Postagens

Mostrando postagens de Abril 16, 2017

Vidro flexível vira nanofiltro para exames médicos

Imagem
Vidro flexível vira nanofiltro para exames médicosRedação do Site Inovação Tecnológica -  10/04/2017 As membranas flexíveis de vidro são fabricadas já integradas aos biochips onde elas devem atuar.[Imagem: Jaren Wilkey/BYU] Membrana de cristal Uma nova tecnologia de fabricação de vidros pode dar um novo nível de flexibilidade ao universo dos dispositivos médicos miniaturizados. John Stout, da Universidade Brigham Young, nos EUA, criou uma técnica para transformar o vidro tradicional, normalmente quebradiço, em um material flexível, que pode até ser dobrado. "Nós criamos membranas de vidro que podem se mover para cima e para baixo e dobrar. São os primeiros blocos de construção de um novo sistema de encanamento que poderá movimentar volumes muito pequenos de líquido," disse o professor Aaron Hawkins, orientador da equipe. Os atuais biochips já contam com membranas - filtros, que precisam ser flexíveis - que funcionam bem em microescala. Mas o novo vidro flexível permite salta…

Descoberto novo modo de formação de estrelas

Imagem
Descoberto novo modo de formação de estrelasCom informações do ESO -  10/04/2017 Concepção artística de uma galáxia formando estrelas no interior de poderosos fluxos de matéria que são lançados a partir do buraco negro supermassivo situado no núcleo da galáxia.[Imagem: ESO/M. Kornmesser] Fluxos de buracos negros Astrônomos flagraram estrelas nascendo nos poderosos fluxos de matéria lançados por buracos negros supermassivos, situados nos núcleos das galáxias. Estas primeiras observações confirmadas de estrelas em formação nesse tipo de ambiente extremo têm muitas consequências para a compreensão da evolução e das propriedades das galáxias inteiras. Embora por muito tempo os cientistas acreditassem que tudo tendia a cair nos buracos negros, e nada a escapar deles, hoje eles assumem que esses objetos de gravidade descomunal estão envolvidos na geração de fluxos, "ventos" colossais de matéria, que são expelidos justamente quando a matéria circundante é atraída pelo buraco negro. …

Finalmente: Um impermeabilizante que dura

Imagem
Finalmente: Um impermeabilizante que duraRedação do Site Inovação Tecnológica -  11/04/2017 O material resistiu a todos os tipos de ataque que os pesquisadores conseguiram imaginar, permanecendo hidrofóbico. [Imagem: Joseph Xu/University of Michigan] Resiste a quase tudo Embora vários materiais super-hidrofóbicos - altamente repelentes à água - venham sendo sintetizados ao longo dos anos, poucos deles passaram dos laboratórios para as prateleiras por que eles perdem sua super-hidrofobicidade muito facilmente, principalmente pelo atrito. Sabendo disso, Kevin Golovin e Anish Tuteja, da Universidade de Michigan, nos EUA, partiram para fabricar um material repelente à água que fosse capaz de se autoconsertar depois de sofrer algum dano. O resultado saiu melhor do que o esperado. O novo material resistiu com galhardia a testes de resistência que incluíram abrasão com pedra de esmeril, riscamento com ferramentas metálicas, fogo, jato de plasma, dobradura, sonicação e ataques químicos. "…

NASA construirá avião supersônico de passageiros

Imagem
NASA construirá avião supersônico de passageirosRedação do Site Inovação Tecnológica -  01/03/2016 Conceito artístico do protótipo de testes do X-Avião com tecnologia QueSST, que eliminará o estrondo sônico causado pela quebra da barreira do som.[Imagem: Lockheed Martin] Supersônico sem estrondo A volta dos aviões de passageiros supersônicos ficou mais próxima da realidade com o anúncio de que a NASA irá financiar o projeto de uma aeronave de demonstração de baixo ruído. E quando se fala em baixo ruído de aviões supersônicos a principal referência é ao estrondo sônico, o barulho quase explosivo associado às ondas de choque criadas quando o avião quebra a barreira do som. O Concorde só podia superar a barreira do som quando estava voando sobre o mar, devido ao risco de quebrar janelas e causar outros acidentes mais graves. Mas esse é um limitador importante e pode fazer a diferença na viabilidade econômica da aeronave. X-Aviões O projeto do avião supersônico será o primeiro de um progra…

Avião solar estratosférico faz primeiro voo de teste

Imagem
Avião solar estratosférico faz primeiro voo de testeRedação do Site Inovação Tecnológica -  13/04/2017 O SolarStratos voará a uma altitude três vezes maior que o Monte Everest. [Imagem: SolarStratos/Divulgação] Solar Stratos Depois de três anos de planejamento e construção, o primeiro avião solar estratosférico fez seu primeiro voo de teste na Suíça. O Solar Stratos mede 8,5 metros de comprimento, tem uma envergadura de 24,9 metros e pesa 450 quilogramas. Suas asas estão cobertas por 22 metros quadrados de placas solares com eficiência entre 22 e 24%, o que será suficiente para prover os 32 kW necessários para alimentar seu motor rodando a 2.200 rpm. Baterias de íons de lítio podem armazenar até 20 kWh para segurança e voos noturnos. O Solar Stratos é bem menor do que o também suíço Solar Impulse, projetado para voos de longa duração, que mede 22 metros de comprimento, tem uma envergadura de 72 metros e pesa 2,3 toneladas. Mas o orçamento também foi menor: o Solar Impulse, que deu a v…