Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 19, 2017

Descoberto no Brasil mineral tecnologicamente fantástico

Imagem
Descoberto no Brasil mineral tecnologicamente fantástico:

Materiais Avançados Descoberto no Brasil mineral "tecnologicamente fantástico"Redação do Site Inovação Tecnológica -  07/04/2016 Amostras da melcherita foram depositadas no Museu de Geociências da USP e no Museu Mineralógico da Universidade do Arizona, nos EUA. [Imagem: Divulgação/ICAM/IFSC]









Melcherita Pesquisadores da USP descobriram um novo mineral cujas propriedades físicas e estruturais o habilitam para importantes aplicações tecnológicas. O novo mineral foi encontrado em uma cavidade muito pequena de uma rocha de carbonatito, que é rica em calcita e dolomita, na mina de fosfato (carbonatito) de Jacupiranga, no município de Cajati (SP). Nesse tipo de cavidade se encontram os minerais mais raros. O mineral, batizado de melcherita, foi descoberto pelo engenheiro de minas Luiz Alberto Dias Menezes Filho (1950-2014) e caracterizado pela equipe do professor Daniel Atencio, do Instituto de Física da USP em São Carlos (SP…

Disponibilizado estudo sobre Veículos Aéreos Não Tripulados

Imagem
Disponibilizado estudo sobre Veículos Aéreos Não Tripulados: O Ministério da Indústria e Comércio finalizou um estudo de ibenchmarking/i sobre a indústria de VANTs - Veículos Aéreos Não Tripulados. 
Disponibilizado estudo sobre Veículos Aéreos Não TripuladosCom informações do MDIC -  15/02/2017 A maioria dos países do mundo ainda não possui uma regulamentação específica para VANTs, o que tornou este um tema central para a análise de possíveis cenários futuros.[Imagem: Divulgação]








VANTs O Ministério da Indústria e  Comércio finalizou um estudo de avaliação sobre a indústria de VANTs - Veículos Aéreos Não Tripulados. O trabalho se concentrou em estabelecer um comparativo sobre temas específicos entre a indústria brasileira e a indústria da União Europeia no setor. O objetivo é identificar pontos de complementaridade entre as duas regiões e analisar as especificidades do panorama comercial e do ambiente regulatório deste setor. Legislação para drones No Brasil, até pouco tempo os veículos…

Decalques eletrônicos: Sensores para a pele, pneus e tudo o mais

Imagem
Decalques eletrônicos: Sensores para a pele, pneus e tudo o mais: O conceito das tatuagens eletrônicas deu um passo importante rumo ao mercado.
Eletrônica Decalques eletrônicos: Sensores para a pele, pneus e tudo o maisRedação do Site Inovação Tecnológica -  15/02/2017 A fabricação dos decalques eletrônicos é compatível com os processos industriais - e o resultado é muito robusto. [Imagem: Galo A. Torres Sevilla et al. - 10.1002/admt.201600175] Sensores de colar O conceito das tatuagens eletrônicas - aparelhos eletrônicos planos e flexíveis, para serem colados sobre a pele - ficou mais versátil e deu um passo importante rumo ao mercado. A equipe do professor Muhammad Hussain, da Universidade Rei Abdula, na Arábia Saudita, desenvolveu uma técnica para fabricar esses eletrônicos de colar em qualquer formato imaginável - por isso eles os chamam de "decalques eletrônicos". "Nós estamos tentando integrar todos os componentes do dispositivo - sensores, eletrônica de gerenciame…

Metal exótico transporta eletricidade e retém o calor

Imagem
Metal exótico transporta eletricidade e retém o calor: Em vez de se moverem como partículas individuais, como nos metais comuns, no VO2 os elétrons se comportam como se estivessem em um líquido.
Materiais Avançados Metal exótico transporta eletricidade e retém o calorRedação do Site Inovação Tecnológica -  15/02/2017 Melhor de tudo, a condutividade elétrica e termal do VO2 pode ser ajustada dopando-o com outros metais. [Imagem: Junqiao Wu/Berkeley Lab] Dióxido de vanádio O dióxido de vanádio é um daqueles materiais que fazem os cientistas se apaixonarem perdidamente ou fugirem dele: esse metal parece não gostar de cumprir as bem-comportadas leis que estabelecem o comportamento dos outros materiais. E essa fama de não-conformista não foi conquistada com poucos esforços: por exemplo, o dióxido de vanádio é condutor e isolante ao mesmo tempo e pode funcionar como um músculo artificial mil vezes mais forte do que um músculo humano, sem contar um tipo de transístor que altera o estado da ma…

Ar-condicionado que não gasta energia pronto para o mercado

Imagem
Ar-condicionado que não gasta energia pronto para o mercado: O material tem a forma de uma folha flexível, que se amolda a superfícies curvas, como o telhado de uma casa.
Ar-condicionado que não gasta energia pronto para o mercadoRedação do Site Inovação Tecnológica -  17/02/2017 O material tem a forma de uma folha flexível, que se amolda a superfícies curvas, como o telhado de uma casa. [Imagem: CU Boulder] Ar-condicionado sem gasto de energia O conceito de refrigeração passiva, em que o o calor é mandado direto para o espaço, ficou ainda melhor e muito próximo do uso real. Engenheiros da Universidade do Colorado, nos EUA, criaram um irradiador de calor na forma de um metamaterial fino e flexível, que pode ser fabricado em larga escala com as tecnologias disponíveis. O material funciona como uma espécie de sistema de ar condicionado, resfriando objetos, casas e outras estruturas de forma contínua, dia e noite, com consumo zero de energia ou água. Quando aplicado sobre uma superfície, …

Esta fibra óptica deveria pagar royalties a Einstein

Imagem
Esta fibra óptica deveria pagar royalties a Einstein: Pesquisadores alemães descobriram um novo mecanismo para guiar a luz ao longo de uma fibra óptica. CP2
nformática Esta fibra óptica deveria pagar royalties a EinsteinRedação do Site Inovação Tecnológica -  16/02/2017 Quando uma fibra de cristal fotônico é torcida, ela dispensa um núcleo com um índice refrativo diferente para aprisionar a luz em seu centro.[Imagem: MPI for the Science of Light] Fibra óptica de cristal fotônico Pesquisadores do Instituto Max Planck, na Alemanha, descobriram um novo mecanismo para guiar a luz ao longo de uma fibra especial, conhecida como fibra óptica de cristal fotônico (PCF, na sigla em inglês: Photonic Crystal Fiber). Ao contrário das fibras comuns, que têm um núcleo de vidro ou quartzo, a PCF é uma fibra fina como um fio de cabelo contendo um conjunto regular de canais ocos correndo ao longo do seu comprimento. Quando esses canais são torcidos helicoidalmente, assumindo uma forma de parafuso, esse…