Postagens

Mostrando postagens de Novembro 12, 2017
Imagem
Conheça o Concreto auto adensável Uma das características do concreto auto adensável é a capacidade de compactação que ocorre por meio de seu próprio peso, dispensando o uso de vibração na operação e de alguma intervenção após o seu lançamento. Quase todos os tipos de cimento podem ser utilizados na produção do concreto auto adensável.  No entanto são adicionados aditivos minerais, plastificantes e super plastificantes e caso sejam necessários, aditivos modificadores de viscosidade. Os aditivos também precisam ser compatíveis entre si e com o cimento. Os aditivos são fundamentais para o concreto se tornar auto adensável e tem sido cada vez mais comum o seu uso. Eles modificam as propriedades mecânicas do concreto deixando-o mais trabalhável, controlam a retração plástica e térmica, agilizando a concretagem e evitando futuras patologias como as fissuras e trincas. Além disso, os aditivos super plastificantes promovem maior consistência ao concreto e reduz a quantidade de água usada no…

RICHET

Imagem

Galaxi Note8

Imagem

Reator solar gera água e oxigênio a partir do solo lunar

Imagem
Espaço Reator solar gera água e oxigênio a partir do solo lunarRedação do Site Inovação Tecnológica -  08/11/2017 O coletor solar (à esquerda) concentra toda a luz do Sol no centro do reator (direita), para fundir os minerais e produzir água.[Imagem: Thorsten Denk] Energia termossolar Para quem não gostou da ideia de basear a exploração espacial em energia nuclear, pode haver uma alternativa mais segura e mais ambientalmente correta. Thorsten Denk e seus colegas da SolarPaces, uma rede internacional de pesquisas em energia termossolar, acaba de apresentar um reator capaz de produzir água, hidrogênio e oxigênio a partir de minérios encontrados no solo lunar usando apenas energia solar. A ideia não é nova - mas a solução é. Fabricar oxigênio na Lua Em 2006 a NASA lançou um desafio que prometia US$2 milhões para quem conseguisse fabricar oxigênio a partir de recursos encontrados na Lua usando um equipamento com peso máximo de 50 quilogramas (kg). Ninguém conseguiu, mas Denk e seus colegas…

A vida pulsa continuamente - e esta balança mede essa pulsação

Imagem
Nanotecnologia A vida pulsa continuamente - e esta balança mede essa pulsaçãoRedação do Site Inovação Tecnológica -  08/11/2017 Nanobalança revela pulsação da vida ao pesar uma única célula viva.[Imagem: Martin Oeggerli/ETH Zurique/Universidade da Basileia] Nanobalanças Já existem balanças capazes de pesar moléculas individuaise até um único próton. As escalas de medição dessas superbalanças encontram-se na faixa dos attogramas (10-18grama), mas já tem gente trabalhando para medir um zeptograma(10-21 grama). Contudo, quando se trata de mexer com coisas vivas - células - as coisas são mais complicadas porque tudo é mole, molhado e não pode ser colocado em qualquer equipamento porque senão morre, destruindo toda a validade do experimento. Balança para células vivas Como a boa definição de todo problema engendra sua própria solução, David Martínez-Martín, juntamente com uma equipe da Universidade da Basileia (Suíça) e College de Londres (Reino Unido), usou tudo o que já se sabia sobre med…

Reforçador de Wi-Fi de alumínio funciona mesmo

Imagem
Informática Reforçador de Wi-Fi de alumínio funciona mesmoRedação do Site Inovação Tecnológica -  10/11/2017 Parece mesmo uma das bugigangas vistas nos vídeos do Youtube, que foram usadas como inspiração: mas os cientistas a chamam de "refletor Wi-Fi computacionalmente otimizado".[Imagem: Xia Zhou] Solução caseira generalizada É possível amplificar os sinais de Wi-Fi em sua casa ou escritório sem precisar usar outros aparelhos eletrônicos. Uma equipe da Universidade de Colúmbia, nos EUA, criou um refletor de sinais Wi-Fi simples usando uma impressora 3D. "Nós não apenas reforçamos os sinais do roteador, nós também os tornamos mais seguros," apressa-se em dizer a professora Xia Zhou. "Por meio dessa solução única, nós resolvemos uma série de desafios que atormentam os usuários dos serviços sem fios." A equipe partiu de um experimento muito comum em vídeos do tipo "Faça você mesmo" encontrados no Youtube: colocar um pedaço de papel alumínio ou uma…

Manta-Droide voa pelas águas durante 10 horas

Imagem
Robótica Manta-Droide voa pelas águas durante 10 horasRedação do Site Inovação Tecnológica -  10/11/2017 O robô usa uma mistura de propulsão ativa e passiva, graças às suas "asas" flexíveis. [Imagem: NUS] Voo aquático Esta "manta-droide" - um robô inspirado na estrutura das belíssimas raias manta, que parecem voar em vez de nadar - promete ajudar a levar os robôs submarinos a um novo patamar de eficiência. Ao contrário da maioria das espécies subaquáticas, as raias manta possuem um mecanismo de propulsão único que lhes permite cruzar águas turbulentas batendo suas barbatanas peitorais com um mínimo de esforço. Isso tem gerado grande interesse na compreensão da ciência por trás desse mecanismo com vistas à sua incorporação em veículos subaquáticos autônomos. O esforço valeu a pena - enquanto os robôs tipicamente têm que retornar à base a cada poucos minutos para recarregar, a MantaDroide nada por até 10 horas a uma velocidade de até 0,7 metro por segundo, o que sign…

Olho de inseto inspira painéis solares eficientes e belos

Imagem
Energia Olho de inseto inspira painéis solares eficientes e belosRedação do Site Inovação Tecnológica -  09/11/2017 A estrutura de suporte e separação dos olhos dos insetos deu maior durabilidade às células solares.[Imagem: Thomas Shahan/Creative Commons] Painel solar composto Colocar minúsculas células solares em uma estrutura similar às microlentes que formam o olho composto de um inseto pode ajudar a superar os obstáculos para o desenvolvimento das promissoras células fotovoltaicas de perovskita. Uma estrutura biomimética inspirada nos olhos dos insetos mostrou-se capaz de proteger essas frágeis células solares, retardando sua deterioração quando expostas ao calor, à umidade ou ao estresse mecânico. "As perovskitas são materiais promissores e de baixo custo que transformam a luz solar em eletricidade de forma tão eficiente quanto as células solares convencionais feitas de silício. O problema é que as perovskitas são extremamente instáveis e mecanicamente frágeis. Elas mal sobr…

Muco de lesma mostra como fazer plástico reutilizável

Imagem
Materiais Avançados Muco de lesma mostra como fazer plástico reutilizávelRedação do Site Inovação Tecnológica -  09/11/2017 A ideia dos pesquisadores é usar o exemplo da natureza para criar materiais plásticos que dispensem a reciclagem, bastando ser dissolvidos em água para voltar a ser matéria-prima. [Imagem: Alexander Baer et al. - 10.1038/s41467-017-01142-x] Bioinspiração A natureza está fornecendo a inspiração para o desenvolvimento de um novo tipo de polímero que pode passar de um estado gelatinoso para uma conformação muito forte, abrindo novas gamas de aplicação. A inspiração veio da observação de uma espécie de lesma conhecida como verme-aveludado (Onychophora), devido às inúmeras papilas que apresentam na superfície do corpo. Para capturar sua presa, a lesma arremessa uma secreção grudenta e mole. Contudo, quando a presa começa a fazer força para escapar, essa força faz com que a secreção endureça na forma de fios muito fortes, que selam seu triste destino. Mais do que isso,…