Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 28, 2016
Imagem
CO2 atmosférico é convertido diretamente em combustível líquidoRedação do Site Inovação Tecnológica -  10/02/2016
Embora "ambientalmente viável", o processo ainda precisa superar alguns desafios para vencer a batalha contra o petróleo. [Imagem: Surya Prakash] CO2 vira combustível líquido Sim, é possível converter diretamente o CO2 capturado na atmosfera em metanol, pronto para ser usado como combustível. Este processo de conversão do CO2 em combustível líquido, conhecido como combustão reversa, é um objetivo perseguido por inúmeras equipes ao redor do mundo, que buscam meios de transformar a poluição dos derivados do petróleo em substitutos do petróleo. Jotheeswari Kothandaraman e seus colegas da Universidade do Sul da Califórnia, nos EUA, fizeram a conversão de CO2 em metanol seguindo um processo que tem potencial para ser escalonado para uso industrial. O processo consiste em injetar o ar ambiente para que ele borbulhe através de uma solução aquosa de pentaetilenohexamina …
Imagem
Antena captura luz do Sol e gera eletricidadeRedação do Site Inovação Tecnológica -  05/02/2016 Esquema mostra os componentes da rectena, uma antena capaz de capturar a radiação solar e gerar eletricidade. [Imagem: Thomas Bougher/Georgia Tech] Rectena Pesquisadores demonstraram a primeira rectena óptica, um dispositivo que combina uma antena com um diodo retificador para converter luz diretamente em eletricidade. Essencialmente, uma rectena é uma espécie de célula solar, mas operando em um princípio totalmente diferente: em vez de usar o efeito fotoelétrico, as rectenas captam a luz como as antenas captam qualquer onda. E já convertem essa radiação em corrente contínua - daí seu nome, uma junção de antena e retificador. Feita de nanotubos de carbono multicamadas e minúsculos retificadores, as rectenas ópticas representam uma nova tecnologia para detectores de luz muito sensíveis, como os usados em observações astronômicas, mas dispensando a refrigeração necessária hoje, coletores de e…
O segredo que torna Alemanha a economia mais sólida do mundoCom informações da BBC -  05/02/2016 Economia social de mercado Milagre do pós-guerra, a "economia social de mercado" alemã parece ser inabalável: superou as explosões nos preços do petróleo nos anos 1970 e 1980, o impacto da reunificação nos 1990, a recessão mundial de 2008-2009 e está passando firme pela atual crise que atinge a zona do euro. Hoje, o país é um dos três maiores exportadores globais, tem o crescimento per capita mais alto do mundo desenvolvido e um índice de desemprego de 6,9%, bem inferior à média da eurozona, de 11,7%. Segundo o professor Reint Gropp, presidente do Instituto Hall para a Investigação Econômica (IWH), da Alemanha, o modelo germânico se diferencia de forma muito clara do anglo-saxão dos Estados Unidos e do Reino Unido. Capitalismo com cooperação Mas o que faz o sistema econômico-social da Alemanha algo tão particular? Quais são os segredos de seu êxito? "É um sistema baseado na c…
Imagem
As incríveis montanhas de gelo flutuantes de PlutãoCom informações da BBC -  10/02/2016 [Imagem: NASA] Montanhas que andam No coração de Plutão, misteriosas colinas estão desafiando os cientistas da Nasa. A agência divulgou novas imagens, feitas pela sonda New Horizons, que mostram o que parecem ser montanhas flutuantes na superfície do planeta anão, aparentes formações de gelo de quilômetros de extensão, suspensas sobre um oceano de nitrogênio congelado. A suspeita é que essas montanhas flutuantes misteriosas sejam fragmentos de água congelada que lembram os icebergs da Terra. Os blocos congelados se juntam formando cadeias montanhosas de até 20 quilômetros de extensão. Acredita-se que o Plano Sputnik tenha-se formado após um grande impacto na superfície de Plutão, que foi preenchido com uma mistura de água congelada, nitrogênio e amoníaco. As colinas podem flutuar porque o gelo de nitrogênio é bem mais denso do que o gelo de água. Movimentos convectivos As colinas, localizadas na vas…
Imagem
Brasileiros ajudaram a detectar ondas gravitacionaisCom informações da Agência Fapesp -  12/02/2016
Modelo mostrando as ondas gravitacionais geradas por um sistema binário cujas estrelas estão em processo de fusão. [Imagem: NASA Ames/PRL]
Nova janela para o Universo Pesquisadores brasileiros fazem parte da equipe internacional que anunciou ontem a primeira detecção das ondas gravitacionais. A colaboração entre os projetos LIGO e VIRGO reúne mais de mil cientistas de mais de 90 universidades e instituições de pesquisa de 16 países. Entre os participantes do projeto estão Odylio Denys de Aguiar, Márcio Constâncio Júnior, César Augusto Costa, Allan Douglas dos Santos Silva, Elvis Camilo Ferreira e Marcos André Okada, todos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), e Riccardo Sturani, do Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (IFT-UNESP). "Essa primeira observação das ondas gravitacionais abre uma nova janela de observação do Universo e marca o iníci…
Imagem
Nebulosa de reflexão amplia brilho de estrela jovemCom informações do ESO -  14/02/2016 Uma estrela recém-formada ilumina as nuvens cósmicas à sua volta, criando a nebulosa de reflexão IC 2631.[Imagem: ESO] Nebulosas de reflexão e de emissão As partículas de poeira nas enormes nuvens que rodeiam esta estrela jovem difundem a sua luz, tal como acontece com os faróis de um carro em um nevoeiro, criando uma nebulosa de reflexão. Nebulosas de reflexão são nuvens de poeira cósmica que refletem a radiação de uma estrela próxima, geralmente criando espetáculos magníficos de luz como o que se vê no caso da estrela HD 97300 e da nebulosa que ela forma, chamada IC 2631. As nebulosas de reflexão apenas dispersam a radiação estelar de volta para o espaço. A radiação estelar mais energética, tal como a radiação ultravioleta emitida por estrelas jovens muito quentes, pode ionizar o gás circundante, fazendo com que este emita radiação e dê assim origem a nebulosas de emissão. As nebulosas de emissão…
Imagem
Lista de cientistas mais influentes do mundo tem 4 brasileirosCom informações da Capes -  15/02/2016 O ranking "As mentes científicas mais influentes do mundo 2015" inclui os nomes de quatro brasileiros. [Imagem: Thomson Reuters/Divulgação] Mentes científicas O ranking "As mentes científicas mais influentes do mundo 2015" inclui os nomes de quatro brasileiros: Ado Jorio (Física - Universidade Federal de Minas Gerais)Adriano Nunes Nesi (Biologia - Universidade Federal de Viçosa)Álvaro Avezum (Medicina - Instituto de Cardiologia Dante Pazzanese)Paulo Artaxo (Geociências (Universidade de São Paulo) A formação do ranking foi baseada em um critério principal: a análise dos artigos científicos mais citados no período entre 2003 e 2013, em 21 áreas do conhecimento. Os cientistas mais notáveis estão entre aproximadamente nove milhões de pesquisadores contabilizados pela consultoria Thomson Reuters. Periódicos Capes Os pesquisadores brasileiros têm aparição certa em diversas …
Imagem
Folha artificial elimina até 60% dos contaminantes da águaRedação do Site Inovação Tecnológica -  15/02/2016 Ilustração do funcionamento da folha artificial e amostras de água purificada em diversos graus, dependendo do tempo de exposição ao Sol. [Imagem: ACS] Água pura com luz solar Há anos vem-se tentando desenvolver técnicas para imitar o poder fotossintético de uma folha para produzir hidrogênio - um combustível limpo - a partir de água e luz solar. Esse campo, conhecido como fotossíntese artificial, já produziu diversos tipos de folhas artificiais. Uma equipe da China e dos EUA criou agora um outro tipo de dispositivo que imita dois dos processos que ocorrem em uma folha natural - a fotossíntese e a transpiração - não para produzir hidrogênio, mas para purificar a água. Yang Liu e seus colegas construíram sua folha artificial na forma de uma membrana de três camadas, compostas por nanopartículas de dióxido de titânio (TiO2), nanopartículas de ouro e uma camada de suporte de óxido…
Imagem
Calor transportado por 1 metro esfria chips a distânciaRedação do Site Inovação Tecnológica -  15/02/2016 Ilustração artística do calor quanticamente limitado transportado por longas distâncias usando fótons de micro-ondas. [Imagem: Heikka Valja] Transporte de calor Em um avanço marcante em física, pesquisadores da Universidade de Aalto, na Finlândia, conseguiram transportar o calor com eficiência máxima a uma distância 10.000 vezes maior do que a que já havia sido conseguida. Isso significa que o aparato de dissipação de calor pode ficar distante do local onde o calor é gerado - o dissipador e o exaustor podem ficar longe do processador, por exemplo. Além disso, a técnica permitirá a utilização de metais comuns juntamente com supercondutores, tudo no mesmo chip, o que dará um novo impulso à construção deprocessadores quânticos, nos quais o calor é sinônimo de "ruído", que faz os qubits perderem seus dados. E inúmeras outras aplicações são possíveis. "A longa distância …
Imagem
Didímio metálico é produzido no BrasilRedação do Site Inovação Tecnológica -  15/02/2016 Didímio metálico (Nd e Pr) produzido no IPT - o material é a base dos superímãs de terras raras. [Imagem: IPT] Ímãs de terras raras Uma tecnologia que permitiu obter didímio metálico pela primeira vez no país foi desenvolvida por pesquisadores do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo). O didímio é uma liga metálica constituída dos elementos praseodímio e neodímio, elementos das terras raras. Ele é a base para a fabricação de superímãs usados em turbinas eólicas, motores para veículos elétricos e discos rígidos de computador, entre vários outros. "A obtenção do didímio mostra que é possível, num futuro breve, a sua produção em escala industrial, contribuição definitiva para completar a cadeia dos ímãs de alto desempenho, peças-chave nas turbinas eólicas e carros elétricos, mas também necessários em dispositivos eletrônicos. "A ideia é que se tenha no país domínio tecnológi…
Imagem
Origem
Box - Divergente
Biomimética
Renascida Eletrônica Da química da luz aos computadores quânticosRedação do Site Inovação Tecnológica -  16/02/2016 Nessa termodinâmica da luz, os fótons são manipulados como as moléculas dentro dos circuitos microfluídicos. [Imagem: M. Hafezi et al. - 10.1103/PhysRevB.92.174305] Controles de fluxo Ao lidar com a matéria, existem alguns "botões de controle" muito interessantes. Gire o botão de controle da temperatura, por exemplo, e a matéria passa de uma fase para outra. Gire o botão do potencial elétrico, e cria-se um fluxo de cargas de um ponto a outro. Outro fluxo importante é o chamado potencial químico, que controla a energia potencial absorvida ou emitida por um sistema durante as reações químicas. Gire o botão do potencial químico e você gera um fluxo de partículas, permitindo que diferentes átomos se reorganizem, mudando de parceiros, sem afetar o número total de átomos. Mas será que existe um potencial químico para a luz? E se existi…
Imagem
Além dos semicondutores: Transístor quântico de nanotuboRedação do Site Inovação Tecnológica -  16/02/2016 Outra vantagem é que os transistores de nanotubos são flexíveis, o que poderá ajudar na fabricação de dispositivos dobráveis e de vestir. [Imagem: Yoke Khin Yap/Michigan Tech] Além dos semicondutores O professor Yoke Khin Yap, da Universidade Tecnológica de Michigan, nos EUA, está preconizando uma ideia que parece quase uma heresia na atual era tecnológica. "Olhe além dos semicondutores," aconselha ele, destacando que os semicondutores de silício, que estão na base de toda a tecnologia da informação, têm defeitos demais. "Eles aquecem muito, vazam corrente elétrica e não podem ser mais miniaturizados," afirma. E, para não falar sem fundamentos, Yap apresentou sua própria alternativa aos semicondutores, uma nova forma de fazer computação que não depende dos transistores. Transístor quântico A nova técnica de computação baseia-se em uma tecnologia que impressiona…