Brasil entra na terceira etapa da expansão na área da educação


Brasil entra na terceira etapa da expansão na área da educação

25-10-2011
Para atender esta demanda, indústria oferece soluções inteligentes para as obras


A presidenta da República, Dilma Rousseff, deu início à terceira etapa da expansão universitária e profissional no Brasil. Esta etapa compreende a abertura de 25 mil vagas de ingresso nas universidades federais e de 600 mil matrículas nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia até 2014.

Para executar o programa, o Governo Federal vai investir cerca de R$ 7 milhões por unidade de educação profissional e R$ 14 milhões no caso de campus universitário.

Com este ritmo, as empresas estão se adaptando à nova realidade e investindo cada vez mais para responder às necessidades de infraestrutura para a expansão. Uma dessas empresas é o Grupo Legrand, que investe 7% do faturamento global em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos.


Soluções do Grupo Legrand para área de educação

O Grupo Legrand oferece inúmeras soluções para todas as etapas da obra voltadas para a expansão das instituições de ensino. As eletrocalhas aramadas permitem acomodar e organizar os cabos elétricos e dados facilitando o fluxo de ar nos data centers, mantendo a temperatura ideal e necessária para o bom funcionamento dos equipamentos de TI. Outra característica é a borda de segurança que evita danos aos cabos durante o deslizamento na instalação e a proteção aos instaladores e usuários.

Para atender à demanda de rede de cabeamento estruturado, visto que as instituições de ensino precisam estar interligadas, a Legrand apresenta a linha LCS² Legrand Cabling System, que é um sistema de cabeamento estruturado em alta velocidade, que através da conexão rápida das tomadas RJ45 garantem o desempenho da rede de dados e redução no tempo de instalação de até 40%.

A linha LCS² é composta por tomadas LCS² RJ45², patch panels tradicionais e de alta densidade, cabos , patch cords, Gabinetes e a linha de fibra óptica LCS², com DIOs, acopladores, conectores, patch cords e pigtails. Os produtos LCS² são projetados para otimizar a instalação, garantir a performance do sistema, facilitar a manutenção e oferecer acabamento superior.

Para organizar salas de aula, auditórios ou salas de reuniões, pode ser utilizado o Sistema X, constituído por canaletas, juntas e acessórios. Sua função é organizar os fios e cabos, de forma que eles não fiquem expostos. Sua vasta gama de funções permite disponibilizar as tomadas aos usuários. Um sistema fácil de instalar, substitui os conduites convencionais, dispensando a quebra de paredes.

A Legrand também fornece produtos voltados à segurança dos alunos, como placas sinalizadoras, que são utilizadas para indicar, por exemplo, situações como saída de emergência, escadas, extintores etc. Para o caso de interrupção inesperada de energia, o Grupo Legrand possui iluminação de emergência com autonomia de até 3 horas, desenvolvida para que as pessoas não fiquem no escuro. Essas placas combinadas com as luzes de emergência tornam as universidades muito mais seguras. Ainda no quesito de segurança, a empresa oferece porteiros, vídeos porteiros e fechaduras elétricas da HDL.

O Grupo Legrand também se preocupa com a economia de energia, e para isso oferece os produtos da linha Legrand Lighting Management, solução que oferece sensores interruptores que funcionam entre 100 e 240 Vca. Esses sensores podem ser utilizados em salas de aulas, corredores, auditórios e banheiros. Grande parte desses dispositivos conta com o controle da iluminação baseado na incidência de luz natural. Este método de controle mantém as luzes apagadas quando o nível de luz natural está acima do nível pré-determinado. Também é possível a operação nos modos de ocupação – em que as luzes se acendem assim que detectada a presença nas salas – ou de ausência, que requer que as pessoas pressionem um pulsador para ativar as luzes. Estas configurações são reguláveis e podem ser desativadas, caso necessário.

Além dos métodos de controle, também as tecnologias de detecção fazem diferença na otimização do consumo de energia. Exclusividade dos produtos do Grupo Legrand, a tecnologia DUAL permite aliar tecnologias infravermelha passiva (PIR) e ultrassônica (US) para garantir a detecção de presença nos mais variados casos.
Com essa gama diversificada de produtos, o Grupo Legrand oferece soluções do estágio inicial da obra até para o acabamento e pós-obra.
 

Comentários

Postagens mais visitadas