Postagens

Mostrando postagens de Março 19, 2017

Computação ternária: A memória que também processa os dados

Imagem
Mais de meio bilhão de pessoas não têm acesso a água potável © picture-alliance/Pacific Press/R.S. Hussain Centenas de milhões de pessoas em todo o mundo vivem sem acesso a água limpa para beber, de acordo com um novo relatório da organização internacional WaterAid, lançado nesta quarta-feira (22/03) por ocasião do Dia Mundial da Água.
"Atualmente, 663 milhões de pessoas ainda estão sem água potável, e a grande maioria – 522 milhões – vive em áreas rurais", diz o relatório. O problema afeta principalmente os países mais pobres, mas está presente também em algumas grandes economias do mundo.
Três países africanos – Angola, República Democrática do Congo e Guiné Equatorial – encabeçam a lista dos países mais afetados pela falta de água potável. Em cada um desses países, mais de dois terços dos habitantes em zonas rurais estão desprovidos de água limpa.
Papua Nova-Guiné, Madagascar e Moçambique foram listados pela WaterAid entre os 20% dos países mais vulneráveis às mudanças c…

Nave secreta dos EUA pousa depois de sete meses no espaço

Imagem
Nave secreta dos EUA pousa depois de sete meses no espaçoRedação do Site Inovação Tecnológica -  08/12/2010 Com 8,9 metros de comprimento, 4,5 metros de envergadura e 2,9 metros de altura, o X37-B tem cerca de um quarto do tamanho de um ônibus espacial. [Imagem: US Air Force] Depois de sete meses em órbita, o mini ônibus espacial X-37B pousou em uma pista comum da base aérea de Vandenberg, na Califórnia. A nave espacial militar não-tripulada havia sido lançada em Abril. Entre os militares, a nave é conhecida como OTV-1 (Orbital Test Vehicle, ou veículo orbital de testes). Nave não tripulada Esta é a primeira vez que os EUA realizam uma missão com uma nave não tripulada, totalmente reaproveitável, capaz de ir ao espaço e retornar. A extinta União Soviética chegou a fazer voos de teste com o seu ônibus espacial Buran, mas o projeto foi abandonado por ser caro demais. Os militares não confirmaram o que o X37-B levou em seu compartimento de carga, mas especialistas especulam que devem ser…

Cassini revela estranho formato da lua Pã

Imagem
Cassini revela estranho formato da lua PãRedação do Site Inovação Tecnológica -  14/03/2017 [Imagem: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute] Lua Pã de Saturno Há poucos meses de terminar de forma dramática sua missão, a sonda espacial Cassini revelou mais uma surpresa do sistema de Saturno. Estas são as melhores imagens já feitas da lua Pã, até agora virtualmente desconhecida. As imagens revelam que a pequena lua tem um formato estranho, resultado de algum processo de formação ou geologia ainda desconhecido. A sonda Cassini fez um sobrevoo a cerca de 24,5 mil quilômetros de Pã, produzindo uma sequência de fotografias de vários ângulos. Essas imagens agora poderão ajudar os astrofísicos a elaborarem as primeiras hipóteses sobre a estranha Pã.
[Imagem: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute] Mergulho em Saturno Em Saturno desde 2004, depois de ter se separado de sua companheira Huygens, a sonda Cassini foi a responsável por revelar alguns dos corpos celestes mais promissores para exi…

Bateria de hidrônio entra no páreo para armazenar o vento

Imagem
ateria de hidrônio entra no páreo para "armazenar o vento"Redação do Site Inovação Tecnológica -  21/03/2017 O material usado como eletrólito possui grandes espaços entre as moléculas, o bastante para acomodar os íons hidrônio.[Imagem: OSU] Hidrônio A competição por um avanço tecnológico real no campo das baterias tem mais um competidor: uma bateria de hidrônio, ou hidroxônio. O hidrônio, também conhecido como H3O+, é um íon com carga positiva produzido quando um átomo de hidrogênio é adicionado a uma molécula de água. Xingfeng Wang, da Universidade do Oregon, nos EUA, descobriu que os íons hidrônio podem ser armazenados de forma reversível em um eletrólito constituído por um material sólido, orgânico e cristalino, chamado PTCDA (perilenotetracarboxílico dianidridedo), que apresenta uma porosidade grande o suficiente para acomodar esses íons. O sistema forma uma bateria adequada para aplicações do tipo estacionário, como as baterias líquidas de fluxo redox, projetadas para a…

Rádio multinúcleo promete mudar comunicações sem fios

Imagem
Rádio multinúcleo promete mudar comunicações sem fiosRedação do Site Inovação Tecnológica -  21/03/2017 Graças a este chip, os sistemas de transmissão sem fios, hoje totalmente embutidos em hardware, poderão ser atualizados por software. [Imagem: Cornell University] Transmissor multinúcleos Uma técnica que permite transmitir e receber sinais de rádio em um único chip poderá mudar a forma como a comunicação sem fios é feita, além de permitir que os aparelhos sejam atualizados por software. Para entender a solução, basta se lembrar do problema da multiplicidade de faixas de frequência - ou bandas - que os aparelhos precisam lidar hoje. Seja GPS, Bluetooth, Wi-Fi, telefonia ou FM, cada tecnologia sem fios usa uma banda que exige seu próprio filtro para separar o que é seu do que não é. Para juntar tudo, Hazal Yüksel, da Universidade de Cornell, nos EUA, construiu um transmissor composto por seis subtransmissores, todos ligados a uma linha de transmissão virtual. Cada um dos subtransmisso…

Microscopia quântica abre caminho para tricorder e chave de fenda sônica

Imagem
Microscopia quântica abre caminho para tricorder e chave de fenda sônicaRedação do Site Inovação Tecnológica -  15/03/2017 Doherty e Barson criaram uma nova técnica de microscopia usando tecnologias da computação quântica.[Imagem: Stuart Hay/ANU] Revolução científica "Cada grande avanço na microscopia gerou uma revolução científica," afirma o professor Marcus Doherty, da Universidade Nacional Australiana. "Nossa invenção ajudará a resolver muitos problemas complexos numa vasta gama de áreas, incluindo pesquisa médica, ambiental e de biossegurança." E ele parece ter razão de sobra para tamanho entusiasmo. A invenção é nada menos do que uma nova técnica de microscopia molecular, baseada em uma hibridização das tecnologias usadas nos equipamentos médicos de imageamento por ressonância magnética e na espectrometria de massa. Enquanto a tecnologia de imagens médicas é capaz de identificar a composição química de moléculas individuais, os espectrômetros de massa identifi…

Foguete brasileiro a etanol passa em testes na Alemanha

Imagem
Foguete brasileiro a etanol passa em testes na AlemanhaRedação do Site Inovação Tecnológica -  17/03/2017 Os testes serviram para a escolha do melhor projeto de um mecanismo interno do foguete. [Imagem: Airbus Safran Launchers GmbH] Foguete verde As agências espaciais do Brasil (AEB) e da Alemanha (DLR) deram um passo importante no desenvolvimento de um foguete alimentado por etanol, que as duas entidades chamam de "propulsão verde". Foram finalizados com êxito na Alemanha os testes de queima do estágio superior do foguete. "Duas cabeças de injeção com diferentes conceitos foram desenvolvidas em paralelo, a fim de encontrar a tecnologia ótima para a propulsão do futuro foguete germano-brasileiro," explicou Lysan Pfützenreuter, gerente do projeto na DLR. "Nesta primeira série, alcançamos todos os nossos principais objetivos do teste. Foi realizado com êxito um total de 42 ignições durante um período de 20 dias. Durante estes testes, pudemos analisar de perto, e…

Processador com bateria: Energia e refrigeração embutidas

Imagem
rocessador com bateria: Energia e refrigeração embutidasRedação do Site Inovação Tecnológica -  17/03/2017 Processador de computador alimentado com combustível líquido, que também retira o calor - tudo embutido. [Imagem: IBM Research Zurich] Bateria dentro do processador Este processador é um híbrido de duas tecnologias que parecem nada ter em comum: a tecnologia tradicional da microeletrônica e a tecnologia das baterias líquidas, do tipo que estão sendo desenvolvidas para resolver o problema da intermitência das fontes renováveis, como eólica e solar. Ao incorporar a bateria líquida, o processador ganhou não apenas uma fonte própria de energia, como também um sistema de refrigeração interno, mais eficiente do que os usados atualmente, que retiram calor apenas da superfície superior. "Os chips são efetivamente alimentados com um combustível líquido e produzem sua própria eletricidade," confirma Dimos Poulikakos, do Instituto ETH, na Suíça, que desenvolveu a tecnologia híbrid…