Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 3, 2013
Imagem
Imagem
Eletrônica Tela holográfica chega às 12 polegadas de autêntico 3DRedação do Site Inovação Tecnológica - 05/02/2013

Embora ainda longe da resolução desejada, as imagens holográficas já são significativamente superiores às imagens geradas pelas primeiras TVs que chegaram ao mercado - que eram preto e branco.[Imagem: Xuewu Xu] Resolução dos hologramas Em 2010, cientistas de Cingapura apresentaram um algoritmo que permitiu pela primeira vez calcular rapidamente todas as informações necessárias para gerar um holograma. Os resultados demonstraram que a renderização do holograma por computadores comuns pode se viável. Hologramas: imagens 3D realísticas estão chegando aos computadores Agora, a equipe do Dr. Xuewu Xu deu um passo adicional, aumentando a resolução dos hologramas de forma a gerar imagens coloridas com detalhes razoavelmente bem definidos. Pixels no espaço 3D Enquanto aumentar a resolução das imagens em uma tela comum é uma questão de aumentar o número de pixels por área, na holografia é…
Imagem
Maior bateria do mundo equaliza energia dos ventosRedação do Site Inovação Tecnológica - 05/02/2013
Cada módulo da superbateria possui múltiplos terminais, o que permite que a eletricidade flua rapidamente. [Imagem: Xtreme Power] Represa de energia Em um local remoto do Texas, bem no quintal da indústria petrolífera, foi ligado na semana passada um equipamento para impulsionar asenergias limpas e renováveis. É a maior bateria do mundo, destinada a funcionar como uma "represa de energia" entre uma fazenda eólica e a rede de distribuição elétrica. O objetivo é garantir um suprimento contínuo da eletricidade produzida pelos ventos para a rede elétrica. Projetada com a tecnologia desenvolvida pela empresa emergente Xtreme Power, e financiada pela concessionária Duke Energy, a bateria pode injetar até 36 megawatts de potência na rede em um período de 15 minutos. Isso não apenas resolve o dilema da intermitência natural da energia eólica - sempre dependente das variações dos ventos -, co…

Solução de mistério biológico impulsiona inteligência artificial

Imagem
Informática Solução de mistério biológico impulsiona inteligência artificialRedação do Site Inovação Tecnológica - 04/02/2013
A explicação sobre como surge a modularidade nas redes biológicas poderá ser transferida imediatamente para as redes neurais artificiais.[Imagem: Clune et al./PRS] Modularidade biológica Embora os seres vivos sejam formados por unidades básicas chamadas células, essas células não se distribuem homogeneamente para formar um órgão. Em vez disso, elas se organizam em grupos - mais especificamente, as redes biológicas tendem a se organizar em módulos. Por que isso acontece era um mistério até agora. Os livros-texto de biologia afirmam que a evolução produziu módulos porque os seres modulares podem responder às mudanças mais rapidamente, o que lhes dá uma vantagem adaptativa - o que é uma justificação, e não uma explicação da origem do fenômeno. Custos de conexão A primeira proposta de explicação surgiu agora, com o trabalho de Jeff Clune, Jean-Baptiste Mouret e Hod Lipson, …

Metamateriais domam a luz no interior de chips fotônicos

Imagem
Eletrônica Metamateriais domam a luz no interior de chips fotônicosRedação do Site Inovação Tecnológica - 04/02/2013
Componentes feitos de metamateriais, capazes de desempenhar funções diferentes, podem ser integrados para montar circuitos fotônicos para comunicação, imageamento, computação e sensoriamento.[Imagem: Douglas Werner] Novas luzes Parece não haver limites para a óptica transformacional e seusmetamateriais. Depois que possibilitaramteletransportar o magnetismo, ficou claro que mantos de invisibilidade elentes perfeitas eram apenas a ponta de um icebergue óptico. Uma equipe da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, acaba de demonstrar uma plataforma completa para a construção de chips que trocam dados usando luz - os chamados processadores fotônicos - inteiramente baseada em metamateriais. Ao contrário dos processadores eletrônicos, que usam elétrons, os processadores fotônicos, ou ópticos, usam fótons de luz para trocar dados, o que os torna potencialmente mais rápidos e…
Imagem
Espaço Base na Lua poderá ser construída com impressora 3DRedação do Site Inovação Tecnológica - 02/02/2013
O objetivo é reduzir ao mínimo o material a ser levado da Terra - a impressora 3D poderia ser usada para construir inúmeros blocos da base lunar. [Imagem: Foster+Partners] Tinta de poeira A Agência Espacial Europeia (ESA) está estudando a possibilidade de construir uma base na Lua usando uma impressora 3D robotizada e poeira lunar como "tinta". Recentemente, pesquisadores financiados pela NASA demonstraram que é possível construir estruturas rígidas usando poeira lunar, ou regolito, por meio da fabricação aditiva, que usa as impressoras 3D. Impressora 3D constrói peças de poeira lunar A ESA foi além e convocou empresas que pudessem projetar uma base lunar conceitual de forma imediata, com os recursos já disponíveis, usando o máximo possível de materiais lunares. O projeto foi apresentado no mesmo dia em que a agência espacial da Rússia, a Roscosmos, anunciou a intenção de ter…

Robô que joga badminton aumenta eficiência energética da indústria

Imagem
Robótica Robô que joga badminton aumenta eficiência energética da indústriaRedação do Site Inovação Tecnológica - 05/02/2013
O robô é um banco de provas para testar softwares projetados para otimizar a eficiência energética de equipamentos industriais. [Imagem: Wim Symens] Banco de provas Um robô que joga badminton pode parecer algo interessante para jogadores solitários. Mas a criação do Dr. Wim Symens, do Centro de Tecnologia Mecatrônica Flanders, na Bélgica, não está para brincadeiras. O robô é um banco de provas para testar softwares projetados para otimizar a eficiência energética de equipamentos industriais. Sistemas mecatrônicos Os equipamentos usados na automação industrial - essencialmente sistemas mecatrônicos - são controlados tanto por softwares quanto por circuitos eletrônicos dedicados. Como é inviável parar as fábricas para fazer simulações que possam mostrar onde é maior o consumo de energia em cada situação, Symens projetou um robô que possui em escala menor todos os elemento…