Conheça o Concreto auto adensável

Uma das características do concreto auto adensável é a capacidade de compactação que ocorre por meio de seu próprio peso, dispensando o uso de vibração na operação e de alguma intervenção após o seu lançamento.
Quase todos os tipos de cimento podem ser utilizados na produção do concreto auto adensável.  No entanto são adicionados aditivos minerais, plastificantes e super plastificantes e caso sejam necessários, aditivos modificadores de viscosidade. Os aditivos também precisam ser compatíveis entre si e com o cimento.
Os aditivos são fundamentais para o concreto se tornar auto adensável e tem sido cada vez mais comum o seu uso. Eles modificam as propriedades mecânicas do concreto deixando-o mais trabalhável, controlam a retração plástica e térmica, agilizando a concretagem e evitando futuras patologias como as fissuras e trincas.
Além disso, os aditivos super plastificantes promovem maior consistência ao concreto e reduz a quantidade de água usada no amassamento. Tudo isso sem afetar o tempo de pega do concreto.
O concreto auto adensável não possui restrições de uso, podendo ser usado em construções de estruturas com vários pavimentos, fundações profundas como tubulões e hélices contínuas bem como paredes, blocos de concreto e obras especiais (pontes e viadutos, por exemplo).
O concreto auto adensável proporciona um excelente acabamento e tem sido utilizado na concretagem de estruturas pré moldada. No entanto, devido aos altos preços dos aditivos a sua demanda e uso nas obras ainda é baixa quando comparada ao concreto convencional.
Como vantagens o concreto auto adensável pode ser usada em obras de grande porte que exige alta densidade para o total preenchimento de espaços onde o concreto convencional não consegue chegar, em obras de concreto aparente e a economia da mão de obra por não necessitar de muitos funcionários (colaboradores) para a execução da concretagem (o concreto auto adensável também exige que a mão de obra seja qualificada).
A diminuição de custos com locação, compra e manutenção de vibradores, maior aproveitamento das fôrmas e a diminuição da poluição sonora devido ao não uso de vibradores também são vantagens de se adotar o uso do concreto auto adensável nas construções.
Uma das diferenças entre o concreto convencional e o auto adensável é a fluidez, além da estabilidade.O Concreto convencional não possui elevado nível de fluidez e estabilidade. De modo que espaços com grandes quantidades de armadura não são preenchidos. Também há a necessidade de usar o vibrador que pode danificar a estrutura.Sendo que, o concreto auto adensável facilita o bombeamento, é resistente, durável e homogêneo.
Como desvantagem pode-se citar o alta precisão nas dosagens dos aditivos para que o resultado seja satisfatório e ao mesmo tempo econômico. Porém, A redução do uso do cimento na produção do concreto auto adensável reduz consideravelmente o custo do concreto, o que ainda torna o seu uso viável.
O concreto alto adensável ainda é considerado inovação tecnológica. Isso dificulta a sua popularização e implantação no país. Na era da tecnologia e sustentabilidade o concreto auto adensável é visto como ecológico e portanto, espera- se futuramente este seja o tipo de concreto mais utilizado nas obras brasileiras.

Comentários

Postagens mais visitadas