DD: Planeta-anão leva 1.100 anos para orbitar o Sol

DD: Planeta-anão leva 1.100 anos para orbitar o Sol

DD: Planeta-anão leva 1.100 anos para orbitar o Sol
Concepção artística do DD, ou 2014 UZ224. Seu diâmetro de 635 km o torna um candidato sério à classe de planeta anão.[Imagem: Alexandra Angelich (NRAO/AUI/NSF)]
UZ224
Usando o radiotelescópio ALMA, astrônomos revelaram detalhes inéditos sobre um dos mais novos membros conhecidos do nosso Sistema Solar, só recentemente descoberto.
Trata-se do possivelmente planeta-anão 2014 UZ224, mais informalmente conhecido como DD (sigla para Distant Dwarf, ou "anão distante").
A cerca de três vezes a distância do Sol até Plutão, DD é o segundo objeto transnetuniano com uma órbita confirmada mais distante que se conhece, superado apenas pelo planeta anão Éris.
DD: Planeta-anão leva 1.100 anos para orbitar o Sol
Esta é a imagem real captada pelo radiotelescópio ALMA, no Chile. [Imagem: ALMA (ESO/NAOJ/NRAO)]
Atualmente DD está a 92 unidades astronômicas (ua) do Sol - 92 vezes a distância do Sol até a Terra. Isso significa que ele leva cerca de 1.100 anos para completar uma órbita. Sua fraca luz demora 13 horas para chegar à Terra.
Os astrônomos estimam que há dezenas de milhares desses corpos no Sistema Solar exterior, além da órbita de Netuno.
DD: Planeta-anão leva 1.100 anos para orbitar o Sol
Comparação de tamanho dá uma ideia das dimensões do DD. [Imagem: Alexandra Angelich (NRAO/AUI/NSF)]
"Bem para lá de Plutão é uma região surpreendentemente rica em corpos planetários. Alguns são muito pequenos, mas outros têm tamanhos para rivalizar com Plutão, e possivelmente muito maiores. Como esses objetos são tão distantes e escuros, é incrivelmente difícil até mesmo detectá-los, muito menos estudá-los em qualquer detalhe. O ALMA, no entanto, tem capacidades únicas que nos capacitam para aprender detalhes interessantes sobre estes mundos distantes," disse David Gerdes, da Universidade de Michigan, nos EUA.
DD: Planeta-anão leva 1.100 anos para orbitar o Sol
Um ano em DD equivale a mais de 1.100 anos terrestres. [Imagem: Alexandra Angelich (NRAO/AUI/NSF)]
A incrível resolução do ALMA revelou que o DD tem aproximadamente 635 quilômetros de diâmetro, ou cerca de dois terços do diâmetro do planeta anão Ceres, o maior membro do nosso cinturão de asteroides, aqui bem próximo, logo depois de Marte.
Com este tamanho, DD deve ter bastante massa para ser esférico, que é o critério necessário para que os astrônomos o considerem um planeta anão, embora ele ainda não tenha recebido essa designação oficialmente.

Bibliografia:

Discovery and Physical Characterization of a Large Scattered Disk Object at 92 au
D. W. Gerdes et al.
The Astrophysical Journal
Vol.: 839 (1): L15
DOI: 10.3847/2041-8213/aa64d8

Comentários

Postagens mais visitadas