Como anda a segurança das instalações elétricas na sua loja?


Como anda a segurança das instalações elétricas na sua loja?

24-05-2011
Apesar de leis e normas técnicas vigentes, o descaso com a instalação elétrica é muito grande e este cenário deve ser modificado

 Sabemos que qualquer estrutura predial que se utilize de energia elétrica em baixa tensão (abaixo de 1000Vac) deve ter suas instalações elétricas projetadas, construídas, inspecionadas e reformadas de acordo com a norma técnica que rege este assunto, no caso, a ANBT NBR 5410. Se a edificação foi construída depois de março de 2004 a versão da norma a ser utilizada é a de 2004. Pois bem, cada norma técnica, seja ela qual for, se preocupa com a segurança, conforto e qualidade do produto ou serviço a ser realizado e provém de inúmeras discussões e defesas de diversos pontos de vista diferentes até o consenso. Então como se explica o número enorme de incêndios causados por supostamente “curtos circuitos” e que na maioria é causado sim por sobrecargas, acontecendo nos estabelecimentos comerciais?

A ABRACOPEL – Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade, entidade sem fins lucrativos, busca a redução dos acidentes de origem elétrica através da formação de uma cultura de segurança neste quesito, e desde 2007 realiza pesquisas em todas as notícias divulgadas sobre acidentes que possuam na origem problemas com a eletricidade. E podemos notar que o número de acidentes é muito grande. Para se ter uma idéia, em 2009 foram 102 incêndios no comércio de todo o Brasil que tiveram origem em sobrecarga ou curto–circuito, em 2010 o número foi ainda maior, 113 incêndios. Só no estado do Rio de Janeiro o número dobrou, de 9 em 2009 para 18 em 2010.

Isto mostra que apesar de leis e normas técnicas vigentes, o descaso com a instalação elétrica é muito grande e este cenário deve ser modificado. A contratação de mão de obra especializada e, sobretudo, atualizada é o primeiro passo para avançarmos nesta meta de redução de acidentes. Os profissionais, engenheiros e técnicos que em um primeiro momento podem parecer mais caros do que a contratação do eletricista são, na verdade, o fator mais relevante para a obtenção de benefícios. Com um projeto adequado, você usará menos material na construção da sua instalação elétrica, também terá a melhor adequação para o uso específico e garantirá a segurança de quem se utiliza da instalação elétrica (no caso das empresas, a segurança do cliente, do empregado e também do patrimônio). Garantirá ainda economia no consumo de energia elétrica ao longo do tempo (que é significativa) com a redução de perdas, o que justificará sua aplicação.

A contratação de eletricista qualificado e atualizado não é dispensável, pois é ele quem irá construir de acordo com o que foi especificado nos projetos elaborados por profissionais habilitados. Outro fator de segurança é o uso de materiais certificados e de qualidade, garantindo performance adequada, gerando ao usuário retorno financeiro por eliminação de lucro cessante ou indenização por acidente.

Por último, e não menos importante, a revisão e reforma da instalação elétrica periodicamente é um dos pontos que vai garantir que sua instalação e as alterações que foram efetuadas ao longo do tempo, estejam seguras e adequadas. Vale lembrar que os principais incêndios são gerados na maioria das vezes por instalação de equipamentos em excesso sem a correta adequação da instalação elétrica que acaba sendo sobrecarregada, aquecendo e iniciando o incêndio que, além dos números já citados em perda de patrimônio, ainda mataram 2 pessoas em 2009 e 1 em 2010.

Pense nisto: qual o prejuízo financeiro e social que você está sujeito a sofrer, caso seu estabelecimento seja danificado por um incêndio causado por sobrecarga ou um curto circuito na rede elétrica?

Para evitar isso, algumas dicas são importantes:

• Vai construir ou reformar sua loja ou escritório? Contrate um projeto de acordo com as normas técnicas vigentes para a instalação elétrica adequada à utilização que será dada.
• Sempre contrate profissionais habilitados, capacitados e atualizados para a construção da sua instalação elétrica. Qualquer erro pode ser um enorme prejuízo.
• Revise sua instalação elétrica a cada 3 anos pelo menos, realizando as devidas adequações, caso seja necessário.
• Só use produtos, materiais, equipamentos, componentes e dispositivos certificados e de qualidade reconhecida.
• Não utilize extensões, T´s ou benjamins, e NUNCA ligue mais do que um equipamento em uma tomada, exceto quando houver uma orientação especializada.
 

Workshop ABRACOPEL de Segurança – O dia 13 de abril foi marcado por um grande evento realizado no Rio de Janeiro pela ABRACOPEL – Associação Brasileira de Conscientização dos Perigos da Eletricidade. Foi o primeiro dia de um ciclo de palestras com informações sobre segurança em eletricidade para os profissionais que atuam nas instalações elétricas prediais e industriais e também para docentes das áreas de eletricidade das escolas técnicas do estado do Rio de Janeiro. O Workshop de segurança NR-10, NR-6 e NR-12 teve um público de mais de 300 profissionais ligados à segurança de quem trabalha e atua nas indústrias e em estabelecimentos comerciais e de serviços do Rio. Durante os encontros de trabalho, foi possível debater alguns temas como a NR 10 - Norma Regulamentadora de n°. 10, que visa garantir a segurança dos trabalhadores que atuam direta ou indiretamente com eletricidade.

Dúvidas quanto à forma de garantir a segurança de pessoas e das instalações elétricas foram sanadas por especialistas presentes. Um dos pontos altos dos debates foi a forma correta de interpretação da norma que está em vigor desde 8/12/2004, mas que ainda não teve completa implementação em decorrência de muitos a entenderem como “mais um dispositivo para gastos” quando, na verdade, deve ser compreendida como “uma excelente ferramenta para garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores e usuários da instalação elétrica”. Desta forma a implementação dos requisitos descritos na norma deve ser visto como investimento com retorno garantido e não custo.

A NR-6, que fala dos equipamentos de proteção individual, também foi debatida e ficou patente a preocupação com empresas de origem duvidosa que oferecem produtos de má qualidade e que não garantem a segurança adequada aos trabalhadores. A Norma preconiza a necessidade do Certificado de Aprovação (C.A.) emitido por órgão nacional competente em matéria de saúde e segurança do trabalho junto ao Ministério de Trabalho e Emprego. A especificação correta do EPI, a aquisição do EPI com C.A. e o uso correto de acordo com o estabelecido é uma forma de garantir que os profissionais não se acidentarão e com isto garantir a segurança. O assunto foi complementado com base na NR-12, norma que trata de segurança em máquinas e equipamentos que tem sido uma fonte de acidentes significativos. O Rio de Janeiro ficou mais seguro com relação aos acidentes de origem elétrica depois destes encontros de trabalho e o apoio dos parceiros foi fundamental para o sucesso.

A participação nos eventos é gratuita sendo solicitado aos participantes contribuírem com 1 quilo de alimento para serem doados a uma instituição de caridade do Rio de Janeiro. Este ano, o SENAI-RJ indicou a CACCST - Casa de Apoio a Criança com Câncer Santa Teresa.

 
A ABRACOPEL tem por missão "Conscientizar, através da informação e formação de profissionais, toda a população brasileira para os perigos que a eletricidade, quando mal utilizada, pode causar". Realiza uma série de ações para cumprir esta missão em todo o território nacional. Acesse www.abracopel.org.br e saiba mais.

Comentários

Postagens mais visitadas