Postagens

Mostrando postagens de Junho 11, 2017

Fim dos subpíxeis RGB promete multiplicar a resolução das telas

Imagem
Informática Fim dos subpíxeis RGB promete multiplicar a resolução das telasRedação do Site Inovação Tecnológica -  13/06/2017
Cada píxel passa integralmente de uma cor a outra. [Imagem: Daniel Franklin et al. - 10.1038/ncomms15209] Píxel de cor contínua Esta inovação poderá de fato revolucionar as telas - de TVs, computadores, celulares e tudo o mais. Uma nova técnica permite ajustar a cor dos píxeis individualmente, fazendo a cor mudar de forma contínua. Isso elimina a necessidade dos subpíxeis - atualmente, todas as telas são feitas de píxeis formados por três subpíxeis, um vermelho, um verde e um azul. "Nós podemos fazer com que um subpíxel vermelho passe para o azul, por exemplo," explicam Daniel Franklin e Debashis Chanda, da Universidade Central da Flórida, nos EUA. O resultado é que será possível aumentar muito a densidade dos píxeis na tela, elevando a resolução para níveis inimagináveis com a tecnologia atual. E como não será mais necessário desligar subpíxeis para …

Luz se torna superfluida a temperatura ambiente

Imagem
Nanotecnologia Luz se torna superfluida a temperatura ambienteRedação do Site Inovação Tecnológica -  13/06/2017 Esquema da microcavidade orgânica onde a luz se torna um superfluido. [Imagem: Polytechnique Montreal] Luz líquida Não é novidade para ninguém que a luz pode ser interpretada como onda ou como partícula. Já o fato de que a luz também pode se comportar como um líquido, ondulando e espiralando em torno de obstáculos como a corrente de um rio em volta de uma pedra, é uma descoberta muito mais recente e que ainda é motivo de muita controvérsia. Essas propriedades "líquidas" da luz emergem em circunstâncias muito especiais, quando os fótons que formam a onda luminosa têm oportunidade de interagir uns com os outros - da mesma forma que ocorre no caso da luz solidificada. A novidade agora é que, quando a luz recebe uma espécie de "roupa de elétrons", o efeito que ocorre é muito mais dramático: a luz se torna um superfluido, fluindo sem fricção ao redor de um ob…

Medidores inteligentes rendem economias apenas modestas em residências

Imagem
Energia Medidores inteligentes rendem economias apenas modestas em residênciasRedação do Site Inovação Tecnológica -  13/06/2017 Os medidores inteligentes de eletricidade estão na ponta das chamadas redes elétricas inteligentes.[Imagem: Cortesia UCLA Smart Grid Energy Research Center] Medidores inteligentes de energia Os medidores inteligentes tiveram um efeito apenas "modesto" sobre a demanda de eletricidade residencial e o tempo de uso da energia pelos moradores - sobretudo durante os períodos de pico, quando a energia é mais cara. A conclusão é de engenheiros da Universidade de Waterloo, no Canadá, que compararam dados antes e depois da instalação dos medidores por uma empresa de distribuição em mais de 20 mil clientes domésticos no sudoeste de Ontário. Os medidores inteligentes são a primeira face de conceitos como Internet das Coisas e Cidades Inteligentes adotados em larga escala. A expectativa era que eles ajudassem a reduzir o consumo de eletricidade, sobretudo nos h…

NASA quer enxames de drones voando sem intervenção humana

Imagem
Mecânica NASA quer céus repletos de drones autônomosRedação do Site Inovação Tecnológica -  12/06/2017 A NASA quer que os drones tomem suas próprias decisões sobre quando sair do chão, voar e pousar. [Imagem: NASA] Drones autônomos A NASA selecionou três equipes de pesquisadores para desenvolverem as soluções que faltam para criar um sistema de aeronaves não-tripuladas (VANTs) sem intervenção humana. As três equipes deverão descobrir se é possível fazer, e como fazer, para atender a três objetivos. 1. Criar uma rota para a inclusão e a certificação segura de sistemas autônomos na aviação.Sistemas autônomos, como carros sem motoristas e drones autônomos, dependem de algoritmos de aprendizado de máquina que se adaptem a novos objetivos e ambientes. A ideia é desenvolver algoritmos que deem autonomia, dando confiabilidade às decisões da máquina e, em última instância, permitir que os sistemas autônomos sejam certificados - assim como os motoristas e pilotos humanos recebem carteira de mot…

Robôs virtuais vão controlar fábrica digital do futuro

Imagem
Robótica Robôs virtuais vão controlar fábrica digital do futuroRedação do Site Inovação Tecnológica -  12/06/2017 A demonstração da tecnologia, feita no último dia 29 de Maio, envolveu a fabricação da peça mostrada no detalhe à esquerda em três unidades fabris distintas. [Imagem: SMACC/Divulgação] Robôs discretos A robótica não precisará se manifestar na forma de um Bumblebee, Data, C3PO ou Exterminador, e nem mesmo de um R2D2 ou um Wall-E. Engenheiros do Centro de Pesquisas Técnicas (VTT) e da Universidade de Tampere, ambos na Finlândia, estão trabalhando em robôs bem mais discretos. São robôs que existem na forma de códigos binários, dentro dos computadores, mas que serão responsáveis por gerir fábricas inteiras - mais do que isso, de coordenar várias fábricas. Com esse "encarregado digital", nascerão o que os engenheiros chamam de fábricas virtuais, diversas unidades fabris reais que se transformam em uma só aos olhos dos seus coordenadores robóticos, produzindo bens de f…

Qubits fabricados no diamante com precisão nanométrica

Imagem
Eletrônica Qubits fabricados no diamante com precisão nanométricaRedação do Site Inovação Tecnológica -  12/06/2017 [Imagem: Tim Schröder et al. - 10.1038/ncomms15376] Bits no diamante É cada vez maior a chance de que os computadores quânticos tenham corpo e alma de diamante. Como é muito difícil lidar com os bits quânticos, várias equipes ao redor do mundo estão trabalhando com diferentes tipos de qubits - atualmente, os qubits supercondutores e os qubits de diamante são os mais promissores, embora a computação quântica no silício também esteja avançando rápido. Agora, uma equipe do MIT, da Universidade de Harvard e dos Laboratórios Sandia, todos nos EUA, desenvolveram um processo para fabricar os qubits dentro dos nanodiamantes de uma forma muito precisa - nos primeiros protótipos, os qubits ficam a apenas 50 nanômetros de distância, em média, do alvo pretendido. Fabricar o circuito, depois gravar o qubit Os qubits de diamante consistem na verdade em defeitos no interior do diamante,…
Imagem
Fractais: afinal, o que são?
Afinal, o que são os fractais?Com o advento da computação gráfica, a geometria fractal escapou do campo da matemática pura e ganhou ares de concepção artística e vedete da tecnologia de ponta.
Hoje é aplicada nas mais diversas áreas do conhecimento humano.
Só para citar alguns poucos exemplos, na Química do estado sólido, observamos avanços significativos na microcristalografia, cujos modelos fractalizados desempenham um papel preponderante no desenvolvimento de microchips cada vez mais sofisticados, lembrando que o microchip é o coração de nossos sistemas computadorizados e também da eletrônica como um todo. Também é digno de nota que os modelos fractais têm favorecido a descoberta de novos estados e processos de cristalização utilizados na purificação de ativos na indústria farmacêutica. Na prática isso representa medicamentos mais efetivos e com menor custo de produção.
Além destas duas fantásticas contribuições na ciência e na tecnologia, a geometria fr…

Misterioso sinal Uau não era de alienígenas, dizem astrônomos

Imagem
Espaço Misterioso sinal "Uau" não era de alienígenas, dizem astrônomosRedação do Site Inovação Tecnológica -  09/06/2017 O misterioso sinal foi detectado em 1977. [Imagem: Big Ear Radio Observatory/North American AstroPhysical Observatory (NAAPO)] Sinal "Uau" Astrônomos acreditam ter descoberto a origem de um dos sinais mais enigmáticos já detectados pelo homem: o chamado sinal "Uau", que muitos acreditavam ser indício de uma civilização alienígena. O sinal, com duração de 72 segundos, foi detectado em 1977, quando Jerry Ehman e seus colegas da Universidade do Estado de Ohio, nos EUA, tentavam detectar sinais de civilizações extraterrestres. O sinal, originado na Constelação de Sagitário, era tão diferente de tudo o que já havia sido detectado que Ehman escreveu "Uau" (Wow) ao lado dos resultados impressos. Desde então, inúmeros cientistas têm procurado uma explicação para o sinal, mas todos os argumentos que haviam sido levantados até agora for…

Casimira de cabras brasileiras seria a melhor do mundo - se fosse feita

Imagem
Materiais Avançados Casimira de cabras brasileiras seria a melhor do mundo - se fosse feitaCom informações da UFRRJ -  09/06/2017 Os pêlos das cabras podem render 20 vezes ou mais ao produtor do que a carne do animal. [Imagem: UFRRJ/Divulgação] Melhor casimira do mundo A casimira produzida com pêlo de cabras brasileiras poderia ser a mais fina e de melhor qualidade do mundo. Poderia, porque o Brasil tem a matéria-prima, mas não a industrializa - é tudo jogado fora. A casimira, ou lã de caxemira, é um termo genérico para alguns tecidos de lã. Originalmente feitos a partir do pêlo da cabra-da-caxemira (região na fronteira da Índia com Paquistão), é uma lã de alto valor. "Não tem nada mais fino comparado com a nossa [casimira], das cabras nascidas no Brasil," conta Lia Souza Coelho, pesquisadora do Instituto de Zootecnia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). De acordo com a pesquisadora, a qualidade da casimira nacional supera a de tradicionais regiões produt…