Disponibilizado estudo sobre Veículos Aéreos Não Tripulados

Disponibilizado estudo sobre Veículos Aéreos Não Tripulados: O Ministério da Indústria e Comércio finalizou um estudo de ibenchmarking/i sobre a indústria de VANTs - Veículos Aéreos Não Tripulados. 

Disponibilizado estudo sobre Veículos Aéreos Não Tripulados

Disponibilizado estudo sobre Veículos Aéreos Não Tripulados
A maioria dos países do mundo ainda não possui uma regulamentação específica para VANTs, o que tornou este um tema central para a análise de possíveis cenários futuros.[Imagem: Divulgação]









VANTs
O Ministério da Indústria e 
Comércio finalizou um estudo de avaliação sobre a indústria de VANTs - Veículos Aéreos Não Tripulados.
O trabalho se concentrou em estabelecer um comparativo sobre temas específicos entre a indústria brasileira e a indústria da União Europeia no setor.
O objetivo é identificar pontos de complementaridade entre as duas regiões e analisar as especificidades do panorama comercial e do ambiente regulatório deste setor.
Legislação para drones
No Brasil, até pouco tempo os veículos aéreos não tripulados eram utilizados exclusivamente como aeromodelos ou alvos aéreos para o treinamento das forças armadas.
O avanço tecnológico em diversas áreas e a redução da complexidade de operação e de controle são fatores que viabilizaram o emprego dos VANT em várias outras aplicações.
Entre estas, se destacam as militares, agropecuárias, de segurança e de mineração, apresentando o maior potencial de retorno econômico por enquanto e as empresas focadas nesses mercados são as que apresentaram maiores investimentos e faturamentos.
Por se tratar de uma indústria nova e em ampla ascensão, o trabalho buscou identificar suas principais tendências industriais, comerciais e tecnológicas.
Adicionalmente, foi feito um mapeamento detalhado dos principais atores envolvidos e das questões relacionadas ao seu panorama comercial e regulatório. A maioria dos países do mundo ainda não possui uma regulamentação específica para VANTs, o que tornou este um tema central para a análise de possíveis cenários futuros.
Leia o estudo
A análise do panorama brasileiro foi feita pelo coronel-aviador Ricardo Veiga, da reserva da Força Aérea Brasileira (FAB), e o estudo europeu foi conduzido por José Maria Pecharromán, diretor de Segurança da Aviação da European Civil Aviation Conference (ECAC).

CP2

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