Postagens

Mostrando postagens de Maio 15, 2016
Imagem
Robótica Robô humanoide caça tesouros no oceanoRedação do Site Inovação Tecnológica -  10/05/2016 O robô pode interagir com mergulhadores humanos ou atuar "sozinho", funcionando como um avatar de um mergulhador a bordo do navio. [Imagem: Osada/Seguin/DRASSM] Avatar robótico Engenheiros da Universidade de Stanford, nos EUA, demonstraram que um robô submarino com aspecto humanoide pode ter várias vantagens. O OceanOne não chega a lembrar uma sereia, mas tem dois braços, uma cabeça e uma "cauda", onde ficam as hélices motorizadas responsáveis por sua movimentação. Tradicionalmente, em termos de forma, os robôs submersíveisoscilam entre os extremos, existindo opões com o aspecto de tubo, aerodinamicamente mais eficiente e capaz de suportar maiores pressões, ou de paralelepípedos, mais fáceis de construir e de manobrar. Mas a intenção da equipe era criar uma espécie de avatar, por meio do qual um mergulhador pudesse acionar o equipamento à distância, como se estivesse n…
Imagem
Mecânica Como ferver água de forma mais eficienteRedação do Site Inovação Tecnológica -  09/05/2016 A demonstração feita pela equipe mostra as bolhas saindo precisamente de pontos específicos, que lembram píxeis de uma "tela" que forma imagens com bolhas. [Imagem: Chang-Ho Choi - 10.1038/srep23760] Bolhas da fervura As bolhas que se formam e sobem a partir do fundo de uma vasilha com água fervendo são frequentemente citadas como exemplo nos estudos da teoria do caos. Talvez seja necessário procurar outros exemplos, uma vez que Chang-Ho Choi e seus colegas da Universidade do Estado do Oregon, nos EUA, conseguiram domar com precisão essas bolhas e seu movimento aparentemente insano. A estrutura de demonstração construída pela equipe mostra as bolhas saindo precisamente de pontos específicos, que lembram píxeis de uma "tela" que forma imagens com bolhas. A possibilidade de controle preciso sobre a fervura deverá ter impacto em uma ampla gama de aplicações, das caldeir…
Imagem
Nanotecnologia Nanopartícula amplifica luzRedação do Site Inovação Tecnológica -  12/05/2016 A nanopartícula plasmônica é composta por uma esfera de óxido de estanho e bário, com 190 nanômetros de diâmetro, envolta por uma camada de 30 nanômetros de ouro. [Imagem: Alejandro Manjavacas /Rice University] Amplificador óptico Amplificar a luz é essencial para um sem-número de tecnologias, o que inclui os lasers e as telecomunicações. O problema é que fazer isso de forma ajustável e flexível requer aparelhos grandes e caros, o que impede o uso de váriastecnologias fotônicas em equipamentos miniaturizados. "Amplificadores ópticos paramétricos ajustáveis custam ao redor de US$100.000 e ocupam um bom espaço em um laboratório", explica Yu Zhang, da Universidade Rice, nos EUA. Isso dá uma dimensão da importância e do alcance do trabalho do pesquisador: Zhang criou um amplificador óptico formado por uma única nanopartícula, que mede ao redor de 400 nanômetros. Amplificação de luz A nano…
Imagem
Espaço Primeiro cometa sem cauda é resquício arqueológico espacialCom informações do ESO -  13/05/2016 Uma vez que este objeto passou a maior parte da sua vida longe do Sistema Solar interior, ele sofreu poucas colisões e por isso a sua superfície apresenta poucas ou nenhuma cratera. Esta é uma oncepção artística do objeto C/2014 S3.[Imagem: ESO/M. Kornmesser] Arqueologia espacial Astrônomos descobriram um corpo celeste inédito que parece ser formado da matéria que deu origem ao Sistema Solar interior, da mesma época da formação da Terra, e que teria ficado "preservado" na Nuvem de Oort há bilhões de anos. Observações obtidas com o Telescópios VLT, no Chile, e Telescópio Canadá-França-Havaí, mostram que o objeto C/2014 S3 é o primeiro a ser descoberto em uma órbita cometária de longo período, com as características intactas de um asteroide do Sistema Solar interior. Seu estudo pode dar pistas importantes sobre a formação do Sistema Solar. Cometa rochoso Karen Meech e seus col…
Imagem
Plantão Matemática da relatividade explica cristal líquidoCom informações da Agência Fapesp -  05/05/2016 Simulação computacional da superfície de um cristal líquido esmético, exibindo seus tradicionais padrões cônicos. [Imagem: Danilo B. Liarte et al. - 10.1103/PhysRevLett.116.147802] Cristais líquidos esméticos Pesquisadores brasileiros e norte-americanos acabam de resolver um quebra-cabeça que há um século desafiava os físicos. O grupo utilizou simulação computacional para explicar a microestrutura dos cristais líquidos esméticos. Parente dos cristais líquidos usados nas telas de todos os aparelhos eletrônicos, essa variante descreve uma fase do material na qual as moléculas se dispõem em centenas de camadas curvas igualmente espaçadas, separadas umas das outras por distâncias nanométricas. Em cada camada, as moléculas podem se movimentar livremente, como nos líquidos. Mas, em cada região do material, as camadas apresentam um ordenamento espacial, como ocorre com esferas concêntric…
https://www.youtube.com/pyv_redirect?ai=C4EEDHgg_V4CHOdCHxgTazZyIA9D05sJEodOP6ZoCwI23ARABIN7PnwdgzcDngJwDoAGP8PHzA8gBAakCMViGAPbWkj6oAwHIA5sEqgT0AU_Q4SbVv9Wa5I26RBiCXHF99CByCjqBj-tyF4uGcbnssN0PLfj0TPXBjTF4Gkc_pk1vxovWu0Ju7T7nQwuFvBq76lvVAJ3y5OgNoWX6u3T-eqYEPe0s_pxviCvUKWdpW0DTY9WPiMkLrW5bPoF2CKKyHbP-TRjSF2gRjWI-4CM0hHUdWMVAF7bAuU7nfms5Ts2bxCZ7PGAbaQit4OUuAPNJJqVLF30yn4SlPvSUxkQccFtSf_afi7pNRMYa-G8pwYqjukKhagt76IEYX5INJXg6M-EEqKEPkzqR1pjibJRPOGKIbcfZPNC5km1KB2tseqG4vXygBhrIBumk4MGaAoAH2Y-ODKgHpr4b2AcB&sig=AOD64_2PgzRwL5E8DdDKmOwEsbINtA1pvg&sa=l&num=1&sigh=pS0zpKAbJTU&v=cIWOZx1gFPo&adurl=http://www.youtube.com/watch%3Fv%3DcIWOZx1gFPo&client=ca-pub-2892427223713195&crid=75836691049&agcid=75919255969&cnvtrk=1048344591&nm=1&nb=21&nx=78&ny=101&clkt=185&mb=2
COMERCIAL PYRAMON
Plantão Mundo tenta se unir contra enxurrada de aço da ChinaCom informações da Agência Brasil -  16/05/2016 Excesso de aço Dez associações da indústria do aço dos Estados Unidos, Canadá, México, América Latina, Europa e Turquia endossaram comunicado global sobre excesso de capacidade de produção de aço no mundo. O documento reconhece que os desafios enfrentados pela indústria siderúrgica têm dimensão global e, por essa razão, precisam ser tratados por meio de um diálogo também em nível mundial e de caráter permanente. O manifesto foi lançado após reunião da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em abril, assinado pelos governos do Canadá, Estados Unidos, Japão, México, União Europeia, República da Coreia, Suíça e Turquia. Houve consenso na avaliação de que, apesar de esses desafios do setor resultarem, muitas vezes, de problemas econômicos ou estruturais, há medidas que vêm sendo tomadas por alguns países que acabam contribuindo para o aumento do excedente …
Imagem
Livros
Livro - Estruturas De Madeira
10 Mandamentos para Mulheres Decididas
Adobe Illustrator CS5 - Classroom in a Book
1001 VideoGames Para Jogar Antes de Morrer Mecânica A dureza é filha do casamento de dois brutosRedação do Site Inovação Tecnológica -  16/05/2016 Microfotografia mostra estrutura cristalina do diamante depositado sobre o nitreto de boro. [Imagem: Jagdish Narayan et al. - 10.1063/1.4948688] Unidos pela dureza Uma nova técnica permite depositar diamante na superfície do nitreto de boro cúbico (c-BN), integrando os dois materiais superduros em uma única estrutura cristalina. "Isto pode ser usado para criar dispositivos de alta potência, como os transformadores de estado sólido necessários para criar a próxima geração de redes de distribuição de energia inteligentes," disse Jay Narayan, da Universidade do Estados da Carolina do Norte, nos EUA. "E também poderá ser usado para criar ferramentas de corte e usinagem de alta velocidade e equipamentos de perfuração…
Imagem
Espaço Astrônomos detectam elemento precioso no espaçoRedação do Site Inovação Tecnológica -  17/05/2016 O hélio-3 foi detectado com o radiotelescópio de 70 metros pertencente ao Complexo de Comunicações com o Espaço Profundo de Madri. [Imagem: Universidade de Manchester] Hélio-3 Astrônomos detectaram um gás raro e valioso a 4.000 anos-luz de distância da Terra. Apesar de ser longe demais para que seja possível minerá-lo, acredita-se que o mesmo gás esteja presente na Lua e em locais mais próximos. O gás é o hélio-3, que poderá ser usado como combustível nas futuras usinas de fusão nuclear e em naves espaciais, mas já é essencial para a criogenia e em equipamentos de imageamento médico. O problema é que há muito pouco hélio-3 disponível naturalmente na Terra, de forma que ele precisa ser produzido a um custo muito elevado em laboratórios nucleares. Hélio nas estrelas O hélio-3 nasce em estrelas de pequena massa - menos que duas vezes a massa do Sol - que expelem a maior parte de sua ma…
Imagem
Espaço Descoberta estrela com "motor interno" diferente do SolCom informações da Umich -  16/05/2016 O posicionamento polar das manchas indica que o campo magnético da estrela é gerado por dinâmicas internas totalmente diferentes daquelas que operam no Sol. [Imagem: R. M. Roettenbacher - 10.1038/nature17444] Manchas estelares Pela primeira vez, manchas solares - ou manchas estelares - foram fotografadas diretamente em uma estrela que não o Sol. "Enquanto manchas solares por imagiologia foram uma das primeiras coisas que Galileu fez quando começou a usar o telescópio recém-inventado, demorou mais de 400 anos para que fazermos um telescópio poderoso o suficiente que pudesse fotografar pontos em estrelas além do Sol," disse John Monnier, astrônomo da Universidade de Michigan, nos EUA. E os resultados foram surpreendentes: a estrela parece ter um "motor interno" diferente do Sol, o que se manifesta em um campo magnético muito diverso. Como o único modelo de e…
Imagem
Meio ambiente Resíduo de chá vira substituto do couro animalRedação do Site Inovação Tecnológica -  17/05/2016 O preparado de kombucha (esquerda) e o material depois de seco e prensado (direita). [Imagem: IAState] Kombucha O material que se perde após a preparação de um chá está se mostrando uma alternativa sustentável e barata para substituir o couro animal em roupas, sapatos, bolsas e outros acessórios de moda. O kombucha, ou combucha, é um preparado à base de chá preto ou chá verde, ao qual é adicionada uma solução rica em leveduras e bactérias acéticas em simbiose - uma colônia de kombucha. A proposta da professora Young-A Lee, da Universidade do Estado de Iowa, nos EUA, é aproveitar o biofilme que resta após o preparo, que apresenta uma textura gelatinosa. Para isso, ela cultiva a colônia de bactéria simbiótica adicionando uma mistura de vinagre e açúcar. Depois que o material é seco e prensado, ele apresenta uma textura similar à do couro, podendo ser usado como substituto do pr…