Postagens

Mostrando postagens de Outubro 23, 2016

Catalisador barato converte CO2 diretamente em etanol

Imagem
Catalisador barato converte CO2 diretamente em etanolRedação do Site Inovação Tecnológica -  24/10/2016 Protótipo do conversor de CO2 em etanol (esquerda) e detalhe do nanocatalisador, feito de metais de baixo custo. [Imagem: ORNL] Combustão reversa Esta pequena célula transforma diretamente dióxido de carbono (CO2), um gás de efeito estufa, em etanol, um combustível que pode ser utilizado em automóveis. Esta conversão direta é um sonho antigo da comunidade científica e, quando totalmente desenvolvida, poderá ajudar a enfrentar o problema da contribuição humana ao aquecimento global ou servir como meio de armazenamento temporário de energia para fontes intermitentes, como a solar e a eólica. A inovação foi possível graças a um catalisador formado por carbono, cobre e nitrogênio que, sob ação de uma corrente elétrica, dispara uma complexa reação química que essencialmente reverte o processo de combustão. "Nós descobrimos, de certa forma por acaso, que esse material funcionava. Nós…

Fibra óptica flexível e biocompatível se dá bem com o cérebro

Imagem
Fibra óptica flexível e biocompatível se dá bem com o cérebroRedação do Site Inovação Tecnológica -  25/10/2016 Corantes são usados para encontrar o ponto preciso onde a fibra óptica biocompatível é flexionada. [Imagem: Jingjing Guo/MIT] Óptica médica Uma fibra óptica feita inteiramente de hidrogel - um material elástico, parecido com uma borracha, e composto quase inteiramente por água - deverá se tornar o instrumento preferido em uma série de tecnologias médicas. As fibras ópticas já são largamente utilizadas em medicina, de exames e cirurgias, até as mais exploratórias técnicas optogenéticas, usadas, entre outras coisas, para controlar o cérebro com luz. "Mas o cérebro é mais parecido com uma gelatina, enquanto as fibras ópticas comuns são como vidro, muito rígidas, podendo danificar os tecidos cerebrais. [Com fibras] que atinjam a flexibilidade e a maciez do cérebro, poderemos oferecer estimulação e terapias mais eficazes a longo prazo," disse o professor Xuanhe Zhao, do…

Máquina de Ising: Nasce um novo tipo de computador

Imagem
Máquina de Ising: Nasce um novo tipo de computadorRedação do Site Inovação Tecnológica -  25/10/2016 Peter McMahon e Alireza Marandi examinam o protótipo do seu computador a laser - eles fazem parte das duas equipes, japonesa e norte-americana. [Imagem: L.A. Cicero] Computação de problemas intratáveis Combinando a tecnologia óptica com a eletrônica, uma equipe dos EUA e outra do Japão, trabalhando de forma colaborativa, construíram dois protótipos de um novo tipo de computador que consegue resolver problemas intratáveis para os computadores tradicionais, incluindo os supercomputadores. As equipes afirmam que, quando conseguirem criar versões maiores e mais flexíveis desse tipo inteiramente novo de computador, essa forma não-convencional de computação poderá ajudar a encontrar soluções mais próximas do ideal para problemas que têm um número extremamente elevado de soluções possíveis. "Há muitas, muitas questões que este desenvolvimento levanta e esperamos que, ao longo dos próximo…

Primeiro circuito integrado fotônico totalmente elétrico

Imagem
Primeiro circuito integrado fotônico totalmente elétricoRedação do Site Inovação Tecnológica -  20/10/2016 O nanotubo de carbono, no centro, emite os fótons, que são detectados pelos nanofios. A corrente de 0s e 1s ilustra o fluxo das informações. [Imagem: W.Pernice/WWU] Miniaturização da luz No ano passado, uma equipe internacional demonstrou que "conta-gotas de luz" muito simples poderiam ser usados em tecnologias fotônicas. Esses conta-gotas de luz são mais conhecidos como geradores de fótons individuais, lâmpadas em nanoescala que emitem um fóton de cada vez. Eles representam uma das tecnologias fundamentais para viabilizar os futuros computadores à base de luz e os processadores quânticos. Agora, uma equipe alemã conseguiu embutir toda aquela técnica dentro de um único chip, criando o primeiro circuito fotônico inteiramente controlado por eletricidade. "Experimentos investigando a aplicabilidade da tecnologia óptica quântica até agora usam espaços de laboratórios i…

Computação híbrida usa memória externa para ganhar inteligência

Imagem
Computação híbrida usa memória externa para ganhar inteligênciaCom informações do Jornal da Unicamp -  20/10/2016 Impressão artística de um Computador Neural Diferenciável: a CPU (no centro) é visualizada como o operador de uma fábrica onde a informação (os 0s e 1s) é manipulada por braços robóticos encarregados de escrever, ler e apagar um rolo de papel em movimento que representa a memória.[Imagem: DeepMind] Computador Neural Diferenciável Uma nova estrutura computacional, que associa uma rede neural a uma memória externa, semelhante à dos computadores convencionais, mostrou-se capaz de realizar tarefas dificilmente realizáveis pelos sistemas computacionais atuais. Essas tarefas incluem resolver um quebra-cabeça cujo objetivo é formulado em linguagem simbólica, navegar por árvores genealógicas ou decidir qual a rota mais eficiente em um sistema de metrô - que é uma versão do problema do caixeiro-viajante. Essa estrutura foi batizada de Computador Neural Diferenciável (CND) por Alex …

Bateria atômica para naves espaciais fica melhor com escuterudita

Imagem
Bateria atômica para naves espaciais fica melhor com escuterudita: A NASA está trabalhando em novos tipos de geradores que possam suprir energia para viagens espaciais de longa duração. COMERCIAL PYRAMON
Bateria atômica para naves espaciais fica melhor com escuteruditaRedação do Site Inovação Tecnológica -  19/10/2016 Os novos termopares substituirão os atuais, mantendo todo o projeto dos geradores de radioisótopos já em uso, o que irá acelerar o uso da nova tecnologia.[Imagem: NASA/JPL-Caltech] Baterias atômicas Agora que as viagens interestelares e a exploração de luas distantes do Solcomeçaram a ser levadas a sério, pesquisadores da NASA estão trabalhando em novos tipos de geradores que possam suprir energia para naves que não possam contar com a energia solar para alimentar seus equipamentos. E eles descobriram que um material natural com nome estranho - escuterudita - pode dar um novo impulso às chamadas "baterias nucleares", um meio caminho entre uma bateria e um reato…

Novos dados dispensam Matéria Escura para explicar Universo

Imagem
Novos dados dispensam Matéria Escura para explicar Universo: A velocidade rotacional das estrelas apresenta uma forte correlação com a massa visível das galáxias, dispensando a hipotética matéria escura.
Novos dados dispensam Matéria Escura para explicar UniversoRedação do Site Inovação Tecnológica -  21/10/2016 A equipe usou dados de infravermelho captados pelo telescópio espacial Spitzer - esta é a imagem da galáxia NGC 7793 vista pelo Spitzer. [Imagem: NASA/JPL-Caltech/R Kennicutt/SINGS] Velocidade radial Uma medição inédita da velocidade rotacional das estrelas em centenas de galáxias trouxe resultados que estão fazendo balançar as duas principais teorias sobre o funcionamento do Universo - uma delas até quase cair. Segundo essas medições, a matéria escura simplesmente não existe, e as leis da gravitação de Newton precisam de um ajuste para explicar como a gravidade funciona em distâncias muito grandes. Stacy McGaugh, Federico Lelli (Universidade Case Western) e James Schombert (Un…

Primeira tela holográfica realística, com 3D em 360º

Imagem
Primeira tela holográfica realística, com 3D em 360º: É possível ver a imagem 3D dando a volta completa ao redor dela.

Primeira tela holográfica realística, com 3D em 360ºRedação do Site Inovação Tecnológica -  21/10/2016 Esquema (esquerda) e foto real do protótipo (direita). [Imagem: Y. Lim et al. - 10.1364/OE.24.024999] Tela 3D em 360º Pesquisadores coreanos apresentaram o primeiro projetor holográfico que permite uma visualização completa em 3D em 360 graus. Ou seja, é possível ver a imagem 3D dando a volta completa ao redor dela. O aparato ainda é grande e não daria para embuti-lo no R2D2, mas é a primeira vez que a tão sonhada tela holográfica se apresenta em todo o esplendor previsto pela ficção científica. Yongjun Lim e seus colegas do Instituto de Pesquisas em Eletrônica e Telecomunicações conseguiram o feito deixando de lado as técnicas mais utilizadas até hoje no campo da holografia 3D. Holograma virtual e projetores giratórios Tipicamente, os hologramas 3D têm usado técnicas …