Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 17, 2017

Feliz Natal

Imagem
Feliz Natal e um próspero Ano Novo! é o que deseja toda equipe BLACK BOX

Feliz Natal

Imagem

Feliz Natal

Imagem

Mecânica quântica em sistema biológico demonstrada pela primeira vez

Imagem
Nanotecnologia Mecânica quântica em sistema biológico demonstrada pela primeira vezRedação do Site Inovação Tecnológica -  18/12/2017 Esquema do complicado aparato para demonstração do entrelaçamento quântico em um sistema biológico. [Imagem: Siyuan Shi et al. - 10.1038/s41467-017-02027-9] Vida quântica O pioneiro da mecânica quântica, Erwin Schrödinger, já se perguntava - 75 anos atrás - se o mundo misterioso dessa física muito diferente das nossas intuições, que ele ajudou a criar, desempenharia também um papel na biologia. Desde então, a resposta definitiva - que muitos já apostavam ser sim - esperava por demonstrações práticas inequívocas. Siyuan Shi e seus colegas da Universidade Northwestern, nos EUA, finalmente obtiveram essa comprovação ao criar um emaranhamento quântico - ou entrelaçamento - em um sistema biológico. A técnica usada no experimento promete abrir novos caminhos para a compreensão fundamental da biologia e da vida e, eventualmente, produzir sistemas mais resilien…

Laser que emite átomos em vez de luz próximo da realidade

Imagem
Energia Laser que emite átomos em vez de luz próximo da realidadeRedação do Site Inovação Tecnológica -  19/12/2017 Equipamento usado para separar os diferentes estágios de resfriamento no espaço, em vez de no tempo. [Imagem: UVA]








Laser atômico O laser já foi apontado como uma das invenções de mais longo alcance da nossa era tecnológica. A expectativa é que um futuro laser atômico - um laser no qual as ondas de luz são substituídas pelas ondas quânticas dos átomos - possa ter aplicações igualmente importantes, por exemplo, na construção de relógios ultraprecisos, na litografia, em imageamento e, a bem dizer, em um número ainda não imaginado de aplicações. Em um laser comum, as ondas de luz formam um estado coerente: quando essas ondas saem do laser, elas oscilam exatamente da mesma maneira, com a mesma frequência e na mesma fase. A mecânica quântica nos diz que as partículas de que somos feitos - quarks, elétrons e até mesmo átomos inteiros - também possuem propriedades semelhantes a …

Enguia inspira gerador elétrico que produz mais de 100V

Imagem
Robótica Enguia inspira gerador elétrico que produz mais de 100VRedação do Site Inovação Tecnológica -  19/12/2017 O gerador flexível e transparente imita o processo de produção de eletricidade da enguia. [Imagem: Thomas B. H. Schroeder et al. - 10.1038/nature24670] Gerador biocompatível Um gerador elétrico inspirado na enguia elétrica não apenas é flexível e biocompatível, como também pode gerar mais de 100 volts. Isso o torna uma fonte de energia promissora para implantes médicos. Thomas Schroeder, da Universidade de Friburgo, na Suíça, afirma que sua criação também poderá ser usada em dispensadores de medicamentos de vestir ou implantáveis, lentes de contato para realidade aumentada e inúmeras outras possibilidades. Enguia artificial Os elementos principais do gerador flexível são "células" feitas de hidrogel e sal. Um dos segredos para a produção de eletricidade pela enguia é um fenômeno chamado transporte transmembranar. Seus órgãos elétricos especializados contêm milhar…

Rumo ao melhor vidro do mundo

Imagem
Materiais Avançados Rumo ao melhor vidro do mundoCom informações da Agência Fapesp -  19/12/2017 Amostra de coesita (cinza) envolta no mineral eclogito. A intrusão colorida é piroxeno, um silicato, e o rebordo cristalino é dióxido de silício. [Imagem: Ag.Fapesp/Divulgação]








Coesita A busca pela fabricação do "melhor vidro possível" - um vidro de alta densidade e resistência - está encontrando inspiração em um mineral natural que é formado sob condições extremas. O mineral coesita é um óxido de silício, ou sílica (SiO2), muito especial porque só é formado sob altíssimas pressões, cerca de 10 mil vezes mais do que a pressão atmosférica terrestre. Isso ocorre, por exemplo, no impacto de corpos celestes, como cometas, meteoros ou meteoritos, em uma explosão nuclear ou no afloramento do manto terrestre - que se estende de 30 quilômetros a quase 3 mil quilômetros abaixo da crosta. "Coesita é dióxido de silício. Sua composição química é a mesma do quartzo. A diferença é que a a…

Impressão 3D volumétrica produz peça inteira em 10 segundos

Imagem
Mecânica Impressão 3D volumétrica produz peça inteira em 10 segundosRedação do Site Inovação Tecnológica -  18/12/2017 A peça é projetada a laser no interior da resina, como se fosse um holograma.[Imagem: Maxim Shusteff/LLNL] Impressão 3D volumétrica Embora a manufatura aditiva, mais conhecida como impressão 3D, esteja permitindo criar peças com designs nunca antes possíveis, o impacto da tecnologia tem sido limitado pela característica impressão em camadas, que pode levar horas ou dias para produzir peças tridimensionais, dependendo da complexidade. Essa limitação agora começou a ser derrubada graças a uma técnica de impressão 3D que usa imagens projetadas a laser como se fossem hologramas. A resina que será usada para fazer a peça fica em estado líquido dentro de um vidro transparente. Então, três feixes de laser cruzam-se no interior da resina, definindo a geometria do objeto a ser fabricado. Onde os lasers se cruzam a luz atinge uma intensidade suficiente para que a resina se cure…

Fotossíntese artificial produz etileno limpo dia e noite

Imagem
Energia Fotossíntese artificial produz etileno limpo dia e noiteRedação do Site Inovação Tecnológica -  18/12/2017 A equipe agora pretende ampliar a produção de etileno e usar a técnica para produzir combustíveis líquidos, como etanol e propanol. [Imagem: NUS] Etileno solar Uma equipe da Universidade Nacional de Cingapura (NUS) desenvolveu um protótipo de reator que imita a fotossíntese natural para produzir etileno usando apenas luz solar, água e dióxido de carbono. O etileno, que é o bloco básico do polietileno, é uma substância química produzida em grandes quantidades para fabricação de plásticos, borracha e fibras. A demanda global da substância deverá exceder 220 milhões de toneladas até 2020. A produção industrial atual de etileno emprega o craqueamento de combustíveis fósseis a vapor entre 750 °C e 950 °C, o que consome uma grande quantidade de energia e deixa uma pegada de carbono significativa, emitindo cerca de duas toneladas de dióxido de carbono (CO2) por cada tonelada de …

Entenda a neutralidade de rede e como ela funciona no Brasil

Entenda a neutralidade de rede e como ela funciona no BrasilCom informações da Agência Brasil -  16/12/2017 O que é neutralidade de rede? Neutralidade de rede é "o princípio segundo o qual o tráfego da internet deve ser tratado igualmente, sem discriminação, restrição ou interferência, independentemente do emissor, recipiente, tipo ou conteúdo, de forma que a liberdade dos usuários de internet não seja restringida pelo favorecimento ou desfavorecimento de transmissões do tráfego da internet associado a conteúdos, serviços, aplicações ou dispositivos particulares". Por exemplo, uma operadora de telefonia que também controla banda larga não pode deixar lenta ou ruim a conexão de um usuário que utilize a rede para se conectar a um serviço online de chamadas, como o Skype. A definição é da Coalizão Global pela Neutralidade de Rede, que reúne especialistas de dezenas de países. Ou seja, independentemente de o usuário usar a rede para enviar um e-mail, carregar um vídeo ou acessar…

Agência dos EUA acaba com neutralidade da rede na internet do país

Plantão Agência dos EUA acaba com neutralidade da rede na internet do paísCom informações da Agência Brasil -  15/12/2017 Neutralidade da rede A Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos (FCC) revogou a norma que instituía a obrigação da neutralidade de rede para operadoras de telecomunicações. Por três votos a dois, o colegiado, de maioria republicana, seguiu a diretriz do governo de Donald Trump de eliminar essa regulação, aprovada sob a administração de Barack Obama em 2015. A neutralidade de rede é um princípio segundo o qual as empresas que controlam infraestruturas de telecomunicações por onde ocorre o tráfego de dados da internet - cabos de telefone, de TV paga, satélites, antenas de transmissão de sinal de celular - não podem tratar de forma discriminatória as informações que circulam nesses espaços. Em outras palavras, uma operadora de telefonia que também controla banda larga não pode deixar lenta ou ruim a conexão de um usuário que utilize a rede para se conectar …

Brasil precisa de projeto de reindustrialização

Plantão Brasil precisa de projeto de reindustrializaçãoCom informações da Agência Fapesp -  11/12/2017 Direto para versão 4.0? O Brasil precisa implementar urgentemente um projeto de reindustrialização com ênfase em indústria 4.0, como é definida a integração na indústria de transformação com tecnologias como Big Data, inteligência artificial e Internet das Coisas, entre outras, com o objetivo de aumentar o nível de automação e possibilitar novas formas de organização dos sistemas de produção. A avaliação foi feita por participantes do 1º Congresso Brasileiro de Indústria 4.0, realizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) em parceria com o Ciesp, Senai e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). O evento reuniu representantes de empresas e de agências de fomento à pesquisa, desenvolvimento e inovação, com o objetivo de discutir como o Brasil pode construir vantagens competitivas no contexto da indústria 4.0. Ao longo das últimas duas décadas, …

Qual é a cor do sabre de luz mais poderoso?

Imagem
Espaço Qual é a cor do sabre de luz mais poderoso?Redação do Site Inovação Tecnológica -  15/12/2017 O mestre Qui-Gon Jinn usa seu sabre de luz verde para abrir um buraco em uma porta de uma nave da Federação. [Imagem: Lucas Film/20th Century Fox/Divulgação] Cores dos sabres de luz Se você acha que sabres de luz são coisa apenas de ficção científica, está muito enganado - há pesquisas sérias envolvendo moléculas de luz, cristais de pura luz e, claro, sabres de luz. Luke Willcocks - não é Skywalker -, um estudante da Universidade de Leicester, no Reino Unido, propôs-se a descobrir qual seria o comprimento de onda da luz - a cor - que daria maior energia a um sabre de luz - se e quando ele puder ser construído. A resposta vai agradar aos aprendizes de Jedi porque calhou que a cor dos sabres de luz dos seus maiores inimigos, os Sith, parece ter a menor potência possível - os sabres de luz vermelhos têm a menor potência, enquanto os roxos prometem ser os mais poderosos. Potência de um sabr…

Com camuflagem aquática, navios passam sem fazer ondas

Imagem
Materiais Avançados Com camuflagem aquática, navios passam sem fazer ondasCom informações da Universidade Duke -  15/12/2017 Esquema do manto de invisibilidade aquática, que torna o navio invisível à água.[Imagem: Yaroslav Urzhumov/Duke University] Invisibilidade aquática Uma camuflagem aquática baseada em forças eletromagnéticas é capaz de tornar um navio "invisível para a água", o que significa reduzir o arrasto e virtualmente eliminar as ondas que ele gera e a tradicional esteira de água que se forma atrás do veículo aquático - a coisa também funciona para submarinos e barcos menores. O trabalho é baseado nos metamateriais, onde é a estrutura de um material, e não sua composição química, que dita suas propriedades. A ideia surgiu em 2011, quando pesquisadores delinearam o conceito geral de uma camuflagem aquática. Eles demonstraram matematicamente que, combinando a aceleração da água circundante com o movimento do barco, seria teoricamente possível aumentar muito a eficiê…