PAUSA PARA O CARNAVAL


É Pessoal. Pausa para o carnaval. Mas com tantos dias de folia fica impossível não dar uma tecladinha e ver as coisas na net. Fazendo isso achei um texto bem legal para esse inicio de ano. Nada de complicado porem super interessante escrito por Rosival Fagundes - (Artigo do site - falando do varejo)
Divido com vocês.
Os “10” Mandamentos da Excelência no Atendimento.
por ROSIVAL FAGUNDES
I- MANTERÁS O PROFISSIONALISMO .
A aparência física das instalações, dos equipamentos e a sua própria.
O conhecimento de causa e a cortesia que você mostra aos clientes e sua capacidade de transmitir sinceridade e competência.
II- RESOLVERÁS O PROBLEMA DO CLIENTE.
O cliente diz: “ por favor, me ajude”. “Resolva meu problema agora”. Registre meu pedido agora”. Muitas vezes, a boa ou a má impressão que eles guardam da empresa depende diretamente da experiência que têm com você e do modo como você os ajuda a suprir suas necessidades..
III- DIRÁS A VERDADE.
Se você não disser a verdade, ela aparecerá de qualquer modo. A verdade gera confiança, que gera relacionamento. Quando você atende uma solicitação do cliente a tempo, está demonstrando confiabilidade. Nunca prometa demais só para fechar uma venda. A transação não termina nesse momento. Nessa hora ela apenas começa. Confiabilidade é honrar as promessas feitas e só fazer as que podem ser cumpridas.
IV- OUVIRÁS O CLIENTE SEMPRE.
Procurar ouvir sempre o que o cliente deseja, suas necessidades, e demonstrar a boa vontade em ajudar os clientes prontamente. A capacidade de ouvir. A expectativa dos clientes é de que você os ouça, compreenda e faça alguma coisa em relação às suas necessidades especificas quando as levam ao seu conhecimento. Utilize todas as ferramentas disponíveis para ouvir as sugestões, críticas e reclamações dos clientes.
V- DOMINARÁS A ARTE DA PACIÊNCIA.
Manter-se calmo e adotar sempre uma postura profissional. Aplicar sempre os princípios fundamentais do bom atendimento: confiabilidade, empatia, simpatia, cordialidade, flexibilidade e motivação para aprende novos conteúdos e enfrentar desafios para solucionar os problemas dos clientes.
VI- BANIRÁS A LINGUAGEM CORPORATIVA.
Os clientes querem ouvi-lo com uma voz humana. Seja gentil e educado. Não se oculte por trás da linguagem rebuscada.
VII- NÃO COMETERÁS PECADOS MORTAIS DO ATENDIMENTO.
Muitos clientes estão comprando na Internet, pois quando vão até a loja, os vendedores demonstram falta de conhecimento em relação às mercadorias. “Não sei”. “Não estou nem aí”. “Não quero ser perturbado”. Não vou com a sua cara”. Não volte mais. Não queremos pessoas do seu tipo aqui. O preconceito, assim como os clientes, existe em diferentes tamanhos, formas, idades, cores, etnias, níveis educacionais. Será que na maioria das vezes você atende melhor aqueles clientes que vestem terno e gravata do que os que usam jeans e camiseta?
VIII- CONHECERÁS O PRODUTO, A EMPRESA, E O CLIENTE.
Você precisa conhecer as características, as vantagens e os benefícios de qualquer produto ou serviço que sua empresa forneça. Os clientes acreditam que você sabe como sua empresa funciona para que possa levá-los até alguém capaz de atender as necessidades deles, caso elas estejam fora da sua alçada.
IX- APRENDERÁS SEM PARAR.
Tenha humildade de aprender sempre, fazer dos erros que eles não se repitam. Aprender a lidar com as dificuldades sendo inovador e criativo. Quando estiver atendendo várias chamadas de telefone ao mesmo tempo e precisar colocar as que não são urgentes em espera, pergunte: “ você pode aguardar”? em vez de “ posso colocar você em espera?” Lembre-se bem: “quando você atende o telefone é a imagem da sua empresa que está na linha!”
X- ENCANTARÁS O TEU CLIENTE.
Agradecendo você encanta o teu cliente. Algumas maneiras de agradecer. Verbal mente, agradeça a cada encontro: “obrigado por comprar conosco, o próximo por favor”.
O agradecimento tem que ser caloroso e pessoal. Personalize-o. Agradeça com um presente, uma caneta, um bloco de notas, uma agenda. Isso ajudará o cliente a se lembrar de você e da sua empresa.

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