Postagens

Mostrando postagens de Março 12, 2017
CP2
CP2

Supertelescópio pronto para tirar primeira foto de um buraco negro

Imagem
Supertelescópio pronto para tirar primeira foto de um buraco negroCom informações da BBC -  23/02/2017 Sem nunca ter visto um buraco negro, os astrônomos apenas fazem uma ideia do que esperam. [Imagem: Hotaka Shiokawa/CFA/HARVARD] Horizonte de eventos Astrônomos acreditam estar prestes a obter a primeira imagem de um buraco negro. Para isso, eles construíram um telescópio virtual do tamanho da Terra conectando radiotelescópios nos EUA, no Polo Sul, no Havaí, na América do Sul e na Europa. Há um grande otimismo de que as observações, que serão realizadas entre 5 e 14 de abril, possam finalmente revelar a tão aguardada imagem que comprovaria definitivamente a existência desses corpos celestes. Na mira do Telescópio de Horizonte de Eventos (EHT: Event Horizon Telescope) estará o longamente teorizado buraco negro no centro da nossa galáxia, catalogado como Sagitário A*. Embora nunca tenha sido diretamente observado, os astrônomos acreditam na sua existência devido ao movimento das estrela…

Lançado segundo satélite para fotografar Terra a cada 5 dias

Imagem
Lançado segundo satélite para fotografar Terra a cada 5 diasRedação do Site Inovação Tecnológica -  09/03/2017 Os dois satélites estão na mesma órbita, separados por 180º. A cada 5 dias eles fotografarão a Terra inteira em alta resolução.[Imagem: ESA] Mapas contínuos da Terra A agência espacial europeia (ESA) lançou com sucesso o satélite Sentinel-2B. Juntamente com seu par, o Sentinel-2A, agora será possível fazer um mapa da Terra inteira a cada 5 dias. Os dois satélites idênticos - o Sentinel-2A foi lançado em junho de 2015 - foram colocados na mesma órbita, mas separados por 180°. A cada cinco dias, os dois cobrirão todas as superfícies terrestres, grandes ilhas e águas interiores e costeiras entre as latitudes 84°S e 84°N. Cada satélite transporta uma câmara multiespectral de alta resolução inovadora, com 13 faixas espectrais, para captar várias perspectivas do solo e da vegetação. A combinação das novas capacidades espectrais de alta resolução, um campo de visão de 290 km e tempo…

Aço que imita osso resiste 100 vezes mais à fadiga

Imagem
Aço que imita osso resiste 100 vezes mais à fadigaRedação do Site Inovação Tecnológica -  10/03/2017 É difícil imitar com precisão a estrutura dos ossos, mas os metalurgistas estão chegando lá. [Imagem: Motomichi Koyama et al. - 10.1126/science.aal2766] Aço imune à fadiga Introduzir no aço uma nanoestrutura laminada, similar à encontrada nos ossos, torna o metal muito mais resistente às rachaduras em micro e macro escalas que surgem a partir do estresse repetitivo. O desenvolvimento, não apenas de novos tipos de aço, mas também de outras ligas metálicas com esta estrutura, tem potencial para melhorar a segurança de todas as estruturas metálicas - de máquinas e veículos a edifícios - que devem suportar cargas cíclicas. A questão chave é que o aço torna-se suscetível a trincas e rachaduras quando é submetido repetidamente a cargas - pense em uma ponte metálica, por onde passam veículos e caminhões; após a passagem de cada veículo, o aço da ponte retorna ao estado de "repouso",…

O plano da NASA para tornar Marte habitável

Imagem
O plano da NASA para tornar Marte habitávelCom informações da BBC -  09/03/2017 Qualquer semelhança com a Terra é mera coincidência: à esquerda é como os cientistas imaginam que Marte era no passado; à direita, como ele é hoje.[Imagem: NASA] Terraformação Seus próprios criadores reconhecem que se trata de uma estratégia que pode parecer obra de ficção científica, mas eles acreditam que já é possível sonhar com esse efeito de terraformação. Cientistas da Nasa dizem que Marte poderia ser habitável caso fosse criado artificialmente algo que a Terra já tem: um campo magnético protetor. Esse escudo é essencial para evitar o impacto da radiação e dos ventos solares, que assolam continuamente a atmosfera dos planetas. De acordo com pesquisadores da Divisão de Ciência Planetária da Nasa, pode ser possível gerar um campo semelhante ao redor do Planeta Vermelho. De olho no passado Hoje, Marte é um planeta dominado pelos extremos. A falta de atmosfera faz, por exemplo, com que a temperatura média…

IBM lançará computador quântico comercial

Imagem
IBM lançará computador quântico comercialRedação do Site Inovação Tecnológica -  08/03/2017
O processador quântico da IBM é baseado em qubits supercondutores. [Imagem: IBM] Upgrade quântico A IBM anunciou que fará um upgrade do seu processador quântico disponível pela internet gratuitamente, passando a máquina de 5 para 20 qubits. Embora haja discordâncias entre os cientistas da computação, algumas estimativas dão conta de que um processador quântico na faixa entre 50 e 100 qubits será mais poderoso do que qualquer supercomputador existente, ao menos para determinados tipos de programas. Desde que foi colocado no ar, em maio do ano passado, o ambiente quântico online da IBM criou uma comunidade de mais de 40.000 usuários, que rodaram 275.000 pequenos programas experimentais. Embora o processador de 5 qubits não seja mais poderoso do que um notebook, o desenvolvimento de algoritmos quânticos é um dos grandes desafios para essa próxima geração da tecnologia da informação. Entre os exper…