Proteção das instalações contra sobretensões

Proteção das instalações contra sobretensões
03-2011

DPS UNIC oferece uma solução completa e de alta performance contra sobretensões conduzidas pelas linhas de energia elétrica

Com aproximadamente 100 milhões de raios por ano*, o Brasil é hoje o país com maior incidência de raios em todo o mundo, causando enormes prejuízos materiais e em vidas humanas, principalmente nos grandes centros urbanos, onde as condições atmosféricas favorecem a formação de nuvens eletricamente carregadas.

Apesar da proteção dos pára-raios, a queda de um raio produz um campo eletromagnético que se irradia por todo o ambiente como uma descarga indireta de energia, principalmente por cercas de arame, varais e pelas redes elétricas e de comunicação. E, ao atingir a rede de distribuição de energia elétrica de uma cidade, essa descarga indireta acaba provocando um aumento momentâneo de tensão, chamado tecnicamente de sobretensão transitória, que pode causar danos irreparáveis em todos os aparelhos eletroeletrônicos de uma casa ou um escritório.

O DPS UNIC é um dispositivo de proteção que oferece total segurança contra surtos ou sobretensões anulando as descargas indiretas e diretas na rede elétrica causados por raios. Um produto recomendado pela norma NBR 5410, ao contrário dos filtros de linha e estabilizadores, que simplesmente atenuam ruídos, interferências eletromagnéticas, ou minimizam pequenas variações na rede elétrica, o DPS UNIC oferece uma solução completa e de alta performance contra sobretensões conduzidas pelas linhas de energia elétrica, protegendo com total segurança os equipamentos eletroeletrônicos quando da ocorrência de chuvas e tempestades.

Nota: Outros dispositivos específicos são necessários para proteção de antenas, TV a cabo e telefonia.

* Fonte: RINDAT - Rede Integrada Nacional de Detecção de Descargas Atmosféricas


Como Especificar

Para dimensionar corretamente um DPS UNIC é necessário saber a classe de isolamento de seu equipamento, bem como a suportabilidade de corrente. E deve-se sempre instalar os DPS UNIC com o menor comprimento de cabos, para evitar que exista uma queda de tensão nos cabos, aumentando o nível de isolação entre a entrada do DPS e o Aterramento. Para uma perfeita proteção contra sobretensões a Legrand recomenda a utilização em Cascata dos DPS, sendo o Classe I/II na entrada de energia, e um classe II na distribuição.

A Pial Legrand desenvolveu quatro diferentes capacidades de protetores UNIC contra surtos, com aplicação específica de acordo com o grau de incidência e de intensidade de raios. São eles:


Produto


Todos os DPS da Legrand obedecem a Norma ABNT NBR IEC 61643-1, referente a testes de impulso na Curva 8/20us. Vale ressaltar que todo sistema elétrico deve ter um ponto de aterramento, PE (Proteção Elétrica), para que o nível excedente de tensão escoe para o ponto de aterramento




O DPS UNIC pode ser instalado nos esquemas de circuito elétricos mais utilizados em todo o Brasil, como TN-C, TN-S, TN-C-S e TT, em conformidade com as principais normas da ABNT, inclusive a ABNT NBR 5410.
Nos aterramentos da série TN, quando a distância entre a origem efetiva e a origem formal do circuito for superior a 10 metros – estando assim fora da zona de influência da ligação equipotencial principal – deve-se proceder a uma nova equipotencialização entre PE e N ou mesmo proceder a instalação de uma proteção entre N e PE, conforme a norma ABNT NBR 5410, otimizando a ação protetora dos dispositivos DPS instalados.

Comentários

Postagens mais visitadas