Pular para o conteúdo principal
TNS
CP2

5 VANTAGENS DA NANOPRATA PARA A NOSSA SAÚDE

Sabemos que a tecnologia está presente em diversos âmbitos da nossa vida cotidiana, inclusive quando não conseguimos enxergá-la diretamente. Esse é o caso da nanotecnologia, que trabalha com partículas tão pequenas que o ser humano não consegue ver sem microscópios muito especializados.
Algumas dessas pequenas partículas, conhecidas como nanopartículas, nos ajudam em diversos aspectos, como no combate à proliferação de microrganismos – é o caso das nanopartículas de prata, a nanoprata. Mas onde podemos encontrá-las?
Vejamos alguns exemplos de aplicações e situações onde a nanoprata é útil:

IMPLANTES DENTÁRIOS

Infecções bacterianas como gengivite e periodontite são infecções bucais bastante comuns. Semelhante a essas, as peri-implantites são as que ocorrem em regiões próximas a implantes dentários, fato que também se apresentam com freqüência em pacientes. O combate dessas infecções é comumente feito por antibióticos e seu uso indiscriminado tem gerado o aparecimento de resistência bacteriana.
Em uma tese de doutorado realizada na Universidade federal de Santa Catarina, foi comprovado que a utilização do antimicrobiano TNS em implantes dentários previne a formação de biofilme bacteriano. Também foi realizado um estudo de toxicidade a células humanas, comprovando alta viabilidade para aplicação em seres humanos. Leia mais aqui!

SETOR TÊXTIL

O uso de nanopartículas de prata em tecidos já é consolidado como uma forma eficiente e segura de eliminar microrganismos nocivos à saúde e à pele humana. Mas essa utilização é segura? O renomado Instituto Hohenstein (Alemanha), referência global sobre pesquisas e certificações para indústria têxtil, publicou em 2013 os resultados de uma pesquisa de 4 anos sobre a interação de nanopartículas de prata (incorporadas em tecido) com a pele humana. Como resultado, o tecido foi considerado seguro para utilização pois não apresentou nenhuma redução significativa do número de bactérias da pele durante o tempo de exposição ao teste.
Verificamos neste trabalho do Instituto Hohenstein que as nanopartículas ligadas ao tecido permanecem nele, exercendo efeito sobre as bactérias e fungos alocados no tecido – e não na pele humana. O mesmo conceito se aplica ao uso das nanopartículas TNS em plásticos, tintas, cerâmicos e outros materiais. Veja mais detalhes aqui!

ESCOVAS DE DENTE

Escovas dentais são alvos frequentes para microrganismos. A umidade constante e a eventual presença de restos de comida são um paraíso para os microrganismos, que podem se proliferar indiscriminadamente. Desse jeito, uma simples escovação de dentes pode trazer mais problemas do que ser benéfica. Segundo a entidade americana Academy of General Dentistry, o modo como as pessoas armazenam suas escovas de dente pode contribuir para a proliferação de bactérias e causar infecções, como gengivite. Pior ainda, a doença pode se espalhar entre os membros da família pelo contato entre as escovas.
Uma solução eficaz é utilizar escovas que tenham proteção ativa contra bactérias e outros microrganismos, escovas estas que já são fabricadas com aditivos antimicrobianos incorporados na composição de seu material. Um exemplo é a escova Silver Care One, com nanopartículas de prata que previnem a contaminação microbiana. Saiba mais aqui!

SETOR MÉDICO-HOSPITALAR

Nanopartículas de prata tem diversas funções em aplicações médicas e odontológicas. A utilização de tais partículas como cimentos ou cariostáticos na indústria odontológica já é uma realidade. Em um estudo de 2015, um cimento dentário foi desenvolvido com nanopartículas com o objetivo de eliminar a contaminação bacteriana em dentes.

TINTAS

Aditivos a base de nanopartículas de prata podem ser incorporados em tintas, que passam a apresentar atividades antimicrobianas de forma perene. Hospitais, clínicas e outros estabelecimentos médicos cobertos com tais tintas previnem a proliferação de doenças, inclusive das chamadas “superbactérias”. Tintas protegidas com nanopartículas de prata protegem da contaminação com fungos e bactérias onde quer que elas sejam aplicadas. Para outros benefícios de antimicrobianos em tintas acesse o link!
TNS_CTA_eBook16_Nanobiotecnologia

Comentários

Postagens mais visitadas