Postagens

Mostrando postagens de Abril 2, 2017

Experimento desafia compreensão do que é a luz

Imagem
Experimento desafia compreensão do que é a luzRedação do Site Inovação Tecnológica -  04/04/2017 "Tudo tem uma certa 'nebulosidade' quântica associada, e os fótons não são os projéteis duros de luz que popularmente se imagina."[Imagem: UEA] Identidades distantes Físicos descobriram um novo mecanismo de criação de pares de partículas de luz - fótons - que tem um impacto significativo sobre a teoria e a prática da física quântica. Eles demonstraram que, quando os fótons são criados em pares, eles podem emergir de pontos diferentes no espaço, em vez de surgir do mesmo local. Pares de fótons - ou fótons idênticos - são largamente utilizados em processos de computaçãocriptografia e teletransporte quânticos porque eles nascem entrelaçados. O entrelaçamento quântico - ou emaranhamento - é o fenômeno pelo qual duas partículas são tão intimamente ligadas que qualquer coisa que afetar uma afetará imediatamente a outra. A criação de fótons é um procedimento muito sutil e muit…

Raios espaciais atingem 10.000ºC ao redor da Terra

Imagem
Raios espaciais atingem 10.000ºC ao redor da TerraCom informações da ESA -  04/04/2017 O fenômeno dos "raios espaciais" - jatos supersônicos de plasma - ocorre na fronteira entre as correntes de Birkeland. [Imagem: Universidade de Calgary/ESA] Correntes de Birkeland Informações obtidas pela constelação de satélites Swarm, lançada para mapear o campo magnético da Terra, levaram à descoberta de jatos de plasma supersônicos na porção superior da nossa atmosfera que podem atingir temperaturas de quase 10.000°C. A teoria de que há enormes correntes elétricas, movidas pelo vento solar e guiadas através da ionosfera pelo campo magnético da Terra, foi postulada há mais de um século pelo cientista norueguês Kristian Birkeland. Mas só nos anos 1970, após o advento dos satélites, essas "correntes de Birkeland" foram confirmadas por medições diretas feitas no espaço. Essas correntes levam até 1 terawatt de energia elétrica para a atmosfera superior - cerca de 30 vezes a energi…

Descoberta uma estrela super pura

Imagem
Descoberta uma estrela super puraRedação do Site Inovação Tecnológica -  03/04/2017 Visualização artística da anã marrom 250 vezes mais pura do que o Sol.[Imagem: John Pinfield] Pura e pesada Astrônomos encontraram uma estrela anã marrom que, de uma só vez, quebra dois recordes: a composição mais "pura" já vista até hoje e a maior massa já medida em uma estrela desse tipo. As anãs marrons são intermediárias entre os planetas e as estrelas de pleno direito - sua massa é pequena demais para iniciar a fusão nuclear de hidrogênio em hélio. Mas geralmente elas têm uma massa significativamente maior do que os planetas. A estrela recém-descoberta é formada de um gás que é cerca de 250 vezes mais puro do que o gás que forma o Sol, consistindo em mais de 99,99% de hidrogênio e hélio. Com uma idade de cerca de 10 bilhões de anos, a SDSS J0104+1535 tem uma massa equivalente a 90 vezes a de Júpiter, a mais pesada já encontrada. Ela está localizada na direção da constelação de Peixes, a …

Brasil desenvolve combustível limpo para foguetes e satélites

Imagem
Brasil desenvolve combustível limpo para foguetes e satélitesCom informações do INPE -  04/04/2017 Câmara de testes de motores-foguetes no INPE.[Imagem: INPE] Foguetes a etanol O Brasil acaba de desenvolver um novo tipo de combustível para a propulsão de motores de foguetes usados no lançamento de satélites artificiais e nos próprios satélites. O país também está desenvolvendo motores e um foguete completo movido a etanol, em uma parceria com a agência espacial alemã (DLR), que anunciou recentemente progressos nos testes iniciais. Já o novo combustível à base de etanol foi criado por pesquisadores do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Reação hipergólica O combustível utiliza uma combinação de etanol e etanolamina que reage com peróxido de hidrogênio, a popular água oxigenada, concentrado a 90%. A mistura desses elementos, catalisada por sais de cobre, entra em combustão espontaneamente, culminando na propulsão do foguete. Trata-se de uma reação hipergólica, que gera igni…

Visão artificial desenvolvida no Brasil para classificar madeiras

Imagem
Visão artificial desenvolvida no Brasil para classificar madeirasRedação do Site Inovação Tecnológica -  03/04/2017 O equipamento está pronto para ser usado na indústria.[Imagem: CeMEAI/Divulgação] Automação Este equipamento de visão artificial, criado no Brasil, é capaz de selecionar madeiras no processo industrial com um nível de aproveitamento muito superior ao método humano-visual utilizado hoje. Depois de passar pelas fases de pesquisa, protótipos, testes, registros e patentes, ele já está pronto para ser utilizado pelas empresas do ramo madeireiro no processo de classificação dos produtos. O aparelho foi criado pela equipe do professor Carlos de Oliveira Affonso, do CEMEAI (Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria), que funciona na USP de São Carlos, no interior de São Paulo. O desenvolvimento contou com a participação de empresas do polo madeireiro de Itapeva, também no interior de São Paulo. Classificação de madeiras Segundo Affonso, a ideia inicial era criar apenas…

Desvendando o campo magnético da Terra

Imagem
Mapa mostra campo magnético da Terra em 3DCom informações da ESA -  30/03/2017 Nosso escudo protetor é bastante variável ao longo da superfície da Terra. [Imagem: ESA/DTU Space/DLR] Mapa magnético da Terra Observações da constelação de satélites Swarm, da Agência Espacial Europeia (ESA), estão permitindo construir o primeiro mapa detalhado de uma porção pouco conhecida do campo magnético da Terra - a exemplo do mapa gravitacional da Terra, feito pela sonda Goce. E os dados mostram que nosso escudo protetor contra a radiação do espaço e as partículas do vento solar não é nada homogêneo. Embora ainda haja muitas dúvidas sobre como o campo magnético da Terra se forma, os cientistas acreditam que a maior parte dele é gerada a profundidades superiores a 3.000 km pelo movimento de ferro fundido no núcleo externo. Os 6% restantes são, em parte, devido às correntes elétricas no espaço que circunda a Terra e, por outro lado, devido às rochas magnetizadas na litosfera superior - a parte externa…

Brasileiros constroem computador de bordo para nanossatélites em código aberto

Imagem
Brasileiros constroem computador de bordo para nanossatélites em código abertoRedação do Site Inovação Tecnológica -  30/03/2017 O Open OBC é um microcomputador de bordo com padrão de hardware e software abertos.[Imagem: UFC] Cérebro de nanossatélite Engenheiros da Universidade Federal do Ceará (UFC), com apoio do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), construíram um computador de bordo para nanossatélites, ou cubesats. Aliando baixo custo e alta confiabilidade, o computador já tem agendado seu primeiro teste em condições reais. "O computador de bordo está sendo desenvolvido para os nanossatélites da constelação CONASAT e, também, poderá ser usado em outras missões de cubesats," informou o pesquisador Manoel Jozeane de Carvalho, do INPE. Batizado de Open OBC, por ser um computador de bordo com padrão de hardware e software abertos, o equipamento foi desenvolvido pelo estudante David Freitas Mota, com a orientação dos professores João César Mota e Jarbas Aryel da S…

Processador químico aprende a identificar esferas

Imagem
Processador químico aprende a identificar esferasRedação do Site Inovação Tecnológica -  29/03/2017 Os pesquisadores trabalharam com simulações antes de colocar suas gotas para fazerem cálculos computacionais.[Imagem: IPC PAS/Grzegorz Krzyzewski] Inteligência artificial química Os computadores químicos já estão fazendo cálculos há algum tempo - e estão se tornando cada vez melhores, conforme demonstrou uma equipe da Academia Polonesa de Ciências. Após um processo de treinamento realizado com algoritmos evolucionários, um sistema químico relativamente simples, formado por uma série de gotas, demonstrou capacidade para realizar operações nada triviais. As matrizes de gotas, cada uma funcionando como um minúsculo reator químico, conseguem reconhecer a forma de uma esfera com grande precisão. Ou seja, é essencialmente um processador químico rodando um software de inteligência artificial. Isto é possível porque processadores não precisam funcionar apenas com base nos sinais eletrônicos usa…