornmesser]
Planetas aquosos
O 1e é o único da família que é mais denso do que a Terra, e os dados não permitem descartar a existência de água em estado líquido em sua superfície.
Pelo menos cinco dos planetas de menor massa têm uma cobertura de substâncias voláteis - uma atmosfera -, oceanos ou camadas de gelo.
A água pode ser responsável por até 5% de sua massa - para comparação, a água representa apenas 0,02% da massa da Terra. Isto significa que cada um desses planetas pode conter o equivalente a 250 vezes o volume de água de todos os oceanos da Terra, confirmando a suspeita de que a maioria dos exoplanetas classificados como habitáveis podem não ter terra seca.
  • Os sete planetas mais extremos já descobertos

Bibliografia:

The nature of the TRAPPIST-1 exoplanets
Simon Grimm et al.
Astronomy & Astrophysics
Vol.: In Press

Comentários

Postagens mais visitadas