Pular para o conteúdo principal
tecidos inteligentes

10 FATOS SOBRE TECIDOS INTELIGENTES PARA A INDÚSTRIA TÊXTIL

A indústria têxtil é considerada uma das manufaturas mais antigas do planeta. Mesmo assim ela nunca deixa de inovar e se reinventar, adaptando-se aos novos hábitos dos consumidores e entregando produtos com diferencial e alto valor agregado.
A indústria têxtil é considerada uma das manufaturas mais antigas do planeta. Pinturas antigas mostram que no Egito antigo já existiam os chamados teares antigos, a partir de fios advindos da cultura de lã, algodão e linho, por exemplo. Existem até indícios sobre a existência da tecelagem já no período paleolítico. Desde então, unindo-se uma necessidade iminente com a evolução da moda, este setor vem crescendo e inovando cada vez mais. Com a tecnologia da atualidade, foi possível a criação dos chamados tecidos inteligentes, têxteis que desempenham funções além de apenas vestir. Abaixo se encontram 10 fatos sobre tecnologias inteligentes já encontradas no mercado têxtil.

1) HIDRO REPELÊNCIA EM TECIDOS É PROCURADA NO SETOR MÉDICO-HOSPITALAR

Com uma preocupação cada vez maior com a saúde, a aplicação de aditivos hidrorepelentes já são destaque na fabricação de jalecos e tecidos hospitalares. Essa propriedade, muito conhecida por sua atuação em tecidos impermeáveis para chuva, também é capaz de repelir sangue. Isso faz com que tecidos hidro repelentes sejam atrativos, principalmente para médicos e enfermeiros, constantemente expostos aos fluidos de pacientes.

2) TECIDOS COM TECNOLOGIA ANTI AMARROTAMENTO SÃO A SOLUÇÃO PARA QUEM GOSTA DE VIAJAR

As novas tecnologias também vem buscando por mais praticidade no dia-a-dia. Um exemplo claro é a tecnologia do anti amarrotamento. Incorporada aos tecidos, os mesmos dispensam a necessidade de um ferro de passar, trazendo mais praticidade à vida moderna, e mudando a rotina de viajantes.

3) TÊXTEIS ANTIMICROBIANOS CONQUISTAM CADA VEZ MAIS ESPAÇO NO MERCADO

Na procura por calçados e roupas que prometem eliminar os maus odores, o mercado se prova cada vez mais exigente quando se diz respeito ao bem-estar. Os consumidores ainda vão além, e tem buscado a proteção contra microrganismos também para seus animais de estimação. Saiba mais sobre o novo antimicrobiano da TNS.

4) ADITIVOS ANTI CHAMAS TOMAM ESPAÇO NO MERCADO WORKWEAR

Saúde e segurança são prioridade em todos os momentos da vida, principalmente em ambientes de trabalho onde os riscos são maiores. Profissões com alta periculosidade, a exemplo de eletricistas ou bombeiros requerem uma proteção extra. Uma forma de aumentar essa proteção é a confecção de uniformes com aditivos anti chamas, que inibem a propagação de fogo.

5) FUNCIONALIDADES ENCAPSULADAS INOVAM EM CALÇADOS DE SEGURANÇA

Não somente visando maiores proteções aos trabalhadores, como também uma melhor qualidade de trabalho, alguns encapsulados já são sucesso no mercado. As funcionalidades mais buscadas são a ação anti-inflamatória, a hidratação, e a sensação de frescor. Quando aplicadas em calçados de segurança, tais ações afetam positivamente no rendimento do trabalho, pois tendem a gerar maior sensação de conforto e bem-estar.

6) PROTEÇÃO ANTI MOSQUITOS EM ROUPAS PARA GESTANTES

Como comentado em posts anteriores, o Brasil vive um momento de atenção voltada ao mosquito transmissor de vírus como o Zika, a Dengue e a Chikungunya. Em gestantes, o perigo redobra, pelo risco de originar a microcefalia nos bebês. Ao identificar uma demanda por soluções práticas, algumas empresas de roupas para gestantes investiram na tecnologia de repelência a mosquitos. Alguns dos princípios capazes de proporcionar tal proteção são a permetrina, a icaridina e a citronela, sendo a citronela um repelente natural.

7) SAÚDE MASCULINA POR INVESTIMENTOS NA INOVAÇÃO TÊXTIL

Já se encontram no mercado cuecas inteligentes com diferentes funcionalidades voltadas à saúde do homem. Uma das tecnologias promete a proteção do aparelho reprodutor masculino contra radiações de smartphones. Outra empresa lançou uma cueca capaz de monitorar os sinais vitais, como temperatura corporal e frequência cardíaca.

8) FRONHAS QUE COMBATEM A ACNE JÁ ESTÃO NO MERCADO BRASILEIRO

Foram lançadas fronhas com a capacidade de eliminar as bactérias causadoras da acne, e o princípio ativo é simples: o contato da pele com o tecido. Essa tecnologia inovadora foi lançada visto a grande recorrência da acne em brasileiros, e a procura por soluções mais simples para esse problema.

9) ROUPAS COM PROTEÇÃO UV CONTRA A AGRESSÃO DOS RAIOS SOLARES

Chegando a fatores de proteção superior a FPU 50, esses tecidos protegem a pele da ação dos raios UVA e UVB. Tal proteção se estende contra os malefícios de tal exposição, a exemplo de queimaduras, manchas e até câncer de pele.

10) TECNOLOGIA TÊXTIL FUTURÍSTICA

Uma empresa especializada em moda eletrônica lançou a Hug Shirt, uma camiseta capaz de enviar abraços à distância. A camiseta possui sensores embutidos que, quando acionados, promovem uma sensação similar a um abraço no utilizador.
Esses foram apenas alguns exemplos de impactos revolucionários ocorridos na indústria têxtil, considerados tecidos inteligentes. Muitas dessas inovações só foram possíveis através da nanotecnologia, principalmente pela necessidade dos produtos têxteis em manter sua flexibilidade, mesmo ao incorporar diferentes funcionalidades. A escala nano permite uma maior interação das partículas com o tecido, o que promove uma melhor ancoragem e solidez dos aditivos na malha.
A TNS também oferece inovação no setor têxtil, com foco em nanopartículas com função antimicrobiana e nano encapsulados. Saiba mais, entre em contato conosco!
TNS_CTA_eBook09_IndTextil

Comentários

Postagens mais visitadas